TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps elementos

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

1 ARTIGO : MRP Sistema de Informação; Gestão de Estoque; MRP (Materials Requeriments Planning); Tomada de Decisão.

Com o passar dos anos as grandes companhias vem adotando um numero maior de estoques tanto de matéria prima quanto de produtos acabados para aumentar o seu tempo de resposta com relação as demandas. Para conseguir organizar  todo esses estoque é comum a utilização de sistemas de informação (MRP)  para conferencias e ter uma visão geral do seu estoque.

Empresas de diversos seguimentos que não tem um sistema de informação acabam tendo sérios problemas no controle de estoque de materiais, sendo que o controle é feito de forma manual. O problema dificulta de certa forma a tomada de decisão das áreas de compras ou vendas, pois não há visibilidade para controlar o que entra e o que sai do estoque, sendo preciso inspeção para não comprar ou produzir material em excesso.

Os sistemas de informação adotados tem por finalidades transformar a informação em uma forma mais fácil para a companhia avaliar o fluxo de  entrada, processamento e saída de materiais. Mas para obter um sistema confiável e garantir a sua funcionalidade é necessário se atentar a alguns pontos.

  • Verificar a quantidade de itens;
  • Determinar uma politica de estoque;
  • Ter um sistema produtivo através de ( Pull System);
  • Dispor de um local para armazenar e guardar os materiais estocados de acordo com a politica de estoque;
  • Manter todos os itens com local e posição no estoque e identificar e retirar do estoque os itens obsoletos e danificados;

Existem diversos aspectos que devem ser definidos, antes de se montar um sistema de controle de estoque. Um deles refere-se aos diferentes tipos de estoque existentes na empresa, outro diz respeito aos diferentes pontos de vista quanto ao nível adequado de estoques que deve ser mantido para atender as necessidades. Um terceiro ponto seria atender o capital necessário envolvido.

O sistema MRP preocupa-se basicamente com o dimensionamento correto dos estoques a redução de custo ou maximização de lucro, provenientes de uma perfeita adequação dos estoques ao tamanho das necessidades, alcançados através da utilização de métodos e sistemas de planejamento e controle, tendo um efeito muito positivo na produção final.

O sistema MRP,  é um sistema que estabelece uma série de procedimentos e regras de decisão, de modo a atender as necessidades produtivas e comerciais. Numa sequência de tempo logicamente determinada para cada item que compõe o produto final. O sistema MRP é capaz de planejar as necessidades de produção numa sequência  e em qualquer situação produtiva.

A implementação de sistemas MRP comprovadamente melhora o relacionamento entre áreas, e o resultado alcançado pelos usuários são satisfatórios, dentro das áreas de almoxarifado fica visível as mudanças pois na sua grande maioria ainda trabalha com identificações manuais.

Para a implementação do sistema precisamos de elementos para interagir com o sistema:

Programa-mestre de produção: baseando-se na carteira de pedidos dos clientes e nas previsões de demanda, o programa-mestre de produção, também chamado MPS (Máster Profuction Schedule), é quem orienta todo o sistema MRP. Os MPS alimentam o MRP com as informações sobre o produto final, ou seja, quais os componentes e quando serão agregados ou transformados no produto final planejado. Seu horizonte de planejamento é normalmente de um ano, dividido em semanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com