TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atrito E Lubrificação

Casos: Atrito E Lubrificação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

Atrito

Define-se atrito como a força de resistência ao movimento de um corpo que desliza sobre outro e depende da natureza do material das peças em contato. É representado pela letra grega µ. Em resumo, o atrito é um estado de aspereza ou rugosidade entre dois sólidos em contato, que permite uma troca de forças em uma direção tangencial a região de contato entre os sólidos.

A força de atrito:

- é diretamente proporcional a carga;

- é independente da área de contato;

- varia de acordo com a natureza das superfícies;

- não afeta a velocidade do deslizamento.

O atrito é regido pelas seguintes leis:

I. A força de atrito independe da área de contato

As elevações destas minúsculas “montanhas” formadas na superfície que efetivamente irão manter contato entre as superfícies.

II. O atrito é diretamente proporcional a carga aplicada

Esta lei evidencia a primeira, pois se for aplicada mais carga na seguinte ilustração, haverá uma considerável deformação das peças, fazendo que as rugosidades que não se tocavam, venham a se tocar, aumentando assim o atrito.

Atrito estático

É o coeficiente entre a força necessária para iniciar um movimento de um corpo considerando seu próprio peso.

A palavra “Estática” significa parada ou em repouso. Aplicando-se uma força “F”, para tentar movimentar o corpo, a força de atrito (Fat) existente no corpo que tangencia a superfície de contato, chamado de atrito, mantém o corpo em repouso porque ela no momento está sendo igualada a força “F”, o atrito também aumenta na mesma intensidade até chegar ao ponto máximo.

Esse atrito estático no seu ponto máximo passa a ser chamado de “Atrito de Destaque”, fazendo com que o corpo esteja na eminência de movimento.

No entanto, para mover uma caixa, se for feita uma força igual ao atrito dinâmico, ela não sairá do lugar, pois as forças irão se anular. Então isso mostra que a força de atrito estático é maior que a de atrito dinâmico. Mas na maioria dos casos, seus valores são próximos que se pode considerá-los aproximadamente iguais.

Atrito Cinético ou Dinâmico

É a força requerida para manter em deslizamento um determinado corpo com um determinado peso. Ocorre quando uma força de atrito age em um corpo qualquer que está em movimento (cinemática ou dinâmica).

Para velocidades menores que 5m/s, a força de atrito cinético é praticamente constante e dado por

Coeficiente de Atrito

É o coeficiente de proporcionalidade (µ), considerando que a força limite de atrito estático e cinético é proporcional às solicitações normais entre as superfícies. Pode - se acrescentar as seguintes regras: o atrito estático é normalmente maior que o atrito cinético, o atrito em superfícies lubrificadas é menor do que em superfícies

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com