TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de Mapa de Risco

Por:   •  26/2/2017  •  Artigo  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina – Documentação para a Engenharia de Segurança do Trabalho

Tarefa 3 - Mapa de Risco

Visite uma padaria, borracharia, oficina mecânica ou um mercado de sua cidade e elabore um Mapa de Risco apresentando no croqui ou planta-baixa do estabelecimento – feito a mão mesmo – as indicações de riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidente. Deve antes de apresentar o croqui, descrever de modo simplificado todas as funções e atividades desempenhadas nesse local.

------------------------------

O mercado visitado possui uma panificadora que foi alvo deste estudo. O supermercado tem como atividade o Comércio varejista e, portanto, tem grau de risco 2. O número total de funcionários é 09 (na padaria).

Durante a visita ao local de estudo, foram analisados os postos de trabalho que ficaram divididos em dois setores, padaria e confeitaria. Os equipamentos encontrados foram os seguintes:

  • Fornos: utilizados para assar os produtos (pães, salgados e doces);
  • Amassadeira Rápida: equipamento utilizado para mistura de massa de pão francês, pão caseiro, e massas em geral.
  • Modeladora de Pães: utilizada para modelar massas de maneira uniforme, para produção de pães, pizzas, salgados e outros;
  • Divisora de Mesa: máquina para dividir a massa em partes iguais com precisão no peso e uniformidade no corte;
  • Batedeira Planetária: utilizada para fabricação de produtos de confeitaria (massas leves, pastosas e líquidas);
  • Fritadeira: utilizada para fritura de massas em geral (pastéis, salgados e doces);
  • Cilindro: para que os pães seja modelados e enrolados.

Nos postos de trabalho devem ser realizadas as medições de ruído ocupacional em ambos os setores, e de temperatura no setor da produção, onde o trabalhador esta exposto a temperaturas mais elevadas devido ao funcionamento dos fornos e ocasionalmente da fritadeira. Além da medição de ruído e temperatura, devem ser analisados os possíveis riscos que os trabalhadores estão expostos durante a jornada de trabalho.

  1. Setor Confeitaria

No setor do atendimento trabalham dois funcionários, os quais realizam as atividades de confecção de bolos, salgados e outros itens feitos sobre encomenda. Utilizam fritadeira, fornos e fogão, batedeira e liquidificador. Os equipamentos existentes neste setor são:

  1. Fritadeira

[pic 1]

Os riscos observados nesta Fritadeira são de origem física, o ruído produzido por este equipamento deve ser medido de modo a verificar os limites de tolerância. O que preocupa quanto a sua utilização, são os espirros do óleo e o calor.

  1. Liquidificador Industrial

[pic 2]

Sem maiores Riscos. Neste setor, também foi encontrado um Extintor de Incêndio de Pó Químico e seu posicionamento estava sobre o piso acabado, apoiado em suporte apropriado, com altura recomendada entre 0,10 m e 0,20 m do piso.

  1. Setor de Produção

No setor da Produção, trabalham dois funcionários, que realizam as atividades de produção dos pães, massas e doces em geral, utilizando as máquinas conforme segue:

  1. Amassadeira Rápida

[pic 3]

A amassadeira rápida é utilizada para bater a massa do pão e possui uma tampa protegendo o operador de acessar as partes móveis enquanto ela esta em operação. Deve ser medido o nível de ruído e verificar o limite de tolerância estabelecidos por lei.

  1. Modeladora de Pães

[pic 4]

A modeladora de pães é um pouco preocupante, pois não possui proteção das partes móveis, não possui botão de parada de emergência e o trabalhador pode acessar essas partes móveis durante a operação do equipamento, podendo ocasionar acidentes graves.

A modeladora é operada sempre em dois funcionários, onde um coloca a massa de um lado e outro pega a massa já modelada. Deve ser medido o nível de ruído para verificação dos limites de tolerância.

  1. Divisora

[pic 5]

Este equipamento não possui riscos ao trabalhador, pois é um equipamento operado manualmente, onde o trabalhador retira uma bandeja para colocar a massa, insere esta bandeja de volta no seu lugar, e em seguida, movimenta uma alavanca para realizar a divisão da massa. Deve ser medido o nível de ruído para verificação dos limites de tolerância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (311.6 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com