TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Logistica Internacional

Exames: Atps Logistica Internacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  2.251 Palavras (10 Páginas)  •  1.244 Visualizações

Página 1 de 10

Etapa 1

Infelizmente não foi possível irmos a “campo” para a realização das atividades solicitadas na Etapa 1, passos 2 e 3. Devido a recusa das empresas contatadas, elas nos informaram que por estratégia de mercado seria impossível da parte delas abrirem essas informações sigilosas para o nosso grupo, o que poderia causar enormes prejuízos de ordem tecnológicas.

Diante das dificuldades encontradas pelo nosso caminho, resolvemos criar uma empresa fictícia de importação/exportação para que na medida do possível, e de acordo com os conhecimentos adquiridos ao longo do nosso curso, tentaremos criar um panorama fictício mais próximo da realidade possível.

Pedimos desculpas por não termos conseguido atingir o que foi solicitado.

Criamos a seguinte empresa:

FSIP Importação e Exportação Ltda

Empresa localizada nesta praça, na Avenida Marginal, 198 – Distrito Industrial.

Instalada há 05 (cinco) anos atuando no ramo de montagem de Portas Automáticas para os trens do metro que são construídos por uma empresa localizada na cidade de Indaiatuba (SP).

Essa montagem demanda 60% (sessenta por cento) de material importado, sendo os seguintes itens: chips de controle/acionamento, placas, cabos, fios, conectores, protetores, componentes de borracha/polímeros e vidros temperados. Cada porta demanda em torno de 06 (seis) horas para ser completamente montada/finalizada.

Há uma demanda mundial prevista para os próximos 10 (anos) de 5.000 (cinco) mil vagões de trens, em cada vagão são instaladas 04 (quatro) portas.

Quanto às vantagens e desvantagens, o que temos apurado segue abaixo relatado:

Desvantagens: Estoques de componentes importados são para uma produção de 06 (seis) meses, devido a todos os tramites e limites de valores para importação dos componentes, leva se em media 05 (cinco) meses para fechamento de cada processo.

Vantagens: Parcerias com a empresa produtora de vagões firmada em contrato visando dar tranqüilidade. Escolas que dão suporte técnico na formação de profissionais altamente qualificados para desempenho das rotinas pertinentes.

Etapa 2

Infraestrutura de transportes

Para uma gestão adequada da logística internacional de uma empresa é necessário levar em consideração diversos fatores, um deles que é crucial é a infraestrutura de transportes.

Na infraestrutura de transportes é necessário avaliar os modais utilizados, as condições de locomoção dos mesmos, o tempo que o material será entregue ou recebido, além de fatores adversos que podem atrapalhar toda a operação.

O exemplo do transporte marítimo onde o calado em alguns portos é inferior ao necessário, além do tempo que os navios têm que esperar para poder descarregar sua carga.

Esse é um dos maiores problemas enfrentados pela empresa escolhida para esse trabalho, muitos dos insumos utilizados na fabricação são importados e os navios ficam dias atracados no porto de Santos até descarregar, além do tempo que leva até a carga ser verificada e liberada, mais o tempo que leva para os contêineres ser colocados nos caminhões, e estes, por fim, passam por problemas nas estradas como congestionamentos, quebras por causa das más condições das estradas além de paradas para fiscalização.

Esse é o problema enfrentado na importação, basicamente o tempo e as condições da infraestrutura nacional costuma gerar atrasos, o mesmo ocorre nas exportações, pois as mercadorias fazem o mesmo trajeto para chegar a seu destino final, além de que, alguns produtos, dependendo do país de destino são necessários se realizar cabotagem, ou seja, parar em vários portos até chegar no seu destino final, o que acaba encarecendo a operação.

Alguns produtos são transportados utilizando modal aéreo, mas é produtos que levam tempo para se atingir uma quantia considerável para que seja viável o transporte aéreo, além de poucos aeroportos do país ser adequados para o transporte de carga nas proporções ideais para a nossa empresa.

Como se pode observar a empresa se utiliza de diversos modais para realizar importação e exportação e essas operações devem caminhar adequadamente para o fluxo continuo ideal para a empresa, como pudemos observar a frota de caminhões é própria, em relação ao transporte marítimo, pudemos notar que a empresa possui representantes nos principais países que compram seus produtos, auxiliando, assim, no recebimento dos materiais.

Não podemos nos esquecer de citar também o estoque de materiais da empresa, pois esse é um fator crucial para toda empresa, possui estoque tanto de matéria-prima como de produto acabado, alem de podermos notar que os produtos acabados ficam armazenados no máximo uma semana no galpão do local onde se é produzidos, e daqui sai para outro galpão próximo ao porto onde será embarcado, sendo assim uma solução parcial ao problema do transporte, uma vez que os materiais estão disponíveis para serem embarcados sempre que necessário, embora isso não aconteça com os materiais que a empresa importa.

A empresa possui uma gestão adequada que busca a otimização constante em toda a cadeia, desde a compra até o transporte, o problema maior vem justamente das condições do país e não da empresa propriamente dita.

Infraestrutura de comunicação

A infraestrutura de comunicação é crucial nos tempos atuais, uma vez que possibilita uma melhor comunicação com clientes e fornecedores, seja por correio, telefone, ou por meios eletrônicos, embora sua utilização possa não ser a ideal em alguns casos.

Na empresa estudada pode se observar que houve um grande investimento em TI (tecnologia da informação), pois a empresa percebeu que nos dias atuai é necessário buscar inovação para se manter no mercado.

A empresa utiliza softwares de controle da gestão assim como de comunicação com fornecedores, desta forma garante um controle mais eficiente tanto do estoque como da produção com informações mais rápidas e precisas, assim como um relacionamento mais concreto com clientes e fornecedores.

Possui uma página na internet onde disponibiliza informações sobre os produtos oferecidos e também um espaço onde se possibilita ao cliente entrar em contato com a mesma para fazer reclamações, sugestões e tirar dúvidas recorrentes.

A empresa conta também com um sistema eficaz de telemarketing 24 horas por dia para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com