TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A visão de autores bem conhecidos em bancos de dados relacionais e orientados a objetos obtidos através de seus livros

Pesquisas Acadêmicas: A visão de autores bem conhecidos em bancos de dados relacionais e orientados a objetos obtidos através de seus livros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.370 Palavras (6 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

SUMÁRIO

Objetivo..................................................................4

Introdução..............................................................5

Desenvolvimento...................................................6

Conclusão............................................................10

Referencias..........................................................11

Objetivo

Este artigo apresenta a visão de renomados autores sobre os banco de dados relacionais e os orientados a objetos, obtidas por meio de seus livros. Nos embasando em suas opiniões podemos identificar vantagens e desvantagens nos dois diferentes modelos de banco de dados e concluirmos qual o melhor modelo a ser utilizado em determinadas situações.

Introdução

Ao passar dos anos a humanidade evolui, junto das tecnologias e informações, assim, era de se esperar que o meio de armazena-las também evoluisse e se aprimorasse. Para quem vive nos anos 2000 é até dificil de se imaginar como uma grande empresa sobrevivia no passado, com todos seus dados em enormes pilhas de papel armazenados naqueles velhos gavetões de metal.

Imagina o tempo que um funcionário não gastava para encontrar os dados que precisava? O espaço que os armários não ocupavam? Os papéis que eram perdidos? As informações que eram duplicadas? Não havia como ter dados completamente consistentes e seguros os armazenando dessa maneira.

Desenvolvimento

Assim, um banco de dados é o conjunto de todos os dados de uma organização armazenados no computador, que podem ser acessados por aplicações especificas ou através do próprio Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) usado para construir o banco. Os dados são considerados persistentes, pois, uma vez incluídos no banco, não são apagados ao final da execução de algum programa, apenas com uma requisição explícita ao SGBD.

Mas afinal, o que é um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD)? Para que o entendimento fique mais simples, devo explicar primeiro que cada banco de dados é feito em uma linguagem específica, como exemplos temos a linguagem SQL, que é uma das mais conhecidas atualmente. Para auxiliar a criação do banco na linguagem SQL existem hoje diversos SGDBs: MySQL, SQL Server, PostgreSQL, Firebird, entre outros.

Um modo fácil de entender a diferença entre o banco de dados e o sistema de gerenciamento de banco de dados é o seguinte: Para alguem que tem um pouco de conhecimento em informática, ao pensar em banco de dados, que imagem vem a sua mente?! Normalmente são tabelas com várias informações em suas linhas e colunas. O conjunto de dados dentro da tabela é o banco de dados, a estrutura das tabelas em si já é responsábilidade dos sistemas de gerenciamento de banco de dadoa flexibilidade, pois a alteração em uma determinada tabela não afeta e nem altera nenhuma outra, aumentando a segurança dos dados; otimização, uma única tabela contém várias informações de outras tabelas, transformando o acesso aos dados mais rápido; centralização, uma tabela concentra várias chaves estrangeiras, centralizando muitas informações em uma mesma tabela.

A grande desvantagem do Banco de dados é o seu custo, não somente o valor do software em si, mas também na personalização deste banco, pois requer uma pessoa qualificada para desenvolver essa personalização e modelar o banco de dados da maneira mais adequada para sua necessidade.

3 Banco de Dados Orientado a Objetos

A origem de banco de dados orientado a objetos está na combinação de modelos de dados tradicionais e a linguagem de programação orientada a objeto, onde são armazenadas na forma de objetos e só podem ser manipuladas através de métodos definido pela classe que esteja o objeto. Sendo assim BDOO é considerado uma coleção de objetos com dados mais complexos(imagens, textos e gráficos).

Um dos objetivos dos bancos de dados OO é manter a correspondência direta entre objetos do mundo real e do banco de dados, assim esses objetos não perdem sua integridade e identidade e podem ser facilmente identificados e acessados. Parecido com o modelo relacional (onde égerado uma chave primária, e, se a chave for alterada, a tupla terá uma nova identidade, mas continuará representando o mesmo objeto do mundo real), no modelo de bando de dados orientado a objetos é gerado um identificador (OID) único de cada objeto independente de seus valores de atributos. Os banco de dados orientados a objetos possuem uma complexidade arbitrária,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com