TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Administração De Materiais

Exames: Atps De Administração De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  3.662 Palavras (15 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 15

Faculdade Anhanguera de Sorocaba

ATPS – Administração de Materiais

Prof. Edmilson

Ana Gabriela Lucio - RA 1299475919

Camila Lemos Guimarães – 1299475638

Dafne Gabriel de Almeida - RA 5633118901

Raquel Pantarotti - RA 6660410689

3ºe 4º Série Logística Noturno

Introdução

Não há como uma empresa funcionar sem a existência de recursos, sejam eles financeiros, humanos ou materiais. Esta primeira etapa irá focar nos principais pontos na administração de insumos ou aos bens patrimoniais indispensáveis no processo de fabricação.

Com a crescente concorrência existente por uma participação no mercado consumidor as empresas buscam identificar formas de melhorar seus desempenhos, encontrando maneiras diferentes de obterem vantagens competitivas. Uma das formas de obter uma vantagem, se não competitiva, mas pelo menos comparativa é através de uma boa gestão dos recursos materiais e patrimoniais.

Com os custos crescente é importante gerir bem seus estoques e seu patrimônio produtivo de forma a utilizá-los com a máxima eficiência e eficácia.

A Função da administração de estoques é maximizar o efeito lubrificante no feedback de vendas e o ajuste do planejamento da produção. Simultaneamente, a administração de estoques deve minimizar o capital total investido em estoques, pois ele é caro e aumenta continuamente, uma vez que o custo financeiro aumenta. O estoque é um dos agentes que mais influenciam a organização, pois interagem com outros departamentos como compras, produção, financeiro e vendas. Este estudo visou identificar as dificuldades encontradas em empresas de pequeno porte quanto ao controle e gestão de seus estoques, através de métodos e processos tais como JUST/KANBAN, MRP/MRP II, Método do último período e mais, utilizando revisões bibliográficas.

- DESAFIO:

Schaeffler Group

A Empresa

Fundada em 1883, com 55 anos de Brasil, a Schaeffler está sediada na Alemanha e é uma das líderes mundiais em componentes automotivos, industriais e aeroespaciais. A empresa desenvolve soluções para o segmento automotivo e industrial baseadas em inovação, criatividade e constante foco no cliente, além de alto desempenho em todas as áreas em que atua, fornecendo ao crescente mercado da América do Sul a proximidade e a alta confiabilidade que só um grande parceiro pode oferecer.

A Schaeffler desenvolve e fabrica produtos de precisão para tudo que se move - em máquinas, equipamentos e veículos, bem como em aplicações para o setor de aviação e aeroespaço - com suas marcas INA, LuK e FAG.

O grupo globalmente ativo de empresas é um dos líderes mundiais em fabricação de rolamentos e um renomado fornecedor da indústria automotiva. A empresa gerou vendas de aprox. 11,2 bilhões de euros em 2013. Com aproximadamente 80.000 colaboradores em todo o mundo, a Schaeffler é uma das maiores empresas familiares da indústria europeia. Com 170 localidades em 49 países, a Schaeffler tem uma rede mundial de fábricas de manufatura, instalações de pesquisa e desenvolvimento, empresas de venda, escritórios de engenharia e centros de treinamento.

A Schaeffler tem como um de seus princípios a preocupação com a qualidade de seus produtos e serviços. Além disso, defende a preservação do meio ambiente, bem como apoia ações voltadas à comunidade, como o Projeto Formare, cujo objetivo é inserir jovens de baixa renda no mercado de trabalho.

Todo o controle de estoque e materiais, pedidos de compra, controle de quantidade de matéria prima na Schaeffler é feito pelo planejamento central, sistema SAP.

E funciona da seguinte forma:

Quando a matéria prima está com quantidade baixa ou quando o planejamento de produção está maior, o analista de materiais do planejamento central, que tem como função supervisionar a equipe e através da liderança atuar na orientação e na realização de operações de recebimento, expedição e armazenagem de produtos acabados, responsável por definir o tipo de transporte para cada tipo de carga assegurando o correto acondicionamento e integridade dos produtos, planejando e supervisionando os trabalhos de estocagem, visando facilitar a identificação, localização e manuseio, emite uma requisição de compras para o departamento de compras produtivo. O comprador que tem como função pesquisar o mercado fornecedor de produtos e serviços, através de coleta de preços, visando identificar as melhores oportunidades de compras. Negociar com os fornecedores, visando ao fechamento de compras dentro das melhores condições de preço, qualidade prazo de entrega. Pesquisar novos fornecedores de produtos e serviços diversos, visando desenvolver fontes alternativas de suprimentos. Pesquisar produtos alternativos, conforme as possibilidades do processo produtivo, visando melhorar a qualidade do produto e reduzir custos de produção. Atualizar as tabelas de preços de mercadorias com os fornecedores e repassando internamente a informação aos setores envolvidos. Verificar qualidade e idoneidade do fabricante do produto a ser adquirido. Preparar e analisar mapas de concorrências com propostas de fornecedores. Cadastrar novos fornecedores para consultas e cotações, conforme necessário.

O comprador responsável por aquele tipo de matéria prima entra em contato com o fornecedor solicitando a entrega dos materiais, emitindo um pedido de compra e encaminha-o aos fornecedores, fazendo o acompanhamento do processo de entrega e cumprimento final de todas as condições negociadas.

Os valores e outros termos de compras, já são negociados previamente criando um pedido de compras em aberto.

Assim facilitando quando necessário a compra do material novamente, o comprador só diz a quantidade e o fornecedor envia o material a transportadora.

O material chega a empresa e é dada entrada na nota fiscal no recebimento, e é encaminhado para o setor produtivo de estamparia. Quando chega lá, é descarregado por empilhadeiras ou ponte rolante e talhas, após feito o descarregamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com