TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Mecanica

Casos: Atps Mecanica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução 3

1. Engrenagens 3

1.1.Engrenagens Cilíndricas Retas 3

1.2.Engrenagens cilíndricas Helicoidais 3

1.3.Engrenagens cônicas 4

1.4.Parafuso sem fim 4

1.5.Pinhão cremalheira 4

2. Relações existentes das engrenagens 4

2.1Freqüência 4

2.2.Período 5

2.3.Frequencia Angular 5

3. Comparação entre dimensionamento e frequência de duas marcas de carro 5

3.1.Vectra 2.0 2011 5

3.2.Prisma 1.0 MPFI Flexpower 2011 5

4.Fluxograma do sistema transmissivo 6

Conclusão 7

Referencias Bibliográficas 8

Introdução

Este relatório se trata do estudo de engrenagens, desde seus variados tipos, até suas vantagens e desvantagens. Alem de mostrar uma comparação entre a transmissão de dois tipos de veículos, e por fim um fluxograma de como funciona a transmissão de um automóvel desde o momento que a energia sai do motor até as rodas.

1. Engrenagens

Engrenagens são elementos de maquinas metálicos, que possuem a finalidade de transmitir movimentos entre si, tanto em eixos paralelos quanto em eixos deslocados. São caracterizadas através dos dentes, e consequentemente podem ser classificadas através dos dentes de acordo com sua orientação em função do eixo da engrenagem. Além disso, as engrenagens também podem ser classificadas de acordo com seu formato, cilíndricas ou cônicas.

São altamente padronizadas através de suas características, uma das associações que realizam essas padronizações é a AGMA – American Gear Manufacturers Association. Ao longo da Historia as engrenagens foram muito utilizadas pelo ser humano, pode-se citar as engrenagens utilizadas por Leonardo da Vinci como pode ser vistos em alguns de seus projetos.

Obviamente uma engrenagem não trabalha sozinha, em seu uso regular, quando se empregam duas engrenagens se da o nome de “par de engrenagens”. Sempre em um par de engrenagens se encontra duas engrenagens de tamanhos diferentes, na qual a engrenagem maior é denominada coroa e a menor é chamada de pinhão.

Ao analisar maquinas e componentes de maquinas dos mais variados tipos que utilizam a transmissão entre eixos; pode-se observar que serão encontrados vários tipos de engrenagens. Dentre os tipos de engrenagens podemos citar: cilíndricas retas, cilíndricas helicoidais, cônicas, parafuso sem fim e pinhão cremalheira.

1.1.Engrenagens Cilíndricas Retas

Esse tipo de engrenagem é o mais utilizado em vista do baixo custo de produção. São utilizados com seus eixos dispostos paralelamente entre si, e através do seu uso pode se mudar o eixo de rotação do sistema. Devido á seu ruído característico se usa em equipamentos de baixa rotação.

1.2.Engrenagens cilíndricas Helicoidais

Esse tipo de engrenagem trabalha da mesma maneira que a engrenagem cilíndrica reta, ela se diferencia, pois trabalha de maneira mais silenciosa e possui uma maior resistência se comparado ao mesmo tamanho de uma engrenagem reta. Entretanto esse tipo de engrenagem demanda de um maior custo de produção, além de necessitar de mancais de escora no eixo. São empregadas extensivamente na transmissão de veículos.

1.3.Engrenagens cônicas

Geralmente usada para mudar a rotação e direção da força quando se trabalha em baixas velocidades. É de difícil fabricação, pois seus dentes também são dispostos de maneira cônica. Trabalham em estruturas inclinadas á noventa graus para fazer a transmissão de eixos normalmente quando estão na mesma direção e se cruzam. Quando seus dentes são inclinados elas também podem ser classificadas como helicoidais. A vantagem das cônicas helicoidais é que elas trabalham mais silenciosamente em vista das cônicas retas.

1.4.Parafuso sem fim

As engrenagens tipo parafuso sem fim são engrenagens com um ângulo de inclinação dos dentes tão grande que este chega a envolver quase que totalmente á circunferência do eixo. Nesse tipo de engrenagem o eixo não pode ser girado através dos dentes devido ao ângulo de inclinação tão grande que o atrito entre as engrenagens impossibilita o giro. Essa propriedade peculiar permite que em alguns sistemas transmissivos utilizem disso para conseguir uma espécie de freio do conjunto. Entretanto esse tipo de engrenagem tem como desvantagem o fato de que sua eficiência é relativamente baixa ao compará-la aos outros tipos de engrenagens.

1.5.Pinhão cremalheira

O conjunto pinhão cremalheira trata se de uma engrenagem acoplada a uma barra dentada de forma que se pode transformar um movimento giratório em um movimento retilíneo ou vice-versa. Também se pode variar a disposição dos dentes nesse tipo de engrenagem dependendo da finalidade de seu uso

2. Relações existentes das engrenagens

2.1Freqüência

Ao realizar os movimentos circulares as engrenagens passam a adquirir uma propriedade que se chama Freqüência. Essa propriedade denomina o numero de vezes que tal fenômeno, no caso a rotação, acontece em determinado período de tempo. No caso das engrenagens pode-se dizer que se trata do numero de vezes que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com