TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades de administração da produção

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.584 Palavras (7 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 7

GESTÃO DA MANUTENÇÃO

Atividade 01:

01 - Um Ventilador está apresentando um alto nível de Vibração. Liste quais são as possíveis causas para esta vibração e como Solucionar este Serviço de Manutenção.

*Possíveis Causas:

Folga nas pás, folga no eixo do motor, folga no eixo de rotação do suporte, folga na fixação à parede...

*Possíveis Soluções:

Verificar a fixação à parede, verificar suporte, verificar as pás e abrir o ventilador para verificar seu motor.

02 - Um Veiculo em movimento está apresentando um alto nível de Vibração no volante de Direção. Liste quais são as possíveis causas para esta vibração e como Solucionar este Serviço de Manutenção.

*Possíveis Causas:

Desalinhamento das rodas, falta de balanceamento, folga na caixa de direção...

*Possível Solução:

Enviar o carro para revisão.

03 - Uma Prensa que Atua com Alta Capacidade em Tonelagem, encontra-se confinada em um Determinado local fechado por paredes. Devido ao seu regime de serviço as paredes do local estão ficando totalmente comprometidas, devido a este alto nível de Vibração. Qual solução você daria à Diretoria da Empresa para eliminar a continuidade destas vibrações, uma vez que Você é o Engenheiro Responsável Pelo Departamento de Manutenção desta Empresa?

Podemos colocar amortecedores em sua fundação, cavar um fosso ao redor dela em uma área de aproximadamente 3m² por 7m de profundidade enche-lo de pneus, depois refazer o piso.

Atividade 02:

01 - Defina Manutenção.

Manutenção é o conjunto de técnicas destinadas a conservação de instalações e equipamentos, com o máximo de rentabilidade e dentro dos requisitos de segurança.

02 - Explique os Motivos de Rejeição para Instalação do Dpto de Manutenção nas Empresas Antes e como esta situação está hoje.

No passado o Departamento de Manutenção instalados dentro das Empresas, era tido como um departamento Improdutivo e que apenas Demandava Gastos mesmo mantendo todos os Equipamentos em Totais Condições de Trabalho. Hoje os Departamentos Produtivos o vem por outra Ótica para Manter a Produção que é o Coração da Empresa, em Ritmo de Trabalho.

03 - Defina Manutenção Corretiva e exemplifique.

A manutenção corretiva é a forma mais óbvia e mais primária de manutenção; pode sintetizar-se pelo ciclo "quebra repara", ou seja, o reparo dos equipamentos após a avaria. Constitui a forma mais cara de manutenção quando encarada do ponto de vista total do sistema.

Ex: Vejam outra situação em que um infeliz compra um carro com mais de 20 anos. As peças dos automóveis tem tempo de vida limitado, tal como os rolamentos das rodas, os tambores dos freios, as correias dentadas, os amortecedores, etc.

04 - Os Custos da Manutenção Corretiva permanecem sempre iguais ou variam com o passar do tempo.

Não. Este tipo de manutenção mostra um custo desprezível no seu início. Com a continuidade das operações, os equipamentos vão se deteriorando, ocorrendo avarias que se tornam frequentes e de custo elevado.

05 - As Empresas contratam qualquer tipo de Mão de Obra para trabalhar como Mecânico de Manutenção?

Não. Pessoal previamente treinado para atuar com rapidez e proficiência em todos os casos de defeitos previsíveis e com quadro e horários bem estabelecidos.

06 - Defina Manutenção Preventiva e exemplifique.

Consiste em um trabalho de prevenção de defeitos que possam originar a parada ou um baixo rendimento dos equipamentos em operação. Exige a retirada de funcionamento de um equipamento que até então não manifesta nenhum sinal de falha, para atender critérios baseados em tempo de serviço.

07 - A Manutenção Preventiva exige Inspeções Periódicas nos Equipamentos?  Sim. A manutenção preventiva envolve inspeções periódicas dos equipamentos, para evitar avarias graves, ou ainda reparar os equipamentos, enquanto seus defeitos estiverem num estágio inicial.

08 - Cite pelo menos duas Vantagens na Instalação da Manutenção Preventiva em uma Empresa.

- Diminuição do número total de intervenções corretivas, aligeirando o custo da corretiva;

- Grande diminuição do número de intervenções corretivas ocorrendo em momentos inoportunos como por ex: em períodos noturnos, em fins de semana, durante períodos críticos de produção e distribuição, etc;

- Aumento considerável da taxa de utilização anual dos sistemas de produção e de distribuição.

- Existência de um escritório de planejamento da manutenção (Gabinete de Métodos) composto pelas pessoas mais altamente capacitadas da manutenção e tendo funções de preparação de trabalho e de racionalização e otimização de todas as ações. Daqui advém uma manutenção de maior produtividade e mais eficaz.

Atividade 03

01 - Qual a finalidade da Elaboração de um Programa de Inspeção?

Ter em mãos as possíveis/precisas datas para Executar uma Inspeção em todos os

Equipamentos, sem atrapalhar a Linha de Produção, afim de Antecipar uma possível Quebra do Equipamento.

02 - Quais as Principais Informações contidas no Manual do Fabricante?

Dados técnicos das Máquinas ou Equipamentos.

03 - Qual a finalidade do preenchimento de uma Ficha Técnica?

Ter em Mãos nos momentos das Manutenções, todas as Informações Técnicas Necessárias sobre cada Equipamento, afim de evitar uma possível Necessidade da Manutenção Corretiva por Quebra em um determinado Equipamento.

04 - Qual é a nossa Referência para Estabelecermos a Frequência das Inspeções?

Grau ou profundidade da intervenção; Origem do Equipamento; Idade dos equipamentos e Condições de Trabalho.

05 - Qual é o Maior Fator de Peso para definirmos os Itens à serem Inspecionados e em que irá, com Certeza, nos Auxiliar?

Pela experiência adquirida com o Tempo de Trabalho dos Profissionais na Área de Manutenção.

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

Atividade 01:

01 – Defina Administração da Produção.

Administração de operações é a função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas para produção de serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (134.9 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com