TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Relaçoes Sindicais

Artigos Científicos: Atps Relaçoes Sindicais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 6

Identificação da Organização;

NOME: Supermercado Ouro Negro S.A.

LOCALIZAÇÃO: Loteamento Mário Tiscoski – Ouro negro, Forquilhinha- SC.

SEGMENTO: Vendas.

PORTE: Médio.

QUANTIDADE FUNCIONÁRIOS: 200 (duzentos).

PRODUTOS COMERCIALIZADOS: Gênero Alimentício, artigos de higiene e limpeza, beleza, temos padaria no local, açougue e hortifruti.

MISSÃO;

Conquistar plena satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, onde prestamos serviços que gere qualidade, conduzindo a Empresa com ética e responsabilidade no desenvolvimento em toda região.

VALORES;

Ética Profissional, Respeito, honestidade.

JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DA EMPRESA;

A justificativa é pela qual contribui para o crescimento da cidade, gerando novos empregos, onde não vivemos sem nos alimentar, isso faz com que a empresa cresça e gere mais produtos de qualidade e a satisfação a todos. E essa foi à idéia em que obtemos que um supermercado seria melhor porque não tem nenhum no bairro. Irá beneficiar pessoas onde irão ter mais tempo se tiver mercado próximo.

DIREITO DO TRABALHO

Direito do Trabalho é o ramo especial do direito que reúne o complexo das normas que regulam a relação entre empregado e empregador.

A história sempre se defrontou com o problema do trabalho, mas nunca como é conhecido nos últimos anos. Foi com a Revolução Industrial, no século XVIII, que nasceram as figuras do empregado e do empregador e o novo conceito de trabalho.

Não existindo à época regras para orientar o relacionamento entre estas novas figuras, de imediato foi prejudicado o operário. Em seguida a falta de regulamentação passou a prejudicar também o empresário, pois como conseqüência das péssimas condições de trabalho era menor a produtividade e menor a lucratividade.

Desde meados do século XIX, o homem luta por conquistas trabalhistas e por qualidade de vida no trabalho, pois este não pode levá-lo à perda da liberdade e dignidade.

Em 1891 a Igreja Católica surpreendeu o mundo todo com a publicação da Encíclica Rerum Novarum, onde abordava temas novos: salário mínimo (capaz de possibilitar uma vida digna para o trabalhador e sua família e para que assim ele pudesse se dedicar mais ao trabalho); Previdência social; jornada de trabalho (na época trabalhava-se até 16 horas por dia), etc. Em 1919, foi criada a Organização Internacional do Trabalho (OIT), instituída pelo Tratado de Versalhes, que dá orientações e recomendações do ordenamento jurídico trabalhista para os países membros. O Brasil é um país membro da OIT, porém não colocam em prática todas as suas recomendações. No Brasil a legislação que regula a relação entre empregado e empregador está inserida na Constituição Federal, CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e em inúmeras leis esparsas. A CLT é de 1943, contudo, seu texto já foi objeto de muitas alterações, sendo que em 1977 foram reescritos os capítulos referentes às Férias e à Segurança e Medicina do Trabalho. Desde a sua edição são dezenas as leis que atualizaram ou modificaram a CLT.

INTRODUÇÃO

A evolução do sindicato no Brasil, esta ligado diretamente com a transformação da Economia. As mudanças das ultimas décadas confere características peculiares quanto à estruturação do mercado de trabalho em praticamente todo o País. Onde

uma redefinição das relações de trabalho, com diversificação crescente dos tipos de contratação, das formas de inserção dos trabalhadores na estrutura produtiva e, ainda, a persistência de importantes segmentos em atividades produtiva tradicionais. Diante disso a relação padrão de assalariamento não pode mais ser considerada a única forma de inserção produtiva e de inclusão social.

As questões que tendem a envolver atenção sindical serão cada vez mais voltadas a inserção dos trabalhadores como agentes sociais, interagindo com outros segmentos e construindo em conjunto, uma proposta de sociedade menos injusta e desigual.

DESENVOLVIMENTO

Qual o nome, localização, porte, segmento e quantidade de funcionários da empresa criada?

Supermercado Ouro Negro, localizado no Loteamento Mario Tiscoski, médio, vendas, 200 funcionários.

Quais são os produtos ou serviços produzidos ou comercializados pela empresa?

São vendidos produtos do ramo alimentício, e trabalhamos com açougue e padaria no local.

Qual o sindicato que representa a categoria dos empregados da empresa?

SECCRI – Sindicato dos Comerciários de Criciúma e Região.

Existe Acordo Coletivo vigente? Esta sendo aplicada pela empresa?

Para que o Acordo Coletivo de Trabalho tenha validade, é necessária uma negociação coletiva entre empresa, empregados e sindicato, com o intuito de aprovar as regras que serão nele contidas de interesse das partes, em uma Assembléia geral de Trabalhadores realizada especialmente para este fim.Caso as partes (Empregador, Empregados e Sindicato) aceitem a proposta do Acordo Coletivo de Trabalho, uma minuta deve ser elaborada e uma cópia deve ser depositada na Delegacia Regional do Trabalho para que seja submetida à devida fiscalização.Ressalte-se que tamanha é a sua importância no âmbito das relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com