TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automação Industrial

Artigo: Automação Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 5

SUSTENTAÇÃO TEÓRICA

1 Automação

A palavra automação, que no latim significa “mover-se por si”, transcreve a movimentação de um equipamento por meios que lhe permitam realizar seu controle automaticamente, sem intervenção humana. Em vista disso, pode-se definir automação como a tecnologia que se ocupa da utilização de sistemas mecânicos, eletroeletrônicos e computacionais na operação e controle da produção.

O termo automação industrial foi criado para designar o conjunto de estudos, princípios e métodos destinados a substituir a intervenção humana em determinadas atividades, ou seja, trata-se de um meio de garantir alta produtividade com elevada eficiência e padrão de qualidade que permitem a redução no custo final do produto, bem como a sua disponibilidade em tempo relativamente menor.

Automação é diferente de mecanização. A automação refere-se à prática de programar uma máquina para que execute uma função, ou seja, possibilita fazer um trabalho por meio de máquinas controladas automaticamente capazes de se autorregularem, já a mecanização refere-se à introdução de máquinas para processar, executar ou realizar um trabalho, substituindo o esforço físico do homem.

1.1 Automação industrial

Segundo o autor Silveira (2009), automação industrial é a aplicação de softwares ou equipamentos específicos para operacionalizar uma máquina ou uma célula de produção, com o objetivo de aumentar a eficiência e eficácia da organização. Este termo é aplicado dentro de indústrias, pois introduz nas mesmas máquinas de grande porte ou até mesmo pequeno, automatizadas, para manufaturar os devidos processos.

A introdução destas máquinas traz vantagens aos colaboradores, pois minimiza as fadigas manuais e garante características constantes dos produtos fabricados, assegurando, portanto, a precisão e qualidade dos produtos. Assim sendo, a automação industrial propicia ao homem o planejamento em tarefas que exigiam raciocínio lógico, como por exemplo, no caso das funções de controle e correção de erros durante os processos de fabricação, oferecendo-lhe, portanto, melhores condições de segurança, assim como a maximização da produção com menor custo.

A automação industrial está classificada em três categorias de flexibilidade; automação fixa, automação programável e automação flexível.

• Automação fixa

Está baseada em uma linha de produção especialmente projetada para a fabricação de um produto específico. Possuí como características:

˗ Altos investimentos;

˗ Altas taxas de Produção;

˗ Configuração rígida;

˗ Operações simples.

• Automação Programável

É baseada em um equipamento com capacidade de fabricar uma variedade de produtos com características diferentes. Contudo, se diferencia das outras por apresentar:

˗ Altos investimentos;

˗ Taxas médias de produção;

˗ Configuração semi- flexível (possibilidade de reprogramação).

• Automação Flexível

É baseada em um equipamento capaz de ser programado para produzir uma variedade de produtos com algumas características ou configurações diferentes. Assim sendo, apresenta como características:

˗ Investimento elevado;

˗ Produção contínua;

˗ Configuração flexível.

2 SISTEMAS ROBÓTICOS

Hoje a robótica tem evoluído de forma bem peculiar, principalmente na indústria manipuladores robóticos são bem utilizados, onde são capazes de realizar funções com bastante precisão.

2.1 Conceitos de robôs

Em muitas indústrias, existem trabalhos que são considerados complexos, não somente no seu aspecto de desenvolvimento, mas também em outros fatores, como por exemplo, risco de morte, dificuldade de execução devido a temperaturas e outros fatores relevantes. A partir disso, surge a necessidade da implantação de robôs nestas indústrias. São fatores importantes para a utilização de robôs: o custo de acordo com a sua vida útil ao longo dos tempos é bem menor de que um operário, a melhora da produtividade em determinadas aplicações, a melhora na qualidade dos produtos, a capacidade de operar em ambientes hostis e com materiais perigosos, estes são apenas alguns dos importantes fatores que influenciam a implantação de robôs nas indústrias.

Existem muitas definições diferentes de robôs, dependendo do ponto de vista e geralmente da área em que se trabalha com os mesmos. Por exemplo, de um ponto de vista científico, a definição se difere daquela dada de um ponto de vista industrial, que também se difere àquela dada de um ponto de vista da teoria de controle. Para se entender a definição de robôs, primeiramente tem-se que definir alguns conceitos básicos, começando pelo conceito de máquina. Este conceito será focalizado do ponto de vista da utilidade, portanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com