TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automação Industrial

Dissertações: Automação Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

MERCADO DE TRABALHO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Antonio Carlos da Silva, Eduardo Augusto Silvestre

Instituto Federal do Triângulo Mineiro – (IFTM)

CEP– 91.501-970 – Uberlândia – MG – Brasil

antoniosl119@gmail.com,eduardosilvestre@iftm.edu.br.

Abstract. This article aims to describe the connection of industrial automation and the labor market, showing its evolution throughout the history of mankind that are closely linked to global society, showing how industrial automation is important in the world today. Aspects of automation such as history, the diversity of automation, brought benefits to the evolution of machines and the social impact of automation of tasks are also covered.

Resumo. Este artigo tem por objetivo descrever a ligação da automação industrial e o mercado de trabalho, mostrando sua evolução ao longo da historia da humanidade que estão intimamente ligadas à sociedade globalizada, mostrando como a automação industrial é importante no mundo hoje. São abordados também aspectos como história da automação, a diversidade da automação, benefícios trazidos com a evolução das máquinas e o impacto social causado pela automatização das tarefas.

1. Introdução

A automação industrial é um conjunto de técnicas por meio das quais se constroem sistemas de produção, segurança e controle capazes de atuar com uma eficiência ótima com uso de informações programadas para o sistema no qual atuam no chão das indústrias. Com base nas informações o sistema calcula as ações produtivas e corretivas mais apropriadas para a execução da ação e esta é uma característica de sistemas automatizados.

No mundo moderno de hoje a automação está presente em todos os segmentos da sociedade globalizada. Além da aérea industrial, a comercial, predial, segurança, transporte, educação e todos demais ambientes dentro do mundo moderno estão cercando pelos sistemas de automação. Sendo assim o mercado de trabalho para os técnicos em automação e outros profissionais da aérea vive um mercado de trabalho promissor no momento e no futuro, sendo esse o tema desse artigo.

2. Mercado de Trabalho em Automação Industrial

A competência profissional é a capacidade pessoal de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho e pelo desenvolvimento tecnológico. Com base nessa realidade, o perfil profissional do Tecnólogo em Automação Industrial, proposto, será caracterizado pelas seguintes competências; aplicar conhecimentos técnico-científicos na solução de problemas da área de automação; conduzir atividades de desenvolvimento de produtos; gerir processos e produção de bens e serviços; atuar em equipes multidisciplinares; identificar, formular e resolver problemas da área de automação industrial; agir com responsabilidade ética e profissional; comunicar-se de forma eficaz, tanto na forma escrita quanto oral; avaliar o impacto das atividades profissionais no contexto social e ambiental; assumir a postura de permanente busca de atualização profissional;atuar em atividades do Setor de Automação.

O profissional atua na automação e no controle de processos e sistemas em geral, sejam eles industriais sistemas de geração e distribuição de energia elétrica, meios de transporte, automação residencial, predial, comercial e bancária. Ou seja, sistemas automatizados aparecem em quase todas as áreas do conhecimento. Ele gerencia processos industriais e acompanha o desempenho dos equipamentos de linhas de produção automatizadas. Desenvolve e instala sistemas digitais, softwares e linguagens de programação de máquinas e equipamentos. O objetivo deste profissional é aperfeiçoar os processos e reduzir os custos industriais.

3. Perspectivas Para o Mercado Futuro

O profissional atua na automação e no controle de processos e sistemas em geral, sejam eles industriais sistemas de geração e distribuição de energia elétrica, meios de transporte, automação residencial, predial, comercial e bancária. Ou seja, sistemas automatizados aparecem em quase todas as áreas do conhecimento. Ele gerencia processos industriais e acompanha o desempenho dos equipamentos de linhas de produção automatizadas. Desenvolve e instala sistemas digitais, softwares e linguagens de programação de máquinas e equipamentos. O objetivo deste profissional é aperfeiçoar os processos e reduzir os custos industriais. Sendo assim vecmos que o mercado de trabalho está em crescente acessam e sua remuneração e variada conforme demonstrado nas figuras abaixo.

4. Conclusão

No mundo moderno, a automação está cada vez mais presente, em constantenevolução juntamente com o comportamento da sondo nciedade. Neste sentido, este trabalho visa apresentar não somente a automação industrial, mas demonstrar a importância da automação em todos segmentos dentro do mundo na atualidade. Com isso vemos que os pesquisadores e estudiosos devem se preocupam constatentemente em adequar a automação ao mercado de trabalho. Conforme apresentado, a atuação da automação visa auxiliar na solução dos problemas de produçao, de segurança principalmente, mas também ela faz parte da evolução e tecnológica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com