TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados Orientado A Objeto

Artigo: Banco De Dados Orientado A Objeto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 OBJETIVO 6

3 DESENVOLVIMENTO 7

3.1 Pesquisa sobre Banco de Dados Orientado a Objeto 7

3.2 Diferença entre o Banco De Dados Relacional e Orientado ao Objeto 7

3.3 ORM ( Object Relational Mapper) - Mapeamento Objeto Relacional 8

3.4 Quais Ferramentas estão disponiveis hoje no mercado 8

3.5 Quais a vantagens e desvantagens de se usar uma ferramenta ORM 9

4 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Banco de dados Relacional e Orientado ao Objeto são para muitos paradigmas , no meio da programação, pois sempre temos que tomar a decisão de qual é o melhor para ser aplicado e em qual momento devemos aplicar para obtermos os melhores resultados.

Muitos profissionais da área de programação preferem lhe dar com um banco mais linear sendo então utilizado o relacional que trabalha com representação de tabelas e é mais concreto que o Orientado a Objeto.

Já a grande maioria que se preocupa com a proteção e encapsulamento de dados dão preferencia ao Bando de Dados Orientado a Objeto , pelo fato de possuir uma mais segurança das informações.

Dentre esta breve descrição veremos também aplicação ao ORM.

2 OBJETIVO

Objetivo é agregar conhecimento as matérias vistas no 4 período da disciplina de ADS- Analise e Desenvolvimento de Sistema, sendo esta pesquisa voltada para o cenário de Orientação a Objeto.

O que é , para que serve e quais suas ferramentas!

3 DESENVOLVIMENTO

No Desenvolvimento visamos realizar o estudo e pesquisa sobre o banco de dados orientado a objeto, descrever sua aplicação e seu mecanismo de funcionamento estabelecendo quais as diferenças entre o banco de dados orientado a objeto e o relacional. Será visto ainda sobre mapeamento objeto relacional, como desenvolver a partir de um modelo orientado a objetos com um banco de dados relacional, a pesquisa e desenvolvimento também envolve o que é para que ser e como é utilizado ORM e claro suas vantagens e desvantagens.

3.1 Pesquisa sobre Banco de Dados Orientado a Objeto

O banco de dados orientado a objeto surgiu a partir da linguagem de programação orientada ao objeto, podendo ser aplicada em varias áreas como por exemplo: Sistema de computação Geral, Engenharia, Banco de Dados entre outros.

A Primeira linguagem orientada a objeto surgiu na década de 60 chamada SIMULA , que já possuía as principais características apresentadas pela O.O ( Orientado a Objeto)

Pois nessa linguagem já existia classe e uma estrutura interna de dados de um objeto!

Depois deste ponta pé inicial os pesquisadores e estudiosos foram aprimorando e buscando o desenvolvimento até que propuseram o conceito de dados abstratos que ocultam especificações de dados e sua estrutura nascendo assim o encapsulamento de dados!

3.2 Diferença entre o Banco De Dados Relacional e Orientado ao Objeto

Um dos grandes problemas do modelo relacional é que ele não armazena as informações como elas são inicialmente trabalhadas no desenvolvimento do software.

Enquanto um banco de dados relacional as informações são tratadas e armazenadas em forma de registro em tabelas, o banco de dados orientado a objeto são armazenados na propriedade de objetos e só podem ser manipulados pelos métodos definidos na classe dos objetos!

Vale salientar que as duas formar tanto a relacional quanto orientado ao objeto são uteis e totalmente aplicáveis porém temos que considerar o impacto da utilização de cada uma pois o que irá reger este impacto será a informação e necessidade de preservar os seus dados!

3.3 ORM ( Object Relational Mapper) - Mapeamento Objeto Relacional

ORM ou Mapeamento Objeto Relacional é uma técnica utilizada para reduzir no desenvolvimento a impedância da programação que é representada através de classes e os registros como instancias da classe correspondente!

Essa técnica poupa o programador de se preocupar com as linguagens de SQL pois o mesmo irá utilizar uma interface simples que fará todo trabalho de persistência

Hoje existem alguns frameworks de persistência e seu uso por consequência esta sendo cada vez mais comum, porém mesmos estes frameworks gerando o ORM ( Mapeamento Objeto Relacional ) é necessário o intendimento do analista/programador para uma eventual necessidade de ajuste em seu código ou seja mesmo que venha a ser ferramenta útil ainda sim é necessário saber o impacto da mesma para uma possível correção posteriormente.

3.4 Quais Ferramentas estão disponiveis hoje no mercado

Um ORM Open-Source muito utilizado é o NHibernate , que surgiu através do Hibernate, feito exclusivamente para desenvolvedores da linguagem Java, sendo a princípio era um port do Hibernate,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com