TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados Relacionais

Artigos Científicos: Banco De Dados Relacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  10.232 Palavras (41 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 41

BANCO

DE

DADOS

RELACIONAIS

BANCO DE DADOS RELACIONAIS

INTRODUÇÃO

Um sistema de banco de dados não é nada mais do que um sistema de manutenção de registros por computador. O próprio banco de dados pode ser considerado uma espécie de sala de arquivo eletrônica - ou seja, um depósito de um conjunto de arquivos de dados computadorizados que oferece diversos recursos ao usuário, possibilitando-Ihe a realização de várias operações, incluindo, entre outras, as seguintes:

- A adição de novos (vazios) arquivos ao banco de dados; A inserção de novos dados nos arquivos existentes;

- A recuperação de dados dos arquivos existentes; A atualização de dados nos arquivos existentes; A eliminação de dados nos arquivos éxistentes;

- A renovação permanente de arquivos existentes (vazios ou outros) do banco de dados.

Demonstramos um banco de dados bastante simples, que contém um único arquivo, o arquivo CELLAR que reúne informações referentes ao conteúdo de uma adega de vinhos.

O Arquivo CELLAR:

BIN WINE PRODUCER YEAR BOTTLES READY COMMENTS 2 Chardonnay Buena Vista 83 1 85

3 Chardonnay Louis Martini 81 5 84

6 Chardonnay Chappellet 82 4 85 Thanksgiving 11 Jo.. Riesling lekel 84 10 86

12 Jo. Riesling Buena Vista 82 1 83 Late Harvest 16 Jo. Riesling Sattui 82 1 83 very dry

21 Fume Blanc Ch. St. Jean 79 4 83 Napa Valley

22 Fume Blanc Robt. Mondavi 78 2 82

25 Wh. Burgundy Mirassou 80 6 82

30 Gewurztraminer Buena Vista 80 3 82

43 Cab. Sauvignon Robt. Mondavi 77 12 87

50 Pinot Noir Mirassou 77 3 85 Harvest

51 Pinot Noir Ch. St. Jean 78 2 86

64 Zinfandel Mirassou 77 9 86 Anniversary 72 Gamay Robt. Mondavi 78 2 83

Demonstramos abaixo um banco de dados bastante simples, que contém um único arquivo, o arquivo CELLAR que reúne informações referentes ao conteúdo de uma adega de vinhos.

SELECT WINE, BIN, PRODUCER FROM CELLAR

WHERE READY = 85 ;

Abaixo demonstração de um exemplo de uma operação de recuperação neste banco de dados, assim como os dados (mais corretamente, os resultados) devolvidos através daquela recuperação.

Resultado (impresso ou na tela):

WINE BIN PRODUCER

Chardonnay 2 Buena Vista

Chardonnay 6 Chappellet

Pinot Noir 50 Mirassou

Alguns outros exemplos de operações no arquivo CELLAR que, na sua maioria, são auto-explicativas. Os exemplos referentes à adição ou remoção de arquivos do banco de dados.

Inserção de novos dados:

INSERT INTO CELLAR

VALUES (53, 'Pinot Noir', 'Franciscan', 79, 1, 86, 'for Joan’ ) ;

Atualização de dados existentes:

UPDATE CELLAR

SET BOTTLES = 4 WHERE BIN = 3 ;

Eliminação de dados existentes:

DELETE FROM CELLAR WHERE BIN = 2 ;

( Primeiro, por motivos óbvios, os arquivos computadorizados como o CELLAR do exemplo são chamados mais de tabelas do que de arquivos.

( Segundo, as linhas de tais tabelas podem ser consideradas registros do arquivo (às vezes chamadas explicitamente de registros lógicos, para distingui-los de outros tipos de registro . As colunas, da mesma maneira, podem ser consideradas campos destes registros lógicos.

( Terceiro, as operações SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE demonstradas acima são, de fato, exemplos de instruções de uma linguagem de banco de dados conhecida como SQL ("Structured Query Language" - Linguagem de Consulta Estruturada). A SQL (pronunciada normalmente como "sequel") é a linguagem suportada pelos produtos de banco de dados da IBM,DB2, SQL/DS e QMF, assim como por inúmeros produtos de banco de dados de outros fabricantes.

2 - O QUE É UM SISTEMA DE BANCO DE DADOS?

O sistema de banco de dados é basicamente um sistema de manutenção de registros por computador,ou seja, um sistema cujo objetivo global é manter as informações e torná-las disponíveis quando solicitadas. Trata-se de qualquer informação considera-da como significativa ao indivíduo ou à organização servida pelo sistema - em outras palavras, que seja necessária ao processo de tomada de decisão daquele indivíduo/organização. A figura a seguir (1) abaixo mostra uma visão bastante simplificada de um sistema de banco de dados.

Esta figura pretende demonstrar que um sistema de banco de da-dos envolve quatro componentes principais: dados, hardware, software e usuários.

Dados

Os sistemas de banco de dados agora estão disponíveis em máquinas que abrangem desde os pequenos micros até os maiores computadores de grande porte. Os recursos proporcionados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com