TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação Do Profissional De Gestão De Tecnologia

Exames: Atuação Do Profissional De Gestão De Tecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2014  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 6

O presente trabalho tem o objetivo de falar um pouco sobre a atuação do profissional de Gestão de tecnologia, citar quais os requisitos para o cargo de gestor de TI, situação da profissão de gestor de TI, no Brasil e no exterior e fazer um estudo comparativo da matriz curricular do Curso de gestor de TI da Facape com a matriz curricular das principais Universidades Federais e particulares do Brasil que oferecem o mesmo curso e ou similar. No estudo comparativo, deverá ser evidenciado principalmente as disciplinas curriculares que compõem cada curso. http://www.unoeste.br/site/cursos/. Acessado em 12/10/2013 às 13h50min. "Muita gente pensa que o curso tecnológico é um curso de nível técnico. Não é. Por lei, o curso tecnológico tem nível superior -- embora sua duração seja de dois a três anos. Seu objetivo é o de formar especialistas em determinadas áreas. "

01 – ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE GESTÃO DE TI.

R - O egresso do curso superior de tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação estará apto a administrar toda a infraestrutura de TI de uma organização, desde os computadores e servidores, sistemas, os programas, redes e internet, para que a empresa possa utilizá-los com segurança e qualidade. O gestor de TI também administra profissionais da informática. O aluno da graduação terá contato com matérias específicas na administração da TI, que o ajudará a conhecer e gerenciar todo o funcionamento de uma organização. O gestor de TI atua principalmente em médias e grandes empresas, ou como consultor independente, e poderá receber certificações muito valorizadas pelo mercado (ITIL, COBIT e ISO). Por se tratar de um curso superior, o profissional, após o término da graduação, ainda tem a oportunidade de prosseguir com os estudos em pós-graduação, atuar na docência ou prestar concursos públicos nas diversas áreas de TI dos governos, federal, estadual ou municipal. (http://www.unoeste.br/site/cursos/). Acessado em 12/10/2013 às 13h50min.

Muita gente pensa que o curso tecnológico é um curso de nível técnico. Não é. Por lei, o curso tecnológico tem nível superior -- embora sua duração seja de dois a três anos. Seu objetivo é o de formar especialistas em determinadas áreas. A carga horária mínima exigida pelo MEC para o curso de Gestão da TI é de 2.000 horas.

A infraestrutura mínima recomendada pelo MEC para o curso de Gestão da TI é:

• Biblioteca, incluindo acervo específico e atualizado;

• Laboratório de arquitetura de computadores;

• Laboratório de informática com programas específicos e conectados à internet;

• Laboratório de redes de computadores.

O Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia foi elaborado com o propósito de aprimorar e fortalecer os cursos superiores de tecnologia e dar cumprimento ao Decreto Nº 5.773/06, de 09 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. No catálogo estão relacionados não somente o Curso de Gestão da TI, óbvio, como também todos os cursos tecnológicos, trazendo informações essenciais sobre o perfil dos tecnólogos, inspirando sua trajetória formativa, cargas horárias mínimas e a infraestrutura recomendada para cada curso. (http://ogestor.eti.br/). Acessado às 14h46min. Do dia 12/10/2013.

O “Tecnólogo em Gestão da TI é um profissional que possui como valor agregado a capacidade de desempenhar uma boa gestão alinhada ao melhor uso das tecnologias da informação (TI) disponíveis no mercado. São profissionais que conhecem detalhadamente as rotinas administrativas e ferramentas tecnológicas que aperfeiçoam o resultado do negócio, pré-requisitos básicos para o atual momento mercadológico por qual passam as empresas.” Segundo o MEC, o eixo tecnológico do Gestor de TI é Informação e Comunicação.

02 – REQUISITOS EXIGIDOS PARA O CARGO DE GESTOR DE TI.

R – O papel do Gestor de TI é fundamental, haja vista ser ele o responsável por auxiliar o Administrador a tomar as decisões.

As Habilidades que o Gestor de TI deve ter:

- Ter pleno conhecimento do negócio;

- Ter habilidade no trato com os stakeholders; (Stakeholder (em português, parte interessada1 ou interveniente), é um termo usado em diversas áreas como gestão de projetos, administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.

- Ser um incansável pesquisador, observador, avaliador e planejador;

- Ser organizado.

03 – SITUAÇÃO DA PROFISSÃO GESTOR DE TI, NO BRASIL E NO EXTERIOR.

O tecnólogo de Gestão da Tecnologia da Informação é o profissional responsável pela implementação e pelo gerenciamento dos sistemas informatizados nas empresas. Ele avalia os sistemas de informação, segurança e banco de dados, implementa sistemas de automação no gerenciamento da informação e determina estratégias de utilização da informática para garantir o melhor desempenho de cada um dos setores da companhia. Também diagnostica disfunções do sistema, soluciona problemas de rede e escolhe os projetos de informática que devem ser adotados na empresa.

Investimentos em TI

Com o avanço da internet e das novas tecnologias,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com