TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos E Arquitetura De Um Sistema Operacional

Pesquisas Acadêmicas: Tipos E Arquitetura De Um Sistema Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 3

Quais os tipos/arquiteturas de Sistemas Operacionais?

1 - Sistemas Monoprogramáveis/Monotarefa

Sistema de execução de um único software e um único usuário.

2 - Sistemas Multiprogramáveis/Multitarefas

Sistema de execução de vários softwares e vários usuários.

2.1 - Sistemas Batch

Software executado através de cartões perfurados, armazenados em disco ou fita.

2.2 - Sistemas de Tempo Compartilhado

Sistema que permite vários programas serem executados a partir da divisão de tempo do processador em pequenos intervalos.

2.3 - Sistemas de Tempo Real

Basicamente igual o sistema de Tempo Compartilhado, a diferença é que não há divisão de tempo, pois um software irá gerenciar a prioridade das aplicações ao invés do Sistema Operacional.

3 - Sistemas Multiprocessados

Esse sistema pode ser visto como um conjunto de rotinas que executam concorrentemente de forma ordenada, ou seja, a possibilidade de um processador executar instruções em paralelo com operações de entrada e saída permite que diversas tarefas sejam executadas concorrentemente. É este conceito de concorrência o princípio fundamental para o projeto e implementação de sistemas multiprogramáveis.

3.1 - Interrupção e Execução

Durante a execução de um programa, alguns eventos inesperados podem ocorrer, ocasionando um desvio forçado no seu fluxo normal de execução.

3.2 - Buffer

A técnica de buffering consiste na utilização de uma área em memória principal, denominada buffer, criada e mantida pelo Sistema Operacional, com a finalidade de auxiliar a transferência de dados entre dispositivos de Entrada e Saída e a memória, mantendo eles o processador ocupados o maior parte do tempo.

3.3 - Spool

A técnica de spooling foi criada inicialmente para auxiliar a submissão de processos ao sistema, sendo os processos gravados em fita para posterior leitura e execução.

3.4 - Reentrância

Reentrância é a capacidade de um código executável (código reentrante) ser compartilhado por vários usuários, exigindo apenas uma cópia do programa em memória. A reentrância permite que cada usuário esteja executando um trecho diferente do código reentrante, manipulando dados próprios, exclusivos de cada usuário.

3.5 - Segurança e Proteção do Sistema

Como vários programas ocupam a memória principal simultaneamente, cada usuário possui uma área reservada onde seus programas e dados são armazenados durante o processamento. O sistema operacional deve possuir mecanismos de proteção a essas áreas, de forma a preservar as informações nela contidas. Caso um programa tente acessar uma posição de memória fora de sua área, um erro indicando a violação de acesso deve ocorrer, sendo responsabilidade do sistema operacional o controle eficiente do compartilhamento dos recursos e a sincronização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com