TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps PPCP

Exames: Atps PPCP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  3.330 Palavras (14 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 14

ETAPA 1

Passo 1

No passado a maneira de administrar as empresas era fraca, repetitiva e pouco criativa como o próprio jeito de pensar, pois a luta com a concorrência era menor e não havia sinal da globalização, mais no presente e também no futuro as técnicas de planejamento estão mudando constantemente, pois se exige que mudem ou ficaram para traz, continuando esse segmento o PCP estuda as melhores formas de conhecimento para melhorias de produção, serviços, recursos, marketing e muitos outros fatores para o desenvolvimento da empresa.

Passo 2

Moreira (1999) fala algo interessante, que a palavra “Produção” e a mais relacionada quando o assunto e indústria que é a fabricação de um produto físico e tangível. Que o objetivo maior do PCP e que a produção seja eficaz e que os frutos desta produção sejam excelente todos sabemos, mais para chegar a esse ponto antes precisamos planejar e executar nossas estratégias e ter um controle sobre tudo ao nosso redor para minimizar o possível de falhas assim têm algumas opções uteis para serem embutidas em suas empresas como:

• Kaizen – Melhoria Continua.

• Supply Chain – Uma cadeia de Suprimentos abrange desde a entrada de pedidos de clientes até a entrega do produto no seu destino final.

• MRP – Utiliza sobremaneira a estrutura do produto, que é a explosão liquida total do produto para evitar, falta ou excesso de estoque, e a utilização do BOM, que e a lista de material que calcula a demanda a partir do programa de montagem das peças de estrutura.

Assim sempre melhorando o nível de eficácia da empresa planejando o controle da produção sempre reduzindo o índice das falhas, reduzindo custos e produzindo com agilidade, excelência e levando a empresa ao lucro.

Passo 3

Para as a sobrevivência das empresas e vital o uso do PCP para o uso de varias táticas, ferramentas, tecnologia e empenho para dirigir uma empresa como um bom gestor com eficiência nas mudanças da atualidade. A concorrência entre empresas ocorre desde as pequenas até as grandes empresas, de estatais há privadas ou mistas, e para determinar as mais qualificadas são obrigadas a seguir o PCP a risca.

Passo 4

A logística a área da gestão responsável por promover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. Entre as atividades da logística estão o transporte, movimentação de materiais, armazenagem, processamento de pedidos e gerenciamentos de informações, mais ela existe desde o homem primitivo, ai então houve uma necessidade para a sociedade se organizar tanto para bens civis quanto para militares, tudo precisa ser planejado, organizado e controlado, e desde então a logística vem se desenvolvendo com os séculos e décadas ate chegar à atualidade onde ela se divide em varias ferramentas usadas no trabalho ou até mesmo no nosso cotidiano.

Uma ferramenta muito importante e o Planejamento e Controle da Produção conhecido como PCP, ele é muito importante para a empresa desde o recebimento até a expedição, pois ele garante eficácia no planejamento e controle da produção assim assegurando a agilidade no processo e qualidade para ter menores custos e minimizar perdas assim chegando inteiro ao consumidor, sem falhas e totalmente qualificado. Podemos associar algumas ferramentas ao PCP que combinam bem e muitas empresas aderiram à mesma ideia como: J.I.T (Just in Time) surge no Japão nos anos 50 sendo seu desenvolvimento creditado a Toyota Motor Company (Baranger, P., Huguel G., Gestão da Produção: Actores, técnicas e políticas, Edições Sílabo, Lda., 1994), M.R.P (Planejamento das Necessidades de Materiais) que chega a sua consolidação aos anos 70 pois as empresas começaram a seu preocupar com a satisfação dos clientes (Gurgel, Floriano do Amaral. Logística Industrial. Editora Atlas) , S.C (Supply Chain) derrubando as barreiras entre fornecedores, fabricantes e clientes chega o tempo do Supply Chain aos anos 90(Gurgel, Floriano do Amaral. Logística Industrial. Editora Atlas), e muitos outros não citados.

Tudo esse conhecimento é colocado em jogo por vários fatores como lucro, espaço no mercado, concorrência entres outros. Agora entra o papel de o gestor colocar todo esse conhecimento em pratica desde a aplicação do PCP na sua empresa ate a conclusão da produção feita com qualidade, agilidade e menos custos, mas também precisa satisfazer desde seus colaboradores, chefes e até chegar a seus clientes, e usar os métodos de marketing para chegar ate seu publico alvo e obter o resultado todo seu planejamento posto em pratica.

ETAPA 2

Passo 1

Livro do Chiavenato

Passo2

Com esse grande numero de concorrência entre empresas o maior desafio é diminuir os custos ser flexível, ter agilidade e lucrar satisfazendo os clientes mais não e tão simples como pensamos, existe vários processos para isso passamos por um sistema de planejamentos, programação e controle da produção (PPCP).

O objetivo do PPCP e planejar e controlar os recursos alocados ao processo produtivo visando atender a demanda dos clientes, como se o planejamento e controle atendesse o fornecimento e demanda dos produtos e serviços.

Existe também o programa de produção, seu objetivo e definir o que se deve produzir e a quantia para chegar ao que foi planejado, o importante e manter-se informado das devidas mudanças de tarefas que não podem ser executadas.

Nesse sistema de PPCP custos, qualidade, velocidade, pontualidade e flexibilidade são excelentes mantendo o nível mínimo desejável de estoque de matérias primas, produtos em processo, produtos acabados e nível adequado de capacidade produtiva e atendimento a demanda são pontos que podem ser positivos ou negativos então precisamos considerar também timing adequado porque pode haver variações ou mudanças no decorrer do cronograma do sistema do PPCP.

ETAPA 3

Passo 1

Para adquirirmos um bom controle de produção precisamos estudar a nossa empresa saber suas necessidades para podermos melhorar ou corrigir, para isso precisamos saber alguns aspectos como quanto produzimos, como produzimos, quanto tempo gastamos para produzir e quanto tempo gastamos para produzir.

E importante destacar que o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com