TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS

Trabalho Universitário: BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  6.513 Palavras (27 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 27

SUMÁRIO

2 INTRODUÇÃO 3

3 Objetivo....................................................................................................................

4 Desenvovimento 4

4.1 Banco de dados orietado a objetos 5

4.1.1 Aplicação e seu mecanismo de funcionamento.........................6

4.1.2 Diferença BDOO e BDR..................................................................................7

4.2.ORM(ObjectRelationalMapper) e para que é utilizado ...............10

4.2.1 Como desenvolver utilizando o modelo orientado a objetos com um banco de dados relacional.................................................14

4.2.3. Quais ferramentas estão disponíveis hoje no mercado..................................15

4.2.4. Quais a vantagens e desvantagens de se usar uma ferramenta ORM...........22

5 Conclusão..............................................................................................................25

6 Referncias...............................................................................................................26

1 INTRODUÇÃO

Banco de dados são softwares que foram desenvolvidos com a funcionalidade principal de armazenar dados específicos de onde serão obtidas informações para a execução de determinada ação. Um sistema gerenciador de banco de dados é o software que permite criar, manter e manipular bancos de dados para diversas aplicações. A evolução da manipulação de dados cada vez mais complexos, levaram à evolução dos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados e deram origem a esse novo Sistema de Banco Orientado a Objetos.

Os bancos de dados baseados em objetos (OODB) surgiram no final dos anos 80, derivados da necessidade de suportar a programação baseada em objetos. Os programadores de Smalltalk e C++ precisavam de um depósito, para o que eles chamavam de dados persistentes, ou seja, dados que permanecem após a conclusão de um processo. Os bancos de dados baseados em objetos tomaram-se importantes para certos tipos de aplicações com dados complexos. O Banco de Dados Orientado a Objetos visa facilitar a integração da linguagem orientada a objetos com o Banco de Dados, tornando sua utilização mais viável. Assim temos um banco que facilita a aproximação do mundo real, devido a trabalhar com orientação a objetos e suas questões técnicas.

Contudo, ainda está em desenvolvimento e não é um modelo definido, por isso pouco usado pelas empresas. No entanto, o surgimento cada vez maior de banco de dados não convencionais para aplicações específicas aumenta o valor e o interesse para a tecnologia orientada a objeto.

3 OBJETIVO

Conhecer e aprofundar no Modelo de Banco de Dados Orientado a Objetos, como aplica-lo e todas as suas funcionalidades.

Faremos também um comparativo do Modelo de Banco de Dados Relacional e Banco de Dados Orientado a Objetos.

Vamos aprender sobre OMR sua utilização e ferramentas disponíveis no mercado e suas vantagens.

4 DESENVOLVIMENTO

Num banco de dados orientado a objetos puro, os dados são armazenados como objetos onde só podem ser manipulados pelos métodos definidos pela classe de que estes objetos pertencem. Os objetos são organizados numa hierarquia de tipos e subtipos que recebem as características de seus supertipos. Os objetos podem conter referências para outros objetos, e as aplicações podem conseqüentemente acessar os dados requeridos usando um estilo de navegação de programação.

A maioria dos banco de dados também oferecem algum tipo de linguagem de consulta, permitindo que os objetos sejam localizados por uma programação declarativa mais próxima. Isto é, na área das linguagens de consulta orientada a objetos. A integração da consulta com a interface de navegação faz a grande diferença entre os produtos que são encontrados.

O desenvolvimento dos Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Orientado a Objetos (SGBDOO) teve origem na combinação de idéias dos modelos de dados tradicionais e de linguagens de programação orientada a objetos. No SGBDOO, a noção de objeto é usada no nível lógico e possui características não encontradas nas linguagens de programação tradicionais, como operadores de manipulação de estruturas, gerenciamento de armazenamento, tratamento de integridade e persistência dos dados.

Os modelos de dados orientados a objetos têm um papel importante nos SGBDs porque, em primeiro lugar, são mais adequados para o tratamento de objetos complexos (textos, gráficos, imagens) e dinâmicos (programas, simulações). Depois, por possuírem maior naturalidade conceitual e, finalmente, por estarem em consonância com fortes tendências em linguagens de programação e engenharia de software. O casamento entre as linguagens de programação e banco de dados é um dos problemas que estão sendo tratados de forma mais adequada no contexto de orientação a objetos.

SGBDs orientados a objeto combinam conceitos a objeto com capacidade de bancos de dados e, portanto, têm o potencial de fornecer poderosos repositórios para aplicações avançadas de bancos de dados.

4.1 BANCO DE DADOS ORIETADO A OBJETOS (BDOO)

Um banco de dados orientado a objetos é um banco de dados em que cada informação é armazenada na forma de objetos, ou seja, utiliza a Estrutura de dados denominada Orientação a objetos, a qual permeia as linguagens mais modernas. O gerenciador do banco de dados para um orientado a objeto é referenciado por vários como ODBMS ou OODBMS.

Encontramos as seguintes nomeclaturas Bancos de dados (português brasileiro) ou bases de dados (português europeu) .

São coleções organizadas de dados que se relacionam de forma a criar algum sentido (Informação) e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo. São de vital importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com