TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aço Inoxidável

Pesquisas Acadêmicas: Aço Inoxidável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 6

1. O aço pode ser indefinidamente reciclado em sua totalidade sem perder nenhuma de suas qualidades. Mais da metade do aço produzido na França e na União Europeia e 40% da produção mundial de aço é obtida de aço reciclado. Este índice vem aumentando ano após ano, preservando recursos e o meio-ambiente. A sucata de hoje é o depósito de matéria-prima de amanhã.

2. A extração mineral pode causar inúmeros impactos ambientais e sociais. A extração do minério de ferro possui um processo mecanizado em grandes jazidas a céu aberto e tem muitos impactos negativos ao meio ambiente, incluindo o esgotamento dos recursos naturais, degradação da paisagem e poluição das águas.

3. Seu processo de fabricação consiste na redução do minério de ferro que misturando outros metais e fundentes são transformados em ferro gusa, realizado no alto forno constituindo em uma reação exotérmica com alto consumo de energia.

35. Quando o aço é produzido inteiramente a partir da sucata, a economia de energia chega a 70% do que se gasta com a produção a base do minério de origem. Além disso, há uma redução da poluição do ar (menos 85%) e do consumo de água (menos 76%), eliminando-se, ainda, todos os impactos decorrentes da atividade de mineração.

7. No processo de mineração, os impactos diretos alteram características físicas, químicas e biológicas do ambiente. O resultado é um forte impacto visual, em função da morte das comunidades de espécies vegetais e animais, alteração no relevo pela modificação da topografia, desestruturação do solo, erosão, assoreamento do sistema de drenagem, perda de matéria orgânica, maior incidência de raios solares e maiores amplitudes térmicas. Comumente podem ser verificadas condições muito favoráveis para a formação de camadas compactadas no solo (substrato) que depende de maior ou menor grau das características do substrato, principalmente em decorrência do intenso movimento de máquinas.

34. hoje há várias maneiras de proteção efetiva do aço contra corrosão, seja através de revestimento metálico ou pintura (cada vez mais aplicada diretamente às placas como processo durante a fabricação). Carrocerias automotivas, particularmente expostas às condições do tempo, oferecem hoje garantia de dez anos. Aço utilizado em interiores não necessita de proteção. Quando submetido à manutenção, o aço dura por muito tempo.

5. A utilização de produtos químicos contamina o solo. As chuvas arrastam esses produtos químicos para os rios, que também se contaminam. Durante o processo de infiltração da água, o lençol freático é atingido por essas substâncias.

Em todas as etapas da extração mineral (pesquisa, lavra, beneficiamento, infraestrutura, etc.) é consumido um grande volume de água.

6.A contribuição da mineração para a poluição do ar é principalmente uma poluição por poeira. A poluição por gases a partir da mineração é pouco significativa, e em geral de restringe à emissão dos motores das máquinas e veículos usados na lavra e beneficiamento do minério.

15. . A produção siderúrgica é caracterizada por sua grande necessidade de energia, principalmente térmica, para fundir o ferrogusa e, assim, conseguir transformá-lo em aço. Uma alternativa de eficiência energética utilizada pelas empresas é o aproveitamento dos gases em alta temperatura produzidos para gerar energia (co-geração).

18. O processo siderúrgico emite uma série de poluentes como óxidos de enxofre (SOx), gás sulfídrico (H2S), óxidos de nitrogênio (NOx), monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), etano (C2H6), material particulado e diferentes hidrocarbonetos orgânicos, como o benzeno. CO2 e CH4 contribuem para o aumento da quantidade de carbono na atmosfera e, consequentemente para as mudanças climáticas. SOx e NOx reagem com a umidade presente no ar e formam, respectivamente, ácido sulfúrico e ácidos de nitrogênio, constituindo assim a chamada “chuva ácida”

16. Com relação ao consumo d’água, os volumes usados pelas usinas é elevado, principalmente devido à necessidade de resfriamento dos equipamentos. As usinas vêm tentando adotar sistemas de recirculação para reduzir a pressão sobre os recursos hídricos e têm conseguido reciclar aproximadamente 90% da água utilizada.

17. Com relação aos efluentes gerados, eles apresentam alta concentração de contaminantes. Entre os poluentes encontrados estão amônia, benzeno e outros componentes aromáticos, sólidos em suspensão, cianetos, fluoretos e zincos, óleos, cobre, chumbo, cromo e níquel. Para lidar com esse problema, todas as usinas devem ser equipadas com estações eficientes de tratamento de efluentes. Ainda assim, o problema não pode ser considerado resolvido, já que o lodo dessas estações deve ser tratado como resíduo sólido, cujo impacto ambiental dependerá da qualidade final de sua destinação.

19. Outro resíduo sólido problemático é o chamado pó de balão, o material coletado pelo sistema de limpeza a seco dos gases do alto forno...devido à presença de grande quantidade de fenóis, este material é considerado como resíduo Classe I. Cerca de 75% desse material é acondicionado nos pátios das empresas a céu aberto, o que permite que ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com