TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BANCO DE DADOS ARIENTADO A OBJETO

Casos: BANCO DE DADOS ARIENTADO A OBJETO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  2.876 Palavras (12 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário

2.Introdução 3

3.Objetivo 4

4 Desenvolvimento 4

4.1. Faça uma pesquisa sobre banco de dados orientado a objetos. 4

4.1.1. Descreva sua aplicação e seu mecanismo de funcionamento. 5

4.1.2 Qual é a diferença entre banco de dados orientado a objeto e banco de dados relacional. 6

4.2 Pesquise sobre ORM (Object Relational Mapper) – Mapeamento Objeto Relacional. 6

4.2.1 Como desenvolver utilizando o modelo orientado a objetos com um banco de dados relacional. 7

4.2.2 O que é ORM e para que é utilizado. 8

4.2.3. Quais ferramentas estão disponíveis hoje no mercado. 9

4.2.4. Quais a vantagens e desvantagens de se usar uma ferramenta ORM. 14

Vantagens 14

Desvantagens 14

Referências 16

2.Introdução

Visando um grande conhecimento com banco de dados onde aprenderemos que orientação a objeto corresponde à organização de sistemas como uma coleção de objetos que integram estruturas de dados e comportamento. O modelo orientado a objeto é baseado no conceito de classes, que possuem atributos e métodos fortemente acoplados. Os objetos são as ocorrências de uma classe. Cada objeto possui um estado, definido pelo valor de seus atributos, e um comportamento, definido por seus métodos.

Os bancos de dados OO evoluíram muito nos últimos cinco anos, e atingiram maturidade e performance surpreendentes. As novas estratégias de armazenamento e recuperação permitem que esses bancos consigam um tempo de resposta geralmente melhor do que as subsequentes chamadas a um banco relacional, necessárias para desmontar e remontar objetos. O relacionamento de agregação entre as classes Prato e Pessoa Jurídica (fornecedor) foi mapeado para uma tabela associativa cuja chave primária é uma combinação das chaves primárias das tabelas Prato e PessoaJuridica (fornecedor). Se não estivéssemos diante de um relacionamento muitos-para-muitos, a solução seria a mesma usada para mapear um relacionamento de dependência.

Hoje, bancos de dados OO são produtos estáveis, oferecem segurança, performance e escalabilidade. Armazenar e recuperar objetos de um banco de dados OO é efetivamente mais rápido do que pulverizar seus atributos em tabelas de duas dimensões. Mas a performance do seu banco de dados OO é apenas uma parte. Definir corretamente a arquitetura de sua aplicação é fundamental e requer experiência. Basicamente se você preguntar para um programador (mesmo) ele vai dizer que é melhor colocar na aplicação. Se perguntar para o DBA (mesmo aquele que também programa), ele vai dizer que é melhor colocar no DB. Na maioria das vezes a decisão é tomada com base em experiências prévias ou ideias pré-concebidas do que é o ideal. Você escolhe com quais problemas você quer lidar. Pode parecer que isso é ruim, mas não necessariamente. Mas surpreendentemente as pessoas decidem sem sequer saber porque.

3.Objetivo

Com este trabalho podemos tem um grande conhecimento com banco de dados onde aprenderemos que orientação a objeto corresponde à organização de sistemas como uma coleção de objetos que integram estruturas de dados e comportamento. Além desta noção básica, a abordagem inclui um certo número de conceitos, princípios e mecanismos que a diferenciam das demais. Seus principais conceitos são apresentados em seguida.

Podemos mostrar outros tipo de objeto pode ser visto como a descrição ou especificação de objetos. Um tipo possui duas partes, interface (visível para o usuário do tipo) e implementação (visível só para o usuário construtor do tipo).

Sabendo que Uma vez construído o Modelo Essencial do sistema, necessitamos construir o seu Modelo de Implementação, ou seja, o seu projeto físico. Para essa fase do ciclo de vida do sistema, assim como para as demais, existem diversos métodos alternativos, como o Projeto Estruturado, e o Projeto Orientado a Objetos.

4 Desenvolvimento

4.1. Faça uma pesquisa sobre banco de dados orientado a objetos.

O modelo orientado a objeto é baseado no conceito de classes, que possuem atributos e métodos fortemente acoplados. Os objetos são as ocorrências de uma classe. Cada objeto possui um estado, definido pelo valor de seus atributos, e um comportamento, definido por seus métodos.

Enquanto em um programa estruturado os atributos (ou variáveis) ficam espalhados pelo código, em um programa OO os atributos são armazenados dentro dos objetos. Podemos definir a visibilidade de um atributo, dizendo se ele é público, protegido ou privado. Uma boa técnica é definir todos os atributos como privados e fornecer métodos (ou funções) para que outros objetos tenham acesso controlado a seu valor. Isto é chamado encapsulamento.

Uma classe pode estender outra para adicionar ou modificar funcionalidades. A nova classe herda todos os métodos e atributos da classe original, também chamada superclasse. Esse recurso, que permite uma grande reutilização de código, é chamado herança.

Se a assinatura de um método espera receber como parâmetro uma determinada classe, podemos passar uma classe filha, pois sabemos que a classe filha possui todos os atributos e métodos da classe original. Isto é chamado polimorfismo.

Encapsulamento, herança e polimorfismo são as três principais características do modelo orientado a objeto.

Qualquer aplicação corporativa precisa utilizar dados, um grande volume de dados. Os dados são armazenados em servidores por softwares especializados: os Servidores de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD), ou, simplesmente, banco de dados. Atualmente, os bancos de dados são predominantemente relacionais, mas uma aplicação orientada a objeto precisa armazenar objetos. Como armazenar objetos em um banco de dados relacional? Os bancos de dados orientados a objeto são viáveis? Vamos entender melhor cada um dos modelos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com