TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estatistica Aplicada

Exames: Atps Estatistica Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

Letícia Cristina de Souza - RA: 6581333539

Marcela Karina Araujo Calixto - RA: 6787394231

ATPS – Estatística Aplicada

(Profª Ivonete Melo de Carvalho)

Tutor Presencial: Alexander Scudeler Cigagna

CAMPINAS - SP

13/05/2014

Etapa 1 – Introdução

Para a conclusão desta ATPS estaremos desenvolvendo uma pesquisa para a “Semana de Gestão Financeira”. Onde iremos conhecer qual área de interesse dos alunos desse curso a fim de buscar cursos e palestras para ajudar no crescimento profissional desses alunos. Usaremos a estatística aplicada com seus conceitos, ferramentas, possibilidades e aplicações para levantar dados do perfil dos alunos e suas preferências. Com intuito de oferecer ao coordenador do curso o respaldo necessário pra tomadas de decisões corretas, para que ele organize a “Semana de gestão Financeira” com assuntos de total interesse dos alunos.

Passos 1, 2, 3 e 4

A estatística aplicada é o ramo da matemática que trata da coleta, organização, resumo, apresentação e análise dos dados, assim como obtenção de conclusões que auxiliam nos processo de tomadas de decisões. A coleta, organização, descrição dos dados, o cálculo a interpretação de coeficientes pertencem a estatística descritiva, enquanto que a análise e a interpretação dos dados, associado a uma margem de incerteza, fica a cargo de estatística indutiva ou inferencial, também chamada como a medida da incerteza. Assim, a análise e a interpretação dos dados tornam possível o diagnostico de uma de empresa, por exemplo: com o conhecimento de seus problemas (condições de funcionamento, produtividade, etc.) a formulação de soluções apropriadas e um planejamento objetivo de ação.

O controle estatístico de processo (CEP) é uma ferramenta com base estatística de auxilio do controle de qualidade, nas etapas do processo, particularmente no caso de processo de produção repetitiva.

Para ser um bom gestor nas áreas empresariais, a estatística nos dias de hoje é tão importante quanto à habilidade de comando. A estatística pode ser usada para identificar situações problemáticas através de dados armazenados nos computadores de sua empresa para entender melhor o que acontece com seus negócios e melhorar a qualidade de suas decisões. Entender o comportamento de vendas de produtos e serviços, identificar causas de defeitos, ou motivadoras da baixa da qualidade, entender o comportamento dos clientes frente a empresa e seus produtos.

Na área financeira a estatística pode operar no departamento de seguros, também, na analise, na avaliação e na seleção de investimentos, no estudo e no desenvolvimento de modelos financeiros no desenvolvimento de informações gerenciais, na definição, na analise e no acompanhamento de carteiras de investimentos, na analise de fluxo de caixa, na avaliação e na projeção de indicadores financeiros, na analise das demonstrações contábeis, no desenvolvimento e no acompanhamento dos produtos e serviços financeiros, etc.

Etapa 2

Passos 1, 2, 3 e 4

A matéria prima para os estudos estatísticos são os dados de observação, tratando-se dos valores que são adicionados às características. Os dados de observação são oriundos de várias fontes, podendo ser coletados de duas formas:

-Enumeração: referentes a uma variável discreta;

-Mensuração: referentes a uma variável contínua.

A coleta de dados pode ser dividida em contínuas, periódicas ou ocasionais.

- Coleta de dados contínua: quando os eventos que acontecem durante determinado estudo, são registrados à medida que ocorrem;

- Coleta de dados periódica: acontecem de ciclo em ciclo, como exemplo o censo do Brasil;

- Coleta de dados ocasional: são aqueles realizados sem a preocupação de continuidade ou periodicidade.

Nos estudos que são realizadas coletas de dados contínuas ou periódicas o interesse é a enumeração total. A estatística participa apenas no seu aspecto descritivo de apresentação de dados.

Algumas definições:

-População: é qualquer conjunto de elementos, tendo pelo menos uma variável em comum. Pesquisas utilizando todos os elementos da população denominam-se censo.

-Amostra: é qualquer subconjunto da população. Pesquisas utilizando amostras da população denominam-se pesquisa por amostragem.

-Parâmetros: são certas características populacionais específicas que se deseja descrever.

-Inferência estatística: refere-se ao uso apropriado dos dados da amostra, para ter conhecimento sobre os parâmetros da população.

-Estimativas dos parâmetros ou estatísticas: são os valores calculados a partir dos dados da amostra, com o objetivo de avaliar parâmetros desconhecidos.

-Unidade de amostragem: é a unidade a ser selecionada para se chegar aos elementos da população. Pode ser os próprios elementos da população, ou, outras unidades fáceis de serem selecionadas e que, de alguma forma, estejam associadas aos elementos da população.

-Variáveis: são as características medidas. As variáveis apresentam variabilidade dentro da população. Podem ser qualitativas ou quantitativas.

-Variáveis qualitativas: quando seus valores forem expressos por atributos (não numéricos). Podem ser: nominal quando tem nome e ordinal quando tem ordem.

-Variáveis quantitativas: quando seus valores podem ser descritos numericamente. Podem ser: discreta quando seus valores resultam de contagem ou contínua quando seus valores resultam de medições e podem assumir qualquer valor em um intervalo da reta.

Para desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com