TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Probabilidade Estatistica

Artigo: ATPS Probabilidade Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  3.106 Palavras (13 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução a Estatistica .

A estatistica é uma ciencia exata com objetivo de obter conclusões sobre populações com base nos resultados de dados obtidos de amostras extraidas e analisadas dessas populações.

A estatistica esta dividia em dois ramos que são:

• Estatisitica Descritiva

o Organização ;

o Descrição;

• Estatistica Indutiva ou Estatistica inferencial:

o Analise

o Interpretações

As fases dos metodos estatisticos são:

• 1º Fase Identificação do problema: formular corretamento o problema. Saber o que se pretende pesquisar.

• 2º Fase Planejamento: Qual levantamento sera neceesario ser utilizado para resolver o problema. Os levantamentos podem ser por censo que é o metodo completo ou ppde ser feito por amostragem que é o metodo parcial.

• 3º Fase Coleta de Dados: É a fase operacional onde são feitos os registros dos dados.

Os dados podem Ser:

o Dados primarios: Quando são divulgados pela pessoa ou organização que efetuou as coletas. Ex: Tabela IBOPE da radios mais ouvidas na cidade de São Paulo. Por esta razão é mas seguro trabalhar com estas fontes.

o Dados secundarios: Quando são publicados por outra pessoa ou organização que se utiliza como fontes os dados coletados por terceiros . Ex: Jornal publica pesquisa IBOPE sobre preferencia dos eleitoresde uma determinada cidade. O uso destas fontes são menos seguros pois podem trazer erros de transcrição.

As coletas podem ser:

o Coleta Direta: Quando coletada diretamente atraves de inquérito ou questionario. Ex: Censo demografico. Ou também podem ser obitido os dados atraves de elementos informativos de registros obrigatorios. Ex: Nacimento , casamento.

o Coleta Continua: Quando efetuada de forma continuadamente . Ex: Registros de casamentos , obitos , nacimento;

o Coleta Periodica: Quando obitida em intervalos constantes. Ex: os censos que são realizados de 10 em 10 anos;

o Coleta Ocasional: Feitas cocasionamelte para atender uma emergencia ou conjuntura. Ex: Registro de Casos de Gripe para auxilio no controle da epidemia;

o Coleta indireta: Feita através de elementos obtidos da coleta direta, por analogia, proporcionalização ou indicios. Ex: Mortalidade infantil obtido atraves da coleta direta.

• 4º Fase Apuração dos Dados ou Sumarização: Consiste em efetuar um resumo dos dados através de sua contagem e agrupamento efetuando assim sua tabulação, condensação e coordenação. Podendo ser esta apuração de forma manual , eletromecanica ou eletronica.

• 5º Fase Apresentação dos dados: É nesta fase do projeto no qual é apresentado os resultados obtidos na coleta e organização. Esta apresentação pode ser feita de duas maneiras que não se excluem mutualmente são elas:

o Apresentação Tabular: Que consite em uma apresentação numerica ordenada em linas e colunas segundo as regras fixadas pelo Conselho Nacional de Estatistica.

o Apresentação Gráfica: Nesta apresentação os dados numericos são apresentados de forma geometrica permitindo a visualização rapida e clara.

• 6º Fase Analise e Interpretação dos Dados: Realizada apos a estatistica descritiva esta ultima fase é a mais importante e também a mais delicada pois esta ligada diretamente ao calculo de medidas e coeficientes, ou seja efetuar conclusões sobre todo o fenomeno a partir da amostra utilizando a estatistica Indutiva ou Inferencial.

Conceitos de população e amostras:

• População: É o conjunto de todos os elementos portadores de pelo menos uma caracteristica em comum. A população pode ser finita quando são limitadas em seu tamanho como por exemplo os alunos de uma sala de aula, ou pode ser infinitas quando consistem em processos que geram itens como exemplo a obtenção de cara ou coroa no lançamento de uma moeda.

• Amostra: é um subconjunto da população. Na maioria das vezes se torna impossivel o tratamento de todos os elementos da população neste caso utilizamos uma amostra que contém uma parcela da população que é analisada com o objetivo de obter as conclusões sobre a população.

Existem dois métodos de amostragem, são eles:

Metodos Probabilisticos: Neste método cada elemento da população possui a mesma probabilidade de ser escolhido para compor a amostra. Somente com amostragem com base probabilistica se pode realizar inferencias ou induções sobre a população a partir do conhecimento da amostra. Este metodo é dividido em 04 categorias explicadas abaixo:

Amostragem casual ou aleatoria simples: é o metodo mais utilizado , normalmente rotula-se o elemento com um numero e faz o sorteio aleatoriamente ate completar a amostra calculada porem quando a população é relativamente pequena pode-se numerar os individuos e efetuar o sorteio porem quando a quantidade de elementos for grande neste caso é necessario a TNA (Tabela de Numeros Aleatórios) Na tabela de números aleatórios os dez algarismos de 0 até 9, podem ser lidos isoladamente ou em grupos, podem ser lidos em qualquer ordem, ou sentido em colunas ou por linhas, e podem ser considerados aleatórios. A opção de leitura, porém, deve ser feita, antes de iniciado o processo.

Para usar uma tabela de números aleatórios devemos seguir alguns passos :

1º Fazer uma lista dos números da população

2º Numerar consecutivamente os itens na lista, a começar do zero,

3º Ler os números na tabela de números aleatórios de modo que o número de

algarismos em cada um seja igual ao número de algarismos do último número da sua listagem.

4º Desprezar quaisquer números que não correspondam a números da lista ou que sejam repetições de números lidos anteriormente. Continue o processo até ter o número desejado de observações.

5º Usar os números assim escolhidos para identificar os itens da lista a serem

incluídos na amostra.

Exemplo de TNA

3690

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com