TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade

Casos: Atps Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  3.044 Palavras (13 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

As teorias da administração podem ser divididas em várias correntes ou abordagens. Cada abordagem representa uma maneira específica de encarar a tarefa e as características do Trabalho de administração. Com este trabalho veremos como as teorias evoluíram e quais as suas contribuições para as organizações, diante das pesquisas realizadas e das conclusões que nos levaram a confecção desta atividade. Descobriremos a sua importância na solução de problemas, sua evolução e como continuam a evoluir diante dos cenários organizacionais, passando por todas as etapas propostas neste trabalho.

DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1

A administração como uma habilidade humana e acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias da administração.

INTRODUÇÃO Em todas as disciplinas e áreas do conhecimento, seja ela exata humana ou biológica, é de fundamental importância o estudo investigativo dos primeiros pensadores de determinado assunto, bem como de suas respectivas teorias, princípios e fórmulas. Este trabalho tem como objetivo compreender o surgimento das teorias da administração como um evento social baseado na evolução humana, identificando os problemas que essas teorias pretendiam solucionar, trata-se também da Administração ser uma habilidade humana e aborda os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias. As características marcantes principalmente de Taylor evidenciaram suas contribuições para época, apontando as razões que fizeram surgir às abordagens Humanísticas, Neoclássica e Estruturalista da Administração. Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Existem três aspectos chaves que devem ser apontados nesta definição: dá maior ênfase ao elemento humano na organização, focaliza a atenção nos resultados a serem alcançados, isto é nos objetivos em vez de nas atividades, incluiu o conceito de que a realização dos objetivos pessoais de seus membros deve ser integrada à realização dos objetivos organizacionais é administrar a ação através das pessoas com objetivo bem definido Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar.

ADMINISTRAÇÃO UMA HABILIDADE HUMANA

É a capacidade e o discernimento para trabalhar com e por meio de pessoas incluindo o conhecimento do processo de motivação e a aplicação eficaz da liderança. Assim desenvolvendo o bom relacionamento, comunicação interpessoal, interação. Fazer coisas concretas e práticas. A Habilidade Humana refere-se aos esforços, aptidões, capacidade de criar uma atmosfera de segurança e cooperação entre as pessoas em prol do alcance de bem estar comum. O administrador trabalha com pessoas e em equipe e faz uso delas para conseguir resultados através da liderança, motivando e construindo talentos. Todo o processo que ocorre dentro de uma Empresa depende de pessoas, e essas são os chamados Recursos Humanos qualificados para dar o melhor de si. E por isso chamamos de Administração de ciências sociais, pois as mudanças que ocorrem é por meio da mão humana.

TEORIAS PROPOSTAS PELOS PERCURSORES DA ADMINISTRAÇÃO Frederick Winslow Taylor (Filadélfia, 20 de Março de 1856.

Filadélfia, 21 de Março de 1915) mais conhecido por F. W. Taylor, foi um engenheiro mecânico estadunidense, inicialmente técnico em mecânica e operário, formou-se engenheiro mecânico estudando à noite. É considerado o "Pai da Administração Científica" por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial. Sua orientação cartesiana extrema é ao mesmo tempo sua força e fraqueza. Seu controle inflexível, mecanicista, elevou enormemente o desempenho das indústrias em que atuou, todavia, igualmente gerou demissões, insatisfação e estresse para seus subordinados e sindicalistas. Elaborou os primeiros estudos essenciais. Em relação ao desenvolvimento de pessoal e seus resultados, acreditava que oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade. Em relação ao planejamento a atuação dos processos, achava que todo e qualquer trabalho necessita, preliminarmente, de um estudo para que seja determinada uma metodologia própria visando sempre o seu máximo desenvolvimento. Em relação à produtividade e à participação dos recursos humanos, estabelecida a coparticipação entre o capital e o trabalho, cujo resultado refletirá em menores custos, salários mais elevados e, principalmente, em aumentos de níveis de produtividade(...). Em relação ao autocontrole das atividades desenvolvidas e às normas procedimentais, introduziu o controle com o objetivo de que o trabalho seja executado de acordo com uma sequência e um tempo pré-programados, de modo a não haver desperdício operacional.Inseriu, também, a supervisão funcional, estabelecendo que todas as fases de um trabalho devem ser acompanhadas de modo a verificar se as operações estão sendo desenvolvidas em conformidades com as instruções programadas. Finalmente, apontou que estas instruções programadas devem, sistematicamente, ser transmitidas a todos os empregados. Incluiu um sistema de pagamento por quantidade (ou por peça) produzida. Isso fazia com que os rendimentos dos funcionários aumentassem de acordo com seu esforço. Assim, Taylor conseguiu maximizar significativamente a eficiência da organização.

ETAPA 2

AS TEORIAS POSTERIORES AO PENSAMENTO CLÁSSICO

Conforme dito por Maximiano (2000) as pessoas não eram negligenciadas pelas teorias clássicas, mas eram consideradas recursos do processo produtivo. Segundo Chiavenato (2004) entre as Teorias Clássicas e das Ralações Humanas, surgiram autores que, apesar de defenderem os princípios clássicos, foram pioneiros em revisar, criticar e reformular tais bases administrativas, tais como: Hugo Munsterberg (responsável pela aplicação da psicologia às organizações e testes de seleção de pessoal), Ordway Tead (pioneiro na abordagem da liderança democrática na administração), Mary Parker Follet (introdutora da corrente psicológica na Administração e da lei da situação: o certo e errado são determinados pela situação concreta), Chester Barnard (precursor da teoria da cooperação na organização, visando superar as limitações pessoais). A primeira Escola com enfoque comportamental foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com