TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Vertentes: Processos, formas e evolução

Por:   •  11/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CÂMPUS CAMPO MOURÃO

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE AMBIENTAL

CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL

DISCIPLINA: GEOMORFOLOGIA

Atividade Prática 2

Vertentes: processos, formas e evolução

Nome: Thiago de Almeida RA: 2252155

1) Explique as relações entre os fatores que influenciam nos processos das vertentes conforme indicado na figura 1.

Figura 1: O sistema Vertente. Fonte: Clark & Small (1982) apud Casseti (2005).

Os processos em uma vertente podem ser exógenos e endógenos. Os exógenos são caracterizados pelo clima, a temperatura e a precipitação se destacam como agentes da intemperização, em função do comportamento da interface, a vegetação proporciona maior escoamento ou infiltração, influenciando também no comportamento da vertente. Os fatores endógenos são caracterizados pela estrutura geológica, eles reagem em função da composição química, do grau de permeabilidade e de intemperização, produzindo regolito.

2) Analise as figuras 1 e 2 (abaixo) e responda como ocorre o Balanço de Denudação em cada figura e classifique-as em relação ao balanço positivo (resistasia) e balanço negativo (biostasia):

A figura 1 apresenta balanço de denudação negativo, onde a vertente é revestida de cobertura vegetal, onde a infiltração promove alteração dos silicatos de alumina, originando a caulinita, que junto ao quartzo existente na maioria das rochas, integra a estrutura física dos solos. Os hidróxidos de ferro e alumina ficam retidos e são incorporados ao solo, enquanto os elementos alcalinos ou alcalino-terrosos e o silício são transportados pela água escoada, originando os depósitos de rochas organógenas. Na biostasia existe um equilíbrio climáxico entre potencial ecológico e exploração biológica.

A figura 2 possui balanço de denudação positivo, nela há retirada dos elementos minerais e hidróxidos de ferro e alumina, o que determina a turbidez das águas de superfície. Essa fase passa a ser individualizada a partir do momento em que a cobertura vegetal desaparece. Assim, na resistasia, a morfogênese domina a dinâmica da paisagem, causando desequilíbrio climáxico. Um balanço morfogenético positivo tem como resultado a retirada do material intemperizado, reduzindo gradativamente a camada pedogenizada, levando ao assoreamento de vales e a substituição dos depósitos organógenos por depósitos argilo-lateríticos.

3) Entre no site da CPRM (Serviço Geológico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com