TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Estatistica

Trabalho Escolar: ATPS Estatistica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2013  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 6

Participantes

DESAFIO DE APRENDIZAGEM – CAMPINAS Unidade 1

Curso: Administração Período Letivo: 2011/2

Semestre: 3º Turno: Sexta e Sábado

Disciplina: Estatística

Aluno (a): Valkiria Avelino R.A: 232.036.7636

Aluno (a): Jean Cristian da Cruz Bento R.A: 261.048.3232

Aluno (a): George Madeira Barboni R.A: 230.733.8740

Aluno (a): Guilherme Leandro de Cillo R.A: 232.933.4101

FACULDADE ANHANGUERA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Profª Presencial: Luciano

Profª EAD Ivonete Melo de Carvalho

Os métodos estatísticos são ferramentas primordiais para o administrador de qualquer organização, pois possibilitam obter informações confiáveis, sem as quais a tomada de decisões seria mais difícil ou mesmo impossível. Estatísticas vem colaborando com os estudos organizacionais,gerenciamento e controle de qualidade, solução para os problemas de qualidade revolucionando o sistema de produção.

A direção de uma empresa, de qualquer tipo, incluindo as estatais e governamentais, exige de seu administrador a importante tarefa de tomar decisões, e o conhecimento e o uso da Estatística facilitarão seu tríplice trabalho de organizar, dirigir e controlar a empresa.

Por meio de sondagem, de coleta de dados e de recenseamento de opiniões, podemos conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa, e estabelecer suas metas, seus objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.

A Estatística ajudará no trabalho, como também na seleção e organização da estratégia a ser adotada no empreendimento, ainda, na escolha das técnicas de verificação e avaliação da quantidade e da qualidade do produto e mesmo dos possíveis lucros e/ou perdas.

Tudo isso que se pensou, que se planejou, precisa ficar registrado, documentado para evitar esquecimentos, a fim de garantir o bom uso do tempo, da energia e do material e, ainda, para um controle eficiente do trabalho.

O planejamento é o plano, que pode ser resumido com o auxilio da Estatística, em tabelas, gráficos e relatórios que facilitarão a compreensão visual dos cálculos matemáticos estatísticos que lhes deram origem.

.

APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

• Na indústria, técnicas estatísticas extremamente simples são utilizadas para que a qualidade dos produtos possa ser mantida dentro de um determinado nível. É experiência comum no mundo inteiro que nas indústrias onde os métodos estatísticos são explorados a produção aumentou em cerca de dez a cem por cento sem nenhum investimento adicional nem expansão industrial. Neste sentido, o conhecimento estatístico é considerado um recurso nacional.

• No mercado financeiro, os métodos estatísticos são empregados para previsões de taxas de juros e preços de diferentes bens e para desenvolvimento de estratégias de investimentos que maximizem os lucros.

• No comércio, a Estatística pode ser usada para previsão de demandas, planejamento da produção e implantação de técnicas administrativas eficientes que garantam o melhor lucro.

• Em alguns estudos arqueológicos, técnicas estatísticas de comparação entre diferentes objetos encontrados têm representado um eficiente método de se determinar a que cultura pertenciam antigos artefatos e de colocar tais artefatos em ordem cronológica.

• Em Administração, a análise estatística funciona como uma importante ferramenta para se diagnosticar problemas de gerenciamento em diferentes setores de uma empresa e para propor políticas de investimento mais eficientes dentro da própria empresa.

• Companhias de seguros: elaborando estatísticas ligadas ao ramo securitário, fornecendo assim bases para a criação de planos, de padronizações estatísticas e de modalidades de seguros.

• Agências de marketing ou publicidade: realizando pesquisas e análises de mercado e de opinião pública.

• Empresas governamentais: como por exemplo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) ou a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias), realizando pesquisas sobre a realidade brasileira, e produzindo, em cima dos resultados, análises da população e da qualidade de vida. O maior exemplo do trabalho dos estatísticos é a realização do Censo do IBGE.

• Instituições financeiras: pode trabalhar fornecendo informações à instituições financeiras, para a elaboração de planos de investimentos.

• Institutos de análise de controle de qualidade: realizando pesquisas de produto e de opinião pública, além de analisar a qualidade do mesmo produto de diversas marcas, produzindo selos de garantia e obrigando as marcas que tenham produtos inadequados a se regularizarem.

• ONGs (Organizações Não-Governamentais): produzindo estatísticas que ajudem os projetos sociais a atingirem o problema de maneira mais efetiva e eficaz.

• Na área de RH, o estatístico realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos e habilidades dos empregados e as atividades desenvolvidas por eles; estuda os salários , as necessidades de treinamento, assim como a avaliação dos treinamentos realizados; propõe planos de avaliação de desempenho do quadro funcional; elabora planos de previdência complementar e de fundos de pensão; avalia planos de saúde, etc.

http://www.administradores.com.br/informe-se/producao-academica/a-estatistica-no-mundo-moderno/518/

HTTP://www.brasilescola.com/matematica/estatistica-2.htm

ETAPA (2)

PESQUISA EM CAMPO

Estabelecimento: ATACADÃO

Endereço: Rod.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com