TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de Elétrica

Por:   •  30/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

ATPS Elétrica Aplicada

Passo 1 (Aluno)

Pesquisar, em sites e livros, sobre as diferenças entre corrente alternada e corrente contínua, e quais são os geradores que podem dar esta funcionalidade à corrente elétrica.

  • Corrente continua:

A corrente é só considerada continua, quando seu sentido não é alterado, ou seja, ela é sempre negativa, ou sempre positiva. Considerando o gráfico i x t, podemos classificar a corrente continua de duas formas: Corrente contínua constante, Corrente contínua pulsante.

Podemos representar em um gráfico a corrente continua constante como sendo uma reta, já a corrente pulsante passa por períodos de variações, porém não tendo como regra ter medidas iguais em seus períodos.

  • Corrente alternada:

A corrente alternada, dependendo da forma que é gerada a corrente, ela é invertida periodicamente, ou seja, em momentos ela é positiva, e outro momento ela é negativa,

Fazendo com que os elétrons executem  um movimento de vai-e-vem. Está é a corrente elétrica que nós encontramos em nossas residências.

  • Geradores:

A corrente existe em um diferencial de corpos ligados, porém eles têm uma

pequena duração porque entraram  rapidamente em equilíbrio. Os geradores são maneiras de aumentar o diferencial elétrico entre os pontos que estão ligados.

Estes são alguns modelos de geradores:

  • Geradores luminosos:

São geradores que transformam energia luminosas em energia elétrica, que são placas de silício, como por exemplo as placas fotovoltaicas.

  • Geradores mecânicos:

São geradores que transformam energia mecânica em energia elétrica, na maioria das vezes através de magnetismo. Estes geradores são usados em hidroelétricas, termoelétricas e termonucleares.

  • Geradores químicos:

São construídos de forma capaz de converter energia potencial química em energia elétrica (contínua apenas). Este tipo de gerador é muito encontrado como baterias e pilhas.

  • Geradores térmicos:

São geradores que são capazes de converter energia térmica em energia elétrica diretamente.

Passo 3 (Equipe)

Listar as vantagens e desvantagens em utilizar as transmissões elétricas em corrente

alternada.

  • Vantagem

A principal vantagem é que a corrente continua não passa nos transformadores, enquanto as alternadas passam , e sem esses transformadores seria inviável transmitir a energia gerada nas usinas até as residências usando apenas uma tensão. Outro detalhe que devemos levar em conta é o fator econômico. A usinas que geram energia ficam  muitas vezes afastada vários quilômetros das  residências, sendo assim elas podem ser facilmente transportadas por meios de cabos condutores.

  • Desvantagem

A principal desvantagem da corrente alternada é a frequente inversão do sentido da corrente, gerando então perdas. Isso se dá porque tanto os condutores como quanto a corrente elétrica são formada por elétrons, e desta maneira eles ficam soltos e se chocando com os elétrons dos condutores, gerando energia em forma de calor, e nos piores dos quadros, havendo rompimento dos condutores provocando queda na transmissão.

Bibliografia:

Disponível em:

<http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrodinamica/caecc.php>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com