TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Barramentos: Tipos, Arquiteturas E Adaptadores.

Casos: Barramentos: Tipos, Arquiteturas E Adaptadores.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  1.007 Visualizações

Página 1 de 3

Barramentos: tipos, arquiteturas e adaptadores.

Os barramentos são interconexões que transmitem informações para o processador, memória e ou qualquer outro tipo de dispositivo conectado na placa mãe. Podem ser chamados de interface, (ligações através de barramentos na placa mãe que trocam dados com mundo externo) portas, conectores ou slots. Há dois tipos de barramentos o externo (E/S) e o interno (local).

Barramentos Externos (Entrada/ Saída)

São responsáveis pela conexão dos dispositivos externos ao chip set da placa mãe para serem processados, cada dispositivo possui um slot adequado para ser encaixado ao barramento.

Exemplos: Barramento USB, FIREWIRE, etc.

Barramento USB: pode ser utilizado para prover energia elétrica a determinados dispositivos. Para que isso seja possível, os cabos USB contam com quatro fios internos: VBus (VCC), D+, D- e GND.

Barramento Firewire: é uma porta de barramento serial que atinge velocidades muito superiores em relação a USB enquanto a USB 1.1 conseguia uma transferência de, no máximo, 12Mbps, equivalentes a 1,5 MB/s o barramento firewire 400, é possível obter taxas de transferência de até 480 Mbps, ou 50 MB/s.

Vale ressaltar que os barramentos mencionados acima são adaptadores também.

Barramentos Internos (Locais)

Atuam dentro do chip set da placa mãe, atua sincronizando a CPU com a memória para melhorar o desempenho do sistema.

Exemplos: barramento de processador, barramento de memória, barramento AGP, PCI, ISA e etc.

Barramento do processador, barramento local ou barramento de sistema. É aquele através do qual o processador faz contato direto com o chipset, e a partir daí, com os demais barramentos. Especificamente este barramento é ligado ao chip chamado ponte norte, north bridge ou system controller.

Barramento da memória. Ligado diretamente na ponte norte, dá acesso aos soquetes nos quais são instalados os módulos de memória.

Barramento AGP. É usado para a instalação de uma placa de vídeo AGP.

Barramento PCI. Através deles podemos usar placas de expansão PCI. A maioria das placas de expansão atuais usam este barramento.

Barramento ISA. Usado na ligação com placas de expansão antigas que seguiam este padrão. Já existem placas de CPU que não apresentam mais o barramento ISA, mas no seu lugar utilizam um barramento interno chamado LPC, usado na comunicação com o BIOS e com o chip Super I/O.

Arquitetura de barramentos

A arquitetura dos barramentos poder ser exemplificada através do barramento ISA (8 e 16 bits) .

Barramento ISA

Este barramento foi introduzido na IBM PC original em 1981, com 8 bits, mais tarde em 1984 com surgimento da IBM PC/AT foi expandido para 16 bits. E até há poucos anos este barramento era a base dos PC’ s e ainda hoje está presente na maioria deles, embora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com