TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps física

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Etapa 1

Passo 1-

Pesquisar em site e revistas sobre os elevadores recomendados para utilização em edifícios residenciais (elevadores para o transporte de pessoas e pequenas mudanças).

Para um melhor entendimento sobre elevadores fizemos um breve histórico de como surgiu este meio de transporte. Como se deu seu marco e as tendências de tecnologia para o futuro.

Por incrível que pareça o princípio básico é o mesmo desde 150 anos atrás. A cabine fica ligada a um contrapeso por meio de cabos e polias movidas por um motor que torna possível o sobe e desce.

Desde a criação deste invento o mundo não parou mais de subir e descer, sofisticados monumentos e enormes prédios dispuseram desta tecnologia para transportar pessoas e cargas. Com o passar dos tempos foram feitas adequações e melhorias nos sistemas de elevadores criando dois tipos de modelos: hidráulicos e eletromecânicos.

Para edifícios residenciais os mais usados são os elevadores do tipo eletromecânicos, dentre eles os que mais se destacam hoje no mercado são aqueles que dispensam a construção da casa de máquinas proporcionando maior versatilidade para o projeto pois possibilita ocupar o último pavimento como área de cobertura para condôminos ou otimiza a construção de mais um pavimento se este observar os limites de altura da edificação de acordo com as normas e códigos legais.

Etapa 1

Passo -2

Pesquisar e descrever o funcionamento de um elevador para o transporte de pessoas.

Descrição do Funcionamento

O elevador é uma cabine montada sobre uma plataforma com armação de aço constituída por duas longarinas fixadas em cabeçotes. Esse conjunto chama-se carro.

O contrapeso consiste em uma armação metálica formada por longarinas e cabeçotes onde são fixados os pesos de tal forma que o conjunto tenho peso igual ao do carro. A cabine e o contrapeso deslizam por trilhos de aço tipo T através de corrediças, estas guias são presas a suporte de aço chumbados em viga de concreto. Tanto o carro como o contrapeso são suspensos por cabos que passam por polias de tração instaladas na casa de máquinas ou movidas pelo motor.

Os movimentos são gerados pela máquina de tração, a aceleração e o retardamento ocorrem pela variação da corrente elétrica do motor, a parada se dá pela ação de um freio com travas.

Caso os cabos se rompam as travas de segurança entram em ação. Algumas travas prendem os trilhos de aço que sobem e descem pelo poço do elevador, enquanto outro sistema de segurança crava uma cunha nas fendas dos trilhos. Este dispositivo é acionado no momento em que a velocidade do carro ultrapassa um limite preestabelecido, um limitador aciona mecanicamente o freio de segurança e desliga o motor.

[pic 1]

Modelo de elevador eletromecânico com casa de máquinas e molas de amortecimento no fundo do poço. A casa de máquinas situa-se no ultimo pavimento não sendo possível a construção de outro andar de apartamentos ou cobertura.        

[pic 2]

Modelo de elevador eletromecânico sem casa de máquinas o controle é tão compacto que é instalado ao lado da porta do pavimento superior proporcionado mais espaço para o último piso.

Etapa 1

Passo -3

Pesquisar e estudar as normas técnicas vigentes sobre elevadores de passageiros e pesquisar sobre o cálculo de tráfego de elevadores.

Normas técnicas

  1. – Elevadores Elétricos – Terminologia

Norma NBR 5666 - Define os termos empregados em instalações de elevadores elétricos.

  1. – Elevadores e Elétricos de Passageiros – Requisitos de segurança para a construção e instalação.

Norma NBR NM 207- Editada em novembro de 1999. Trata de requisitos de segurança relativos a elevadores elétricos de passageiros e estabelece as regras mínimas para a instalação de elevadores nos edifícios e construções.

  1. – Cálculo de Tráfego nos Elevadores – Procedimento NBR 5665 –

Fixa as condições mínimas a serem observadas na elaboração do projeto, no cálculo de tráfego das instalações de elevadores de passageiros.

  1. – Capacidade e Tamanho – Procedimento NM 267

Regulamenta a capacidade e o número de passageiros permitidos de acordo com a área do elevador.

Cálculo de tráfego do elevador

A qualidade do transporte e a qualidade dos serviços requeridos nos edifícios são obtidos no estudo de tráfego. O cálculo de tráfego consiste no uso de um modelo matemático (fórmulas e tabelas) para auxiliar na obtenção da aprimorada quantidade, velocidade e tamanho dos elevadores.

As fórmulas e tabelas utilizadas são o resumo do desempenho da tecnologia de elevação fatores dependentes de tempo e carga e do comportamento da população de passageiros. Esses dados permitem o cálculo do desempenho de um sistema de elevadores proposto.

Os passos para a determinação de uma solução através do cálculo de tráfego são os seguintes:

1    Propor uma configuração de elevador (velocidade, largura de porta, capacidade);

  1. Calcular o tempo de viagem (tempo que o elevador leva do térreo até o ultimo pavimento). Nesse caso diversos fatores de tempo são considerados como características do pavimento paradas prováveis, tempo de transferência dos passageiros entre o piso e a cabine, fatores de ineficiência e outros além da configuração do elevador indicada no passo 1;
  2. Cálculo da quantidade de serviço obtida;
  3. Se a solução não atende a qualidade de serviço exigida, deve-se voltar ao passo 1 redefinindo a configuração do elevador visando obter a melhor relação custo/benefício.

Etapa 1

Passo -4

Representar as forças que atuam no elevador indicando num diagrama de corpo livre.

LEGENDA:

PT:  Peso Da Cabine + Peso Das Pessoas

T: Tração Do Cabo De Sustentação

FM: Forças Atuantes No Freio Do Motor

PCD:  Peso Do Contrapeso

[pic 3]

OBSERVAÇÕES: Vale ressaltar que o motor possui um sistema de freios este porém que exerce forças horária e anti-horário dependendo do sentido de variação (subida ou descida do elevador).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (150.8 Kb)   docx (58.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com