TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adequação do profissional de contabilidade junto as novas tecnologias dos sistemas integrados de informação

Relatório de pesquisa: Adequação do profissional de contabilidade junto as novas tecnologias dos sistemas integrados de informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  Relatório de pesquisa  •  4.057 Palavras (17 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 17

ADEQUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE JUNTO AS NOVAS TECNOLOGIAS DOS SISTEMAS INTEGRADOS DE INFORMAÇÃO

Hugo da Silva Ascenção¹

RESUMO

A tecnologia avança numa velocidade difícil de ser acompanhada e o comércio é cada vez mais internacional. O Contabilista precisa estar preparado para adaptar-se a esse movimento globalizado que se encontra atualmente. À medida que a tecnologia da informação tem avançado e a pressão competitiva tem forçado inovações dentro das organizações, as maneiras habituais dos profissionais de propiciar informações aos seus gestores, têm se tornado cada vez mais insuficientes para as necessidades de decisão. Análise de desempenho, profissionalismo, transparência das informações e planejamento de investimentos são, entre outros, alguns conceitos gerenciais utilizados atualmente por essas organizações para atingirem os seus objetivos. Neste contexto e diante de um ambiente cada vez mais complexo tecnologicamente, para o sucesso dessas entidades se faz necessário que a Contabilidade, como um instrumento valioso de informações para a tomada de decisões, passe a administrar a sua base informacional e aproveitar as oportunidades de diferenciação que as novas tecnologias de informação oferecem. Por conseguinte, o presente estudo tem como objetivo demonstrar que uma empresa para ser competitiva e sobressair-se neste ambiente no qual esta inserida, é necessário adotar uma nova postura com a busca da informação e do conhecimento para uma gestão eficaz, através dos profissionais da Contabilidade, a qual desenvolvida de forma integrada e adequada às necessidades das entidades, permite uma maior flexibilidade, eficiência, agilidade e segurança aos gestores, que passam a avaliar melhor as diversas decisões a serem tomadas e o impacto delas decorrentes.

Palavras Chaves: Profissional contábil - tecnologia da informação.

ABSTRACT

The technology advances in a speed difficult to be monitored and trade is increasingly international. The accountant must be prepared to adapt to this movement that is now globalized. As information technology has advanced and competitive pressure has forced innovations within organizations, the usual ways of professionals to provide information to its managers, have become increasingly inadequate for the needs of decision. Analysis of performance, professionalism, transparency of information and planning of investments are, among others, some managerial concepts currently used by these organizations to achieve their goals. In this context, and faced with an environment increasingly complex technologically, to the success of these entities is necessary for the Accounting, as a valuable tool for information for decision-making, will administer its basic informational and seize the opportunities for differentiation that new technologies of information offering. Therefore, the present study aims to demonstrate that a business project and to be competitive in this environment in which the inserted, it is necessary to adopt a new stance with the pursuit of information and knowledge for effective management through professional Accounting, which developed in an integrated and appropriate to the needs of the entities, allows greater flexibility, efficiency, agility and safety for managers, which will better assess the various decisions to be taken and the impact arising therefrom.

Keyword: Professional accounting - information technology

1. INTRODUÇÃO

O país tem presenciado a chegada de novas tecnologias e modelos de administração trazidos por empresas estrangeiras, despertando no meio empresarial brasileiro a necessidade de melhorar sua produtividade e a qualidade dos seus produtos nacionais para que possam competir com o mercado exterior. Na área contábil, o avanço das inovações tecnológicas pode ser facilmente percebido pelas grandes influências que provocou na profissão contábil, pois o profissional da contabilidade precisa estar atento às novas ferramentas utilizadas, passando por constante reciclagem para não ficar alienado do mercado de trabalho. As novidades tecnológicas de ponta impõem que todos mergulhem num rico processo de adaptação, para que empresários e profissionais da Contabilidade sejam contemporâneos do moderno instrumento que se encontra à sua disposição.

As exigências aos profissionais e às empresas contábeis, são crescentes e desafiadoras, porém, precisa-se aliar a capacidade técnica a uma permanente renovação e a um alto padrão de criatividade como elementos-chave para poder enfrentar os desafios e ter êxito em seus ofícios. Impõe-se a preocupação constante em acompanhar vigilantemente tudo que vai surgindo de novo na atividade econômica e administrativa, assim como na tecnologia da informação, seja no Brasil, seja em qualquer outro país, para que se possa cumprir corretamente seu papel.

A competitividade global é internacional, colocando os contadores e a contabilidade diante de novos desafios e oportunidades de desenvolvimento ao mesmo tempo, surgindo assim novas tendências para o profissional.

2. A finalidade da contabilidade

De acordo com IUDÍCIBUS (2000, p. 22):

A principal finalidade da Contabilidade é controlar os fenômenos ocorridos no patrimônio de uma entidade, através do registro, da classificação, da demonstração expositiva, da análise e interpretação dos fatos neles ocorridos, objetivando fornecer informações e orientações necessárias à tomada de decisões sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com