TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Sistema Operacional

Artigos Científicos: Atps Sistema Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  3.577 Palavras (15 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 15

Pesquisa Realizada na Empresa Wendell Marcha Lenta LTDA – Processo Produtivo

Os processos de produção dos produtos moveleiros resumem-se nessas etapas:

Orçamento: É realizada a medição para a elaboração do projeto sendo que, quando este é concluido , obtem-se os valores de fabricação, tais como custo de matérias-primas e custo de produção. Desta forma, é repassado ao cliente o valor final do móvel.

Compra de matéria-prima: A compra de matéria-prima suplementar ( pois já existe uma quantidade de matéria-prima armazenada) é realizada assim que o projeto é aprovado pelo cliente.

Divulgação do Projeto: Imediatamente após a compra de matéria-prima, o projeto é divulgado à linha de produção.

Realização do corte: Já ciente do que será produzido, o marceneiro realiza os cortes nas chapas de MDF, obtendo-se as peças que serão utilizadas da fabricação do móvel.

Acabamento: O acabamento é o processo mais rápido da produção, por isso o pesoal de acabamento também auxilia no corte e montagem das peças.

Montagem: A montagem é o processo que deixa o móvel pronto. São feitos dois tipos de montagem,a montagem de módulos ( onde são montados elementos pequenos tais como gaveteiros, armários de cozinha, entre outros), e a montagem preventiva ( montagem de elementos grandes, que não tem como serem entregues totalmente montados, tais como armários de quarto, closet, entre outros).

Entrega: Nessa etapa, o móvel já esta totalmente pronto, é feita uma lista de verificação para que tudo seja carregado no caminhão de entrega. Após isso o produto final é entregue e montado na casa do cliente no mesmo dia.

Fluxograma dos Processos de Produção:

Controles de Estoque de Matéria-Prima

Devido a complexidade que envolve a cadeia produtiva no ramo moveleiro, é necessário ter boas condições para a armazenagem das matérias-primas. A maior demanda é de MDF (madeira ecologicamente correta, ou “madeira do futuro”) já que esse material é ótimo para ser utilizado em ambientes totalmente diversos, tais como numa cozinha ( com parede de alta umidade) ou em um quarto ( onde o ambiente é padrão). A lista de compra de estoque é feita duas vezes na semana e normalmente um dia apenas antes da data de entrega prevista pelo fornecedor.

Para bom gerenciamento do controle de estoque foram desenvolvidos os seguintes tópicos:

Observação: É feita uma observação simples na qual é realizada a analise do material de pesquisa da área para se obter informações sobre quantidade restante do material desejado e condições de armazenamento.

Descrição: É feita uma lista de produtos gerais pendentes ou em fim de estoque. A noção de quanto será necessário do material x ou do material y é dada através dos projetos que serão executados durante os próximos dias.

Controle: Para que o responsável pelo controle de estoque não fique sobrecarregado, a lista de produtos pendentes é encaminhada a todos os outros setores do processo de produção. Assim cada setor vai confirmar ou complementar a lista de pedido, cada um segundo o material que utiliza no seu processo.

Recebimento: Durante o recebimento das mercadorias, o responsável pelo controle de estoque acompanha minuciosamente à entrega dos materiais, dando baixa na lista em referência aos produtos que foram solicitados ao fornecedor.

Programação dos Processos Produtivos

Em uma Indústria de pequeno porte, a Programação dos Processos Produtivos raramente foge do processo padrão de produção (que na marcenaria seria: orçamento; compra de matéria-prima; divulgação do projeto; realização do corte; acabamento; montagem; entrega,já citados anteriormente), em uma marcenaria, por exemplo,normalmente não há alteração na ordem sequencial do processo, mas existem produtos que podem precisar passar pela mesma etapa mais de uma vez, normalmente sendo reencaminhados ao acabamento e montagem para total personalização da peça (ou móvel) de acordo com o que foi especificado no projeto. Além da necessidade de se criar novos processos produtivos para a fabricação de móveis de forma arredondada ( o que é difícil de se encontrar no mercado hoje em dia mas acontece algumas vezes), isso retarda o tempo de mão de obra e aumenta os custos de uma forma geral.

Definições gerais de tempo de produção

Existem considerações do tempo de trabalho a serem vistas para se definir tempo de mão de obra: A indústria em estudo tem por política trabalhar 8 horas diariamente. O horário de almoço é de uma hora e, por residirem próximos à empresa, os operários almoçam em suas próprias casas. Além disso, foi criado um horário de café, há quem diga que isso diminui um pouco a produtividade geral do dia mas na verdade aumenta o bem-estar dos funcionários e com isso o tempo de mão de obra mantém-se o mesmo devido ao aumento de produtividade dos operários após um descanso. Algumas vezes os funcionários recebem prêmios por produção, o que os faz trabalhar mais do que a jornada normal sem, no entanto, se computar isso no cartão normal de horas trabalhadas, já que os benefícios viriam em função da tarefa feita e não das eventuais horas-extras cumpridas.

Em certos dias, embora o trabalhador esteja disponível para o trabalho, ocorre algum problema, alheio à sua vontade, que o impede de exercer sua função durante uma parte da jornada de trabalho como, por exemplo, a quebra do equipamento. Há também dias em que pode se perceber a ausência de algum funcionário devido à uma enfermidade, ou devido a compromisso familiares, momentos importantes em que é necessário o funcionário estar do lado de seu filho, cônjuge, familiares em geral.

Também há a necessidade da pontualidade de entrega do fornecedor, há dias em que a entrega é realizada no momento exato em que se iniciam as atividades diárias da empresa, agilizando muito a produtividade, porém existem variáveis que podem fazer com que a entrega seja retardada como, por exemplo, um dia chuvoso ou o alto fluxo de automóveis na rodovia, de forma a gerar um engarrafamento, entre outros.

Quase todas as máquinas são de funcionamento instantâneo, com exceção de duas delas: dobra - fórmica e coladeira de borda. Para a utilização de ambas, há a necessidade de percepção antecipada da necessidade de utilização já realizada no ato em que se vê o volume de projetos a serem executados durante a semana e a peculiaridade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com