TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Emprego Verde

Por:   •  24/11/2017  •  Dissertação  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Anhanguera unia

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

Santo André

2017


THALITA FELTRIN SENA[pic 5]

[pic 6]

EMPREGO VERDE

Relatório apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Instituição Anhanguera.


Santo André

2017

1 INTRODUÇÃO

O emprego verde tem sido uns dos assuntos mais comentados nos dias atuais, pois a preocupação com um mais sustentável tem aumentando cada vez mais. Não só pelos estudiosos ou defensores ambientais e sim por todos os cidadãos e principalmente pelas empresas, industrias e empreendedores.

No Brasil existem cerca de 2,9 milhões de empregos verdes (dado segundo a OIT), mas na correria do dia-dia não reparamos e ou não damos a devida importância para eles.

Neste relatório vou apresentar alguns dos empregos verde existente e que nunca havia reparado tal como motorista de ônibus, isso mesmo você sabia que motorista de ônibus pode ser um emprego verde? E que catador de reciclagem não é?

Meio confuso eu sei, mas para ser caracterizado emprego verde segundo a OIT tem que ser trabalho em condições descentes e de igualdade. Vamos entender melhor quais são os empregos verdes na no próximo capitulo.

2 Emprego verde no brasil

Para ser caracterizado emprego verde o mesmo tem que possuir as seguintes característica:

  • Possuir condições de trabalho descentes e legais;
  • As atividades econômicas que contribui ou tende a contribuir para a diminuição de recursos naturais.

Com essas características podemos distinguir o que é emprego verde e o que não é, hoje citarei 5 tipos de empregos verde.

  1. Motorista de ônibus que reduzem a emissão de gazes poluentes: OS motoristas de ônibus são considerados emprego verde, pois quanto mais pessoas utilizarem os transportes públicos menos gazes serão emitidos na atmosfera.
  2. Tratador de ETE: Muitas empresas possuem as chamadas ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), os trabalhadores dessas estações são considerados como emprego verde pois essa água que iria ser jogada nos córregos sem tratamento algum é tratada e reutilizada nas descargas, para lavagem da empresa etc.
  3. Mecânico de automóveis: Os mecânicos também são considerados empregos verdes pois arrumando os automóveis, estará aumentando a vida útil do mesmo e evitando que ele seja trocado por um novo, mas o que isso tem a ver com emprego verde? Ele está evitando que esse carro seja jogado em um pátio ou em um terreno vazio poluindo os terrenos.
  4. Operadores de Tele atendimento: Eles são caracterizados empregos verdes pois fazendo o atendimento por telefone evita que seus clientes saiam de casa para resolver seus problemas, com isso contribui para a diminuição de emissão de gazes.
  5. Trabalhadores das indústrias que produzem Etanol: Esses trabalhadores também são caracterizados empregos verdes pois reduziram a utilização de recursos minerais.

Esses são só alguns exemplos de empregos verdes pois existem milhões deles no Brasil atualmente.

3 Considerações finais

Portanto emprego verde é toda atividade econômica que contribui para a diminuição de emissão de poluentes. Muitas vezes não temos nem noção que alguma atividade econômica que possamos desenvolver pode ser caracterizada de emprego verde, nem percebemos que estamos contribuindo para com o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com