TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA SOBRE BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS

Trabalho acadêmico: PESQUISA SOBRE BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 3

1 PESQUISA SOBRE BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS

Cursando o quarto semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas , nos deparamos com a necessidade de entender mais sobre Banco de Dados Orientado a Objetos, e sua relação com o Banco de Dados Relacional, além do desenvolvimento Orientado a Objetos. Para isso alguns tópicos foram trabalhados...

1.1 DESCREVA A APLICAÇÃO E SEU MECANISMO DE FUNCIONAMENTO

Um banco de dados orientado a objetos é um banco de dados em que cada informação é armazenada na forma de objetos, ou seja, utiliza a Estrutura de dados denominada Orientação a objetos, a qual permeia as linguagens mais modernas. O gerenciador do banco de dados para um orientado a objeto é referenciado por vários como ODBMS ou OODBMS.

Existem dois fatores principais que levam a adoção da tecnologia de banco de dados orientados a objetos. A primeira, é que em um banco de dados relacional se torna difícil de manipular com dados complexos (esta dificuldade se dá pois o modelo relacional se baseia menos no senso comum relativo ao modelo de dados necessário ao projeto e mais nas contingências práticas do armazenamento eletrônico). Segundo, os dados são geralmente manipulados pela aplicação escrita usando linguagens de programação orientada a objetos, como C++, C#, Java,Python ou Delphi (Object Pascal), e o código precisa ser traduzido entre a representação do dado e as tuplas da tabela relacional, o que além de ser uma operação tediosa de ser escrita, consome tempo. Esta perda entre os modelos usados para representar a informação na aplicação e no banco de dados é também chamada de “perda por resistência”.

1.2 QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS E BANCO DE DADOS RELACIONAL?

Benchmarks entre ODBMSs e relacionais DBMSs tem mostrado que ODBMS podem ser claramente superiores para certos tipos de tarefas. A principal razão para isto é que várias operações são feitas utilizando interfaces navegacionais ao invés das relacionais, e o acesso navegacional é geralmente implementado de forma muito eficiente por ponteiros.

De fato há uma tensão intrínseca entre a noção de encapsulamento, que esconde os dados e somente os disponibiliza através de uma interface de métodos publicados, e o presuposto de muitas tecnologias de bancos de dados, de que estes dados podem ser acessados por consultas baseadas em seu conteúdo ao invés de caminhos predefinidos. O pensamento centrado em bancos de dados tende a ver o mundo através de forma declarativa e dirigida a uma visão de atributos, enquanto a OOP tenta ver o mundo através um ponto de vista comportamental. Esta é uma das várias “perdas por resistência” que envolvem OOP e banco de dados.

Num banco de dados orientado a objetos puro, os dados são armazenados como objetos onde só podem ser manipulados pelos métodos definidos pela classe de que estes objetos pertencem. Os objetos são organizados numa hierarquia de tipos e subtipos que recebem as características de seus supertipos. Os objetos podem conter referências para outros objetos, e as aplicações podem conseqüentemente acessar os dados requeridos usando um estilo de navegação de programação.

A maioria dos bancos de dados também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com