TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Quimica

Artigo: Atps Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

PROBLEMATIZAÇÃO

O conhecimento da língua materna tem um papel imprescindível no processo de formação de qualquer indivíduo, sabendo dessa fundamental importância cabe aos envolvidos nesse processo desenvolverem métodos eficazes e sólidos para um ensinamento prático da língua materna. A constante criação de novas práticas discursivas e as infinitas existentes historicamente a utilização da linguagem deve está de acordo com a situação e a esfera social apresentada no cotidiano do aluno.

Existem diversos recursos para o aprimoramento do ensino da língua materna, entre esses recursos temos os gêneros textuais; os esses gêneros têm como objetivo levar os alunos a produzirem enunciados orais e escritos de modo que os levem a utilizar efetivamente a língua materna. No mesmo sentido, Dolz e Schneuwly (2004) defendem a idéia do trabalho com a compreensão e produção de gêneros como método de ensino e aprendizagem da língua, baseados no princípio de que “aprender uma língua é aprender a comunicar” (Dolz e Schneuwly, 2004, p.49).

Diante desse panorama teórico, tornar relevante refletir sobre o processo de transformação do ensino da língua materna, apontando dessa forma a seguinte problemática: dada a sua importância, o gênero textual artigo de opinião é utilizado no ensino da língua materna para alunos do ensino médio?

A partir desse questionamento, o presente estudo tem como objetivo responder a problemática citada acima, pois não podemos deixar de utilizar os recursos relevantes desse gênero textual no primoroso trabalho de ensinar. O resultado desse estudo vai possibilitar o conhecimento sobre sentimentos e significados que devem ser compreendidos e estudados por pesquisadores com o intuito de colaborar com a comunidade social e científica.

HIPÓTESE

A repetição de estruturas e a memorização de formas impedem a argumentatividade e não desenvolvem a criatividade e a expressão; deveria ocorrer uma ênfase à interpretação de texto, leitura e escrita em situações diversificadas e próximas do uso concreto na sociedade e isso propiciaria uma maior aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com