TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Contabilidade

Trabalho Escolar: Atps De Contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.897 Palavras (8 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 8

1. Introdução

O presente trabalho tem como objetivo mostrar qual o conceito, a finalidade e a importância da Contabilidade para as organizações. Quais sistemas de acumulação de custos existem e suas principais características, além de abranger também o controle, mostrando sua importância, seu objetivo e sua principal ferramenta a ficha de controle de estoque.

Abordaremos também os principais relatórios contábeis, como balanço patrimonial, sua estruturação, seus principais grupos de contas e conceito da DRE. De forma pratica e teórica.

2.1 Definição de Contabilidade

Contabilidade é a ciência que estuda o Patrimônio das Entidades, seus fenômenos e variações. De acordo com a doutrina oficial brasileira (Organizada pelo Conselho federal de Contabilidade), a contabilidade é uma ciência social da mesma forma que a Economia e a Administração (esta por vezes considerada um ramo da sociologia). Mas é comum encontrar autores que reflitam essa condição científica, colocando-a como técnica ou arte.

2.2 Objetivos da Contabilidade

O principal objetivo da Contabilidade é permitir aos principais grupos de usuários, a avaliação econômica e financeira da entidade, bem como suas tendências futuras. Ou seja, a contabilidade gera informações acerca do patrimônio das entidades aos seus diversos usuários para que estes possam tomar decisões. É através da Contabilidade que se evidenciam os aspectos qualitativos e quantitativos do patrimônio.

2.3 Usuários da Contabilidade

Os usuários são as pessoas que se utilizam da contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam nos instrumentos contábeis as suas respostas. Os usuários podem ser divididos em dois grupos:

Usuários Internos: Que são todas as pessoas ou grupos de pessoas relacionados com a empresa e que tem facilidade de acesso às informações contábeis, tais como:

Gerentes: Para tomada de decisões

Funcionários: Com interesse em pleitear melhorias

Diretoria: Para a execução de planejamentos organizacionais.

Usuários Externos: São todas as pessoas sem facilidades de acesso direto as informações, mas que as recebem de publicações das demonstrações pela entidade, tais como:

Bancos: Interessados nas publicações a fim de analisar concessões de financiamento;

Governo: Para fins de fiscalização e tributação;

2.4 Porque a Contabilidade é importante para toda a empresa

O setor financeiro é o mais importante de uma organização, pois é através dele que se mantém a estabilidade e principalmente a sobrevivência de tal.

Através da Contabilidade da empresa que se obtém o controle de sua vida financeira e patrimonial de grande importância para a gestão dos negócios. Ou seja, a partir dos resultados contábeis que a empresa consegue visualizar sua situação atual e futura.

ETAPA 2

3. Sistema de Acumulação de Custos

O sistema de acumulação de custos corresponde ao ambiente básico no qual operam os sistemas e as modalidades de custeio. Ou seja, o objetivo da cumulação de custos é a identificação, a coleta, o processamento, o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos.

É importante que antes que a empresa decida quanto ao seu sistema ou a modalidade de custeio a ser adotada, a mesma escolha antes o seu sistema de acumulação de custos tendo como orientação estritamente, pelo sistema produtivo da empresa.

Existem dois sistemas básicos de produção, são eles:

• Sistema de produção por encomenda: Caracteriza-se pela fabricação descontinua de produtos não padronizados;

• Sistema de produção continua: Caracteriza-se pela fabricação em serie de produtos padronizados.

Da mesma maneira dos dois sistemas produtivos existem também básicos de acumulação de custos:

• Sistema de acumulação por ordem ou encomenda;

• Sistema de acumulação por processo;

3.1 Sistema de Acumulação de Custo por Ordem de Produção

Nesse modelo se sistema cada elemento de custo é acumulado segundo ordens especificas de produção referente a um determinado produto ou lote de produtos. Ou seja, nenhum trabalho poderá ser realizado sem que a ordem de produção seja emitida.

O sistema de ordem de produção é o mais apropriado para o custeio de produtos por encomenda, sendo pouco usado nas indústrias de produção em serie. Vale ressaltar que esse sistema possui algumas desvantagens entre elas podemos citar:

• Custo administrativo elevado – o sistema exige considerável trabalho burocrático para o registro das informações minuciosas requeridas no adequado preenchimento das ordens de produção.

3.2 Sistema de Acumulação de Custo por Processo

O sistema de acumulação por processo é usado invariavelmente, na contabilização dos custos de uma produção em massa. Normalmente, nesse sistema produtivo, todos os produtos são fabricados para estoque; uma unidade de produção é idêntica a outra, os produtos são movimentados no processo de produção continuamente, e todos os procedimentos de fabrica são predominantemente padronizados.

Entre as principais características desse sistema podemos destacar:

• Os custos, diretos ou indiretos, são acumulados nas contas de custos durante um determinado período, sendo reclassificados por departamentos ou processo no fim desse período.

• O custo total de cada processo é dividido pelo total da produção, obtendo-se um custo médio por unidade para o período.

3.3 Sistemas de Custeio

Uma vez decidido o sistema de acumulação de custos que será utilizado pela empresa é a vez de escolher o sistema de custeio a ser adotado.

Essa escolha independe do sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com