TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Computadores

Pesquisas Acadêmicas: Atps De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 4

EVOLUÇÃO HISTORICA DOS COMPUTADORES.

Não é segredo que o seu computador atual é fruto de uma evolução que levou décadas para chegar onde está, e ainda está muito longe de chegar ao seu final. Se pensarmos que cerca de dez anos atrás os processadores ainda nem conheciam os núcleos múltiplos, imaginar as máquinas que inauguraram o mundo da informática mundial é uma tarefa ainda mais complicada.

Para vermos melhor, no ano de 1950 como a supervisão de John Mauchly e John Presper Eckert na universidade da Pensilvânia, foi construido o primeiro computador eletrônico digital de proposito geral em todo o mundo. Onde este foi chamado de ENIAC (Computador e Integrador Numérico Eletrônico) esse projeto teve como principal atividade ajudar os E.U.A a elaborar e traçar rotas para os alvos na 2° Guerra Mundial.

Essa maquina como assim devomos chama-la era enorme pesava em torno de 30 toneladas e possuia 18 mil valvulas para seu funcionamento, seu consumo de energia era por cerca de 140 KW por hora. Fora isso era necessário uma área de cerca de 140 metros quadrados para poder armazenar essa “belezura”.

Mas mesmo assim sendo com todo esse tamanho e toda essa energia não podia fazer nem 1/3 das atividades que nós realizamos em nossos computadores todos os dias, o ENIAC era uma maquina decimal onde só realizava calculos especificos e toda vez que fosse necessário realizar algo diferente era necessário reprograma-lo todo novamente.

Como o ENIC gerava muito custo de manutenção e gastos elétricos ele foi aposentado em 1955 sendo desativado totalmente.

Foi quando na década de 60 após a invenção de nossos transistores, a IBM lançou ao mundo a nossa 2° geração de computadores , o famoso IBM 7094.

Onde o mesmo pesava bem menos, cerca de 890 kg e já utilizava a linguagem de programação binária onde até hoje nos utilizamos em nossos computadores. Com isso esse computador foi um sucesso de lançamento chegando a marca de 10 mil unidades vendidas.

Após esse grande sucesso de vendas, a IBM voltou os olhos para a pesquisa e criação de circuitos integrados para o originar o que nós chamamos hoje de Processador. Esse novo componente garantiu aumentos significativos na velocidade e eficiência dos computadores, permitindo que mais tarefas fossem desempenhadas em períodos de tempo mais curtos.

Foi quando então a IBM em 1981 lançou o 1° computador o “PC 5150” tinha 64 Kbytes de memória e velocidade de 4,77 megahertz. O MS-DOS foi o software utilizado pelo PC-5150, o que proporcionou uma aliança entre a IBM e a Microsoft, sim a Microsoft pois foi com base nessa máquina que Bill Gates e Paul Allen criaram o “Basic” e inauguraram a dinastia Microsoft.

Dois anos após o lançamento da IBM o Steven Jobs e Wozniac criaram a empresa Apple onde se dedicaram para a criação de computadores pessoais, assim surgindo o Apple I e II que contava já na época com uma parceria com a Intel microprocessadores.Essa versão de computador já utilizava leitor de planilha contava com interface gráfica onde ficou muito fácil o seu manuseio por leigos, pois tudo era novo e novidade nessa época. A Apple foi a responsável por introduzir o mouse na parte gráfica do computador facilitando e muito o nosso uso hoje em dia.

Nessa mesma época a IBM lançou os computadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com