TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Probabilidade E Estatisticas

Dissertações: Atps Probabilidade E Estatisticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  3.589 Palavras (15 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA – UNIDADE TATUAPÉ

EAD - CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Discentes: Jorge Esequiel dos Santos RA: 6949477284.

Suzan Alexandra Machado Serra RA: 6787405152.

Rafael Ribeiro Costa RA: 6950464525.

Daniela Virgino Rosa RA: 6558267844.

Willian Ribeiro RA: 695248207

Probabilidade e Estatística: Junho/2013

Professora: IVONETE MELO DE CARVALHO

SÃO PAULO/SP

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO: Estatística 03

1 Relatório Parcial 01 03

1.1 População e Amostragem 03

1.2 Tipos de Gráficos 06

1.3 Escolha do Ramo de Atuação da Empresa...........................................................11

2. Relatório Parcial 02 14

2.1 Hi Tec Tecnologia informática Ltda. 14

2.2 Coleta de Dados 15

2. INTRODUÇÃO 16

2.1 Análises avaliativas de qualidade, funcionamento e gasto da Empresa 16

2.09 Custos Operacionais 17

2.11 Folhas de Pagamento 18

2.12 Gráficos 18

2.13 Capacitação 18 Relatório Parcial 03: Medidas de Dispersão e Probabilidade 19

3-1 Medidas 20

3-2 Probabilidade e cálculos 21

4 Relatório Final: 22

Resumo, Criação, Funcionamento, com base no Relatório 3 22

Bibliografia 23

Relatório Parcial 01: Introdução ao Estudo Estatístico.

Introdução à Estatística

Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Trata de parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão.

A estatística nos fornece técnicas para coletar informação de dados, que muitas vezes são incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, é objetivo da Estatística coletar informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situaçõ es que representam.Quando abordamos uma problemática com métodos estatísticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de se recolher a amostra, isto é, devemos planejar a experiência que nos vai permitir recolher os dados, de modo que, posteriormente, se possa extrair o máximo de informação relevante para o problema em estudo, ou seja, para a população de onde os dados provêm.

Quando de posse dos dados, procura-se agrupa-los e reduzi-los, sob forma de amostra, deixando de lado a aleatoriedade presente. Seguidamente o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade da Estatística, na medida em que vão permitir tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.

População e Amostra

Em Estatística, População é o conjunto de todos os elementos ou resultados sob investigação. Chama-se população ao conjunto de todos os valores que descrevem o fenómeno que interessa ao investigador.

Em toda pesquisa estatística procura-se conhecer uma ou mais característica a respeito de um conjunto de coisas ou de pessoas. Assim, poderíamos estar interessados em determinadas característica das provas dos concursos anteriores para AFTN (exemplo). O conjunto de todas estas provas seria, então, a população ou o universo de nossa pesquisa.

População ou universo estatístico é qualquer conjunto que compreenda todos os elementos que tenham pelo menos uma característica em comum.

POPULAÇÃO TEÓRICA (ou de INFERÊNCIA) — A população para a qual se pretende generalizar as conclusões do inquérito. A totalidade dos elementos que compõem a População.

POPULAÇÃO-ALVO — A População Teórica, menos os grupos ou indivíduos que o investigador decidiu explicitamente excluir, com base em critérios devidamente fundamentados.

POPULAÇÃO-ACESSÍVEL — A parte da População que pode ser efectivamente listada na Grelha de Amostragem. A População que é contactável e da qual se selecciona efectivamente a Amostra. Também designada por POPULAÇÃO GRELHA, POPULAÇÃO INQUIRIDA ou POPULAÇÃO DO ESTUDO.

Em Estatística, Amostra é o conjunto de elementos extraídos de um conjunto maior, chamado População. É um conjunto constituído de indivíduos (famílias ou outras organizações), acontecimentos ou outros objetos de estudo que o investigador pretende descrever ou para os quais pretende generalizar as suas conclusões ou resultados.

Principais razões para se trabalhar com uma amostra: - A população é infinita, ou considerada como tal, não podendo portanto ser analisada na íntegra. - Custo excessivo do processo de recolha e tratamento dos dados, como resultado da grande dimensão da população ou da complexidade do processo de caracterização de todos os elementos da população. - Tempo excessivo do processo de recolha e tratamento dos dados, conduzindo à obtenção de informação desatualizada. - As populações são dinâmicas, de onde resulta que os elementos ou objetos da população estão em constante renovação, de onde resulta a impossibilidade de analisar todos os elementos desta população. - Recolha de informação através de processos destrutivos (que, se aplicada exaustivamente, conduziria à completa destruição da população). - Inacessibilidade a alguns elementos da população, por diversas causas. Se a constituição da amostra obedecer a determinadas condições, a análise das características da amostra pode servir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com