TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco de Dados Orientado a Objetos e Objeto Relacional

Seminário: Banco de Dados Orientado a Objetos e Objeto Relacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Seminário  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 3

Banco de Dados Orientado a Objetos e Objeto Relacional

Um banco de dados orientado a objetos é um banco de dados em que cada informação é armazenada na forma de objetos, ou seja, utiliza a Estrutura de dados denominada Orientação a objetos, a qual permeia as linguagens mais modernas. O gerenciador do banco de dados para um orientado a objeto é referenciado por vários como ODBMS ou OODBMS.

Existem dois fatores principais que levam a adoção da tecnologia de banco de dados orientados a objetos. A primeira, é que em um banco de dados relacional se torna difícil de manipular com dados complexos (esta dificuldade se dá pois o modelo relacional se baseia menos no senso comum relativo ao modelo de dados necessário ao projeto e mais nas contingências práticas do armazenamento eletrônico). Segundo, os dados são geralmente manipulados pela aplicação escrita usando linguagens de programação orientada a objetos, como C++, C#, Java,Python ouDelphi (Object Pascal), e o código precisa ser traduzido entre a representação do dado e as tuplas da tabela relacional, o que além de ser uma operação tediosa de ser escrita, consome tempo. Esta perda entre os modelos usados para representar a informação na aplicação e no banco de dados é também chamada de “perda por resistência”.

Um banco de dados relacional é um banco de dados onde as informações são armazenadas na forma de registros em tabelas, cada registro contendo uma chave primária única que o identifica dentro da tabela, e cada tabela contendo um nome único que a identifica no banco.

Em um banco de dados oreientado a objetos, os dados são guardados como propriedades de objetos, e só podem ser manipulados pelos métodos definidos na classe que define o objeto.

Estrutura do Objeto

Um objeto é constituído de dados (atributos) e códigos (métodos). A um objeto estão vinculados:

um conjunto de variáveis (atributos);

um conjunto de mensagens (forma de comunicação entre objetos);

um conjunto de métodos (implementação das mensagens).

A interface de um objeto é caracterizada pelo seu conjunto de mensagens, ou seja, a interface identifica quais são as mensagens que um objeto deve responder. Como a interface é a única parte acessível (visível) do objeto, é possível realizar alterações no código que implementa as mensagens que compõem a interface (métodos) sem impactar a forma de comunicação entre os objetos. A habilidade de modificar a definição de um objeto sem afetar o resto do sistema é considerada um

a das maiores vantagens do paradigma de orientação a objetos.

3. Linguagem Orientada a Objetos

A incorporação dos conceitos de orientação a objetos em um sistema de banco de dados pode ser feita de duas formas:

utilizar os conceitos de orientação a objetos como uma ferramenta de design e implementar em um banco de dados relacional;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com