TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Banco De Dados

Exames: Atps Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  2.348 Palavras (10 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 10

ANHANGUERA EDUCACIONAL

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVIONADAS

SISTEMAS DE BANCO DE DADOS

(Etapas 1, 2 e 3 )

Brasília-DF, Abril de 2013.

- ETAPA 1 -

Passo 1 - Relatório

Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados. Seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. Com o tempo os SGBD’s passaram a ser utilizados de diferentes formas de representação ou modelo de dados como: hierárquico, em redes, relacional e orientado a objetos.

Alguns tipos de programas SGBD:

POSTGRESQL: é um dos resultados de uma ampla evolução que se iniciou com o projeto Ingres, desenvolvido na Universidade de Berkeley, Califórnia em 1982, no qual seu maior problema era a incapacidade de combinações de dados simples que formam uma única unidade. Após várias atualizações hoje o software tem adquirido prestígio na comunidade Linux, tendo recebido diversas vezes o prêmio Linux Journal Editor's Choice de melhor sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD).

MySQL: foi criado na Suécia por dois suecos e um finlandês: David Axmark, Allan Larsson e Michael "Monty" Widenius. Hoje seu desenvolvimento e manutenção empregam aproximadamente 400 profissionais no mundo inteiro, e mais de mil contribuem testando o software, integrando-o a outros produtos, e escrevendo a respeito dele. É atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo.

Entre outros bancos de dados temos: IBM Informix, Firebird, HSQLDB, IBM DB2, mSQL etc.

Passo 2 - Arquivos convencionais X SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados)

* Arquivos convencionais:

Um arquivo é uma coleção de registros do mesmo tipo, ou seja, referentes a um mesmo assunto e com o mesmo formato padrão (layout). Constitui o componente do sistema no qual são armazenados os dados, que combinados através dos programas servem de base para a geração da informação desejada pelo usuário, através de relatórios e consultas on-line.

Arquivo em si não é um banco de dados, mas sim a forma como a informação está organizada é o que dá origem ao banco.

Sistema Gerenciador de arquivos ou gestor de ficheiros é um programa de computador usado para criar e organizar diretórios e arquivos em sistemas operacionais. O gerenciamento de arquivos tem como função: gerenciar espaços livres, criar e deletar arquivos, criar e deletar diretórios, mapear arquivos em disco, fazer a manipulação de arquivos e diretórios.

O sistema possibilita uma redundância não controlada de dados e inconsistência ao permitir que em um sistema um dado seja alterado e esse mesmo dado não seja alterado em outro.

* SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados)

É o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados. Seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados previamente armazenados. Em bancos de dados relacionais a interface é constituída pelas APIs (Application Programming Interface) ou drivers do SGBD, que executam comandos na linguagem SQL(Structured Query Language).

Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados é uma coleção de programas que permitem ao usuário definir, construir e manipular Bases de Dados para as mais diversas finalidades.

Há separação entre programas e dados. No SGBD os acessos são escritos no banco de dados e os programas enviam comandos solicitando o acesso aos dados. Esse conceito é chamado de abstração de dados, que se caracteriza por uma independência entre programas e dados e entre programas e operações de manipulação de dados. São permitidas visões diferenciadas sobre a mesma base de dados para aplicações diferentes. É permitido acesso simultâneo de vários usuários ao mesmo dado. Essa simultaneidade é tratada através do gerenciamento da concorrência.

Passo 3 – Conceitos

Modelo de dados: Conjunto de conceitos que podem ser usados para descrever a estrutura de um banco de dados. Subconjunto do modelo de implementação lógica e física dos dados persistentes no sistema e abrange qualquer comportamento definido no banco de dados, como procedimentos armazenados, triggers, restrições. Envolvendo uma serie de aplicações teóricas e praticas, visando construir um modelo de dados consistentes, não redundante e perfeitamente aplicável em qual SGBD moderno.

Modelo conceitual - Representa as regras de negócio sem limitações tecnológicas ou de implementação por isto é a etapa mais adequada para o envolvimento do usuário que não precisa ter conhecimentos técnicos. Neste modelo temos :

* Visão Geral do negócio

* Facilitação do entendimento entre usuários e desenvolvedores

* Possui somente as entidades e atributos principais

* Pode conter relacionamentos n para m.

Modelo Lógico - Leva em conta limites impostos por algum tipo de tecnologia de banco de dados. (banco de dados hierárquico , banco de dados relacional ,etc.). Suas características são:

• Deriva do modelo conceitual e via a representação do negócio

• Possui entidades associativas em lugar de relacionamentos n:m

• Define as chaves primárias das entidades

• Normalização até a 3a. forma normal

• Adequação ao padrão de nomenclatura

• Entidades e atributos documentados

Modelo Físico - descreve os dados no nível mais baixo (interno); trata dos aspectos de implementação do SGBD e leva em consideração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com