TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Gestão Comercial

Artigos Científicos: Atps De Gestão Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  3.724 Palavras (15 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 15

Unidade: São Paulo – SP – Pirituba

TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

TUTOR Wagner Alves de Souza

SÃO PAULO / SP

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

O objetivo desta atividade é escolher uma organização que tenha passado por uma mudança organizacional e/ou quebra de paradigmas, após pesquisa e discussões entre o grupo de estudos, ficou acordado que a empresa é local de trabalho de um dos integrantes.

O integrante é o aluno Sr. João Carlos de Oliveira, funcionário da Empresa Construdecor S/A nome fantasia "DICICO" desde 05/06/2008 exercendo a função de Gerente de Vendas.

Maior varejista em numero de lojas nos pais, a Dicico (Home Center da Construção) teve sua historia iniciada no século passado, em 1918, o imigrante italiano Virgílio Di Cicco inaugurou a primeira loja em São Paulo, em 1999, quando a rede foi adquirida pelo grupo Markinvest - sob o comando do empresário Dimitrios Markakis, cuja trajetória já era marcada pela empreitada bem-sucedida da rede de Hipermercado Cândia.

Vendeu à empresa por R$388 mihões há quatro meses para o Grupo chileno Falabella, que controla a marca Sodimac.

ETAPA 1 – Passo 1 –Uma organização que tenha passado por algum processo recente de mudança organizacional

A razão social Construdecor S/A, e o nome fantasia "DICICO" com sede matriz localizada na Rua Dos Patriotas, 1512 Ipiranga São Paulo - SP e mais 67 lojas entre Capital; Grande São Paulo; Interior e Baixada Santista.

Maior varejista em numero de lojas nos pais, a Dicico (Home Center da Construção) teve sua historia iniciada no século passado. Em 1918, o imigrante italiano Virgílio Di Cicco inaugurou sua primeira loja em São Paulo. Ainda sob seu comando, houve a abertura de mais uma unidade. Mas a guinada aconteceu em 1999, quando a rede foi adquirida pelo grupo Markinvest - sob o comando do empresário Dimitrios Markakis, cuja trajetória já era marcada pela empreitada bem-sucedida da rede de Hipermercado Cândia.

A partir daí, Di Cicco tornou-se Dicico e deu inicio à forte expansão, assinalada por inovações no setor. Hoje são 67 unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo, sendo um outlet e três franquias. A companhia conta com mais de 3 mil funcionários diretos e 1,6 mil indiretos. Com forte investimento em logística, tem um Centro de Distribuição unificado de aproximadamente 200 mil metros quadrados, localizado em Guarulhos, que abastece todas as lojas da rede.

Vendeu à empresa por R$388 mihões há quatro meses para o Grupo chileno Falabella, que controla a marca Sodimac, ao anunciar a venda o Presidente Dimitrios Markakis começou falando sobre o DNA da Dicico, uma empresa que está sempre se renovando. Contou sobre inicio da nossa historia em 1918, a aquisição da empresa pelo grupo Construdecor em 1999.

Dimitrios investiu fortemente em TI instalando um dos melhores softwares do mercado, o SAP. Reformou e modernizou as lojas adaptando ao novo layout da empresa. E em logística com a expansão e modernização do nosso Centro de Distribuição, em Guarulhos e criando o compromisso registrado em cartório da “entrega pontual”. Passou também a criar parcerias com fornecedores. Cercou-se de colaboradores com “paixão de servir” no sangue. Além de passar a ser auditada pela Ernest & Young - empresa líder na prestação de serviços profissionais - mostrando a sua transparência nos negócios.

Uma empresa com clara visão de ser a melhor empresa de materiais para construção e acabamento do Brasil.

Enrique Gundermann, Presidente da Sodimac, destacou que, assim como a Dicico, a Sodimac é uma empresa que sempre buscou uma rápida expansão, principalmente fora do Chile. E que via no Brasil uma oportunidade imperdível de fazer negócios. Já que os países da América Latina são hoje o centro das atenções da economia mundial.

Uma empresa com 60 anos de conquista que tem como estratégia investir nas pessoas e inovar para ser a empresa mais querida e admirada pelos clientes, colaboradores e fornecedores, os valores da Sodimac é realmente muito parecido com os da Dicico. Eles investem fundo nos Colaboradores desenvolvendo seus talentos. “Nossa gente é única. Eles passam emoções e emoções não se apagam." Enrique Gubdermann.

A Sodimac também investe pesado no mix de produtos. Outro ponto importante da estratégia da Sodimac é a sua preocupação com o meio ambiente. A empresa foi a primeira varejista da América Latina a ter lojas sustentáveis certificadas pela Green Building Council, agência responsável pelos certificados ambientais dos edifícios públicos dos EUA.

Sua visão “Ser a melhor empresa de materiais de construção e acabamento do Brasil para nossos Clientes, Colaboradores, Sociedade e Acionista”.

A missão é “Vender a solução de morar bem promovendo a realização de sonhos de forma sustentável”.

Os valores “Paixão por servir; Dinamismo; Determinação; Respeito; Transparência e Melhoria contínua’”.

O entrevistado da rede Dicico foi o Sr. Alex Waldomiro, gerente de expansão da rede, em sua opinião o papel do gestor é administrar uma empresa, sendo justo e atuando com um estilo corporativo e solidário (princípio da Isonomia). O gestor deve ser um bom ouvinte, pesquisador, para que possa reconhecer e admitir seus erros e aceitar outras opiniões e juntamente com sua equipe, trabalhar para atingir os objetivos, afinal o gestor nunca acerta ou erra sozinho, ele guia o “barco”. É o mesmo trabalho de um treinador de futebol, ao cair de divisão, cai todo o elenco e quando é campeão, todos ganham. A cada processo o gestor aprende a recomeçar e seguir em frente como seu papel. Deve ter liderança, responsabilidade, autoridade e acima de tudo competência, saber tomar decisões necessárias sobre planejamento e o trabalho em equipe.

O gestor organizacional precisa ter conhecimento amplo de seu planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com