TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Quimica

Trabalho Escolar: ATPS Quimica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2013  •  2.515 Palavras (11 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 11

ENGENHARIA ELÉTRICA – NOTURNO – 2º SEMESTRE

ATPS – QUÍMICA I

Parte 2

PROFESSOR: ROBERTO UENO

SUMÁRIO

1. DESCREVA CINCO CARACTERÍSTICAS DOS METAIS 4

2. COMO OCORRE A LIGAÇÃO METALICA? 5

3. O QUE É UMA LIGAÇÃO METALICA? 5

4. CITE O NOME E A COMPOSIÇÃO DE TRÊS LIGAS IMPORTANTES PARA A INDÚSTRIA 5

5. O FERRO 6

6. A PARTIR DE QUAIS MINÉRIOS PODE SER EXTRAÍDO O COBRE? 7

7. APLICAÇÕES PARA O COBRE PRODUZIDO NO BRASIL E NO MUNDO 8

8. QUAL O PROCESSO DE EXTRAÇÃO MAIS SIMPLES: FERRO OU COBRE? 8

9. QUAL O PROCESSO MAIS POLUENTE: PRODUÇÃO DE FERRO OU COBRE? 8

10. QUAIS SÃO OS DOIS PRINCIPAIS METAIS PRODUZIDOS NO BRASIL? 9

11. QUAIS OS MINÉRIOS POSSIBILITAM A OBTENÇÃO DO FERRO E DO ALUMINIO? 9

12. QUAIS SÃO AS APLICAÇÕES DESTES METAIS NA SOCIEDADE? 9

13. COMO OCORRE A CORROSÃO METALICA? 10

14. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS MEIOS CORROSIVOS? 10

15. O QUE É ANODO DE SACRIFICIO? 11

16. QUAIS SÃO OS ANODOS MAIS COMUNS PARA FERRO E AÇO? 11

17. ANALISE A FRASE A SEGUIR E JULGUE SE ELA ESTÁ CORRETA OU INCORRETA. JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA COM UM EXEMPLO BASEANDO-SE NA LEITURA REALIZADA NO PLT E NA PESQUISA REALIZADA ANTERIORMENTE 11

18. QUAL A IMPORTANCIA DE UM ENGENHEIRO CONHECER OS CONCEITOS DE ELETROQUÍMICA? 12

1. DESCREVA CINCO CARACTERÍSTICAS DOS METAIS

Dentre as cinco principais características dos materiais metálicos, podemos citar:

Boa condutividade elétrica: Esta característica possibilita a fabricação de fios para a elaboração de instalações elétricas, sua empregabilidade no setor elétrico e muito vasta, pois é presente em toda residência incluindo em máquinas, geradores e transforamdores elétricos.

Pode ser empregado em empresas de fundição por possuir elevada condutividade térmica. Esta característica tem grande empregabilidade em alguns eletrodomésticos como cafeteiras, ferros de passar roupas, escovas térmicas, resistências blindadas e fornos.

Os metais apresentam brilho e cores típicas e bem definidas o que os torna diferentes das demais substâncias. São sólidos a temperatura ambiente (25°C) e apresentam coloração prateada com execeção do ouro que apresenta uma coloração dourada. Os metais revelam ainda mais seu brilho característico devido aos elétrons livres localizados na superfície dos metais que absorvem e irradiam a luz.

Apesar de serem encontrados na sua grande maioria em estado sólido os metais apresentam bom nível de maleabilidade, isso quer dizer que os metais tem a capacidade de produzir lâminas ou seja chapas muito finas.

Os metais podem apresentam altos níveis de temperatura em seu ponto de fusão e ebulição a exemplo do tungstênio que passa para a forma liquida à temperatura de 3.410°C e entra em ebulição a 4.700°C. Esta característica possibilita sua empregabilidade em vários setores da indústria, por exemplo, na fabricação de resistências elétricas aplicadas em chuveiros e em outros equipamentos industriais que requeiram altas temperaturas.

2. COMO OCORRE A LIGAÇÃO METALICA?

As ligações metálicas são constituida por dois ou mais metais, potendo até ser um semimetal, mas em grande número de vez ocorre com metais. Geralmente são feitas da seguinte forma:

Aquece primeiramente os metais juntos, até sua fusão completa, depois os deixa esfriar até que ambos estejam em estado sólido. As ligações metálicas visam a explicar as principais propriedades dos metais como, por exemplo, o brilho, maleabilidade, boa condução térmica e também elétrica, onde os núcleos dos elétrons das camadas mais próximas permanecem basicamente estáticos, enquanto os elétrons de valência nas camadas mais externas podem movimentar-se entre os núcleos. Essa movimentação explica a condução térmica e elétrica, facilitada pela possibilidade de movimentação de cargas na estrutura do metal. A maleabilidade é explicada pelo fato de não haver ligações rígidas entre os átomos de metais como num sólido cristalino covalente, como o diamante, ou fortes atrações de carga como num sólido iônico, possibilitando à estrutura metálica adaptar-se ao efeito da aplicação de pressão. Há grande variedade nessa mobilidade atômica nos metais, chegando a extremos como o mercúrio, metal líquido à temperatura ambiente, ou o titânio, metal extremamente duro.

3. O QUE É UMA LIGAÇÃO METALICA?

Ligação metálica é a definição da união de dois ou mais metais, podendo estes ser apresentados como semimetais e não metais, mas sempre com predominância dos elementos metálicos.

4. CITE O NOME E A COMPOSIÇÃO DE TRÊS LIGAS IMPORTANTES PARA A INDÚSTRIA

Pode-se citar como as ligações mais importantes para a indústria o aço (ferro com carbono), o Bronze (Cobre com Estanho) e a solda Foscoper (Cobre Fosforo, prata).

5. O FERRO

Como já sabemos o ferro (Fe) e um minério extraido da natureza e é encontrado na sua forma sólida. Este minério e abundande no planeta Terra, pois seu núcleo e formado principalmente por este minério.

O ferro passa por transformação até o estágio de ferro gusa onde o mesmo e processado e geralmente e utlizado na forma de lingotes. O gusa é uma liga de ferro e carbono, contendo de 3,5 a 4,5% de carbono e outros elementos residuais como silício, manganês, fósforo, enxofre e entre outros, Para obtê-lo são depositados em um Alto-forno o minério de ferro, o combustível (coque ou carvão vegetal) e o fundente (geralmente o calcário), onde uma grande quantidade de ar aquecido ativa a queima do combustível, dando origem a reações químicas que acarretarão na redução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com