TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Av1 Redes Sem Fio

Exames: Av1 Redes Sem Fio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

As redes sem fio transmitem e recebem dados sobre o ar em canais de frequência de rádio ou infravermelho, minimizando a necessidade de ligações físicas por cabo. Um equipamento transmite de cada vez e são definidas regras do mecanismo de acesso ao meio e através destas define-se quem irá acessar o meio físico.

As informações são produzidas e transmitidas por intermédio de uma rede através de sinais elétricos, os quais podem se apresentar de duas formas:

• Sinais analógicos ou contínuos: associado diretamente a uma mensagem continua, como voz, ou produzidos pela modulação de uma portadora senoidal;

• Sinais digitais: associados a mensagens discretas: como a gerada por um teclado de computador. Em geral, a mensagem é codificada em bits, os quais são associados a pulsos elétricos. Pelos sinais digitais podem ser enviados alem de dados, voz e vídeo. Para tanto, estes precisam ser antes digitalizados, ou seja, codificados em bits.

Os sistemas de transmissão de informação envolvem 3 elementos básicos:

• Transmissor (origem);

• Canal (meio);

• Receptor (destino).

A transmissão de informações entre equipamentos eletrônicos tais como, aparelhos de telefonia e computadores portáteis, é feita pela propagação de ondas eletromagnéticas de origem a um destino, por um meio, o qual pode ser confinado (como os cabos de fibras ópticas), ou no espaço. Neste ultimo caso, as ondas são chamadas de ondas de radio.

Na transmissão por ondas de radio, o sinal precisa der modulado, amplificado e enviado por uma antena. A modulação consiste num processamento, no qual uma onda portadora é gerada, e tem um dos seus parâmetros alterados em função da informação que se deseja transmitir. E esses parâmetros podem ser amplitude, fase e frequência.

Os meios de comunicação sem fio são baseados neste principio de funcionamento. A modulação é um processamento necessário para permitir a propagação eficiente do sinal, na frequência destinada ao serviço.

A capacidade de transmissão entre os meios de comunicação depende de sua frequência de operação. As diversas frequências de operação estão dispostas em faixas de frequência, ou bandas de frequência. Quanto maior for o volume de informações a ser transmitido, Maior deverá ser a largura de banda alocada.

As ondas de radio são de fácil geração, e possibilitam longo alcance, uma vez geradas pelo equipamento transmissor, se propagam em todas as direções. Por esse motivo são chamadas omnidirecionais. A vantagem é que os equipamentos transmissores e receptores envolvidos não precisam estar alinhados para que se faça a transmissão.

A transmissão por ondas de radio depende fortemente da frequência de operação; a baixas frequências, são capazes de penetrar em alguns obstáculos tais como grandes edificações, tão resentes nas grandes cidades.

A transmissão em micro-ondas apresenta uma larga aplicação, sobretudo nos sistemas terrestres e por satélites. Por terem frequência mais alta, as micro-ondas são mais direcionais, ou seja, se concentram mais em uma única direção, nesse caso é necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com