TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bio gás

Pesquisas Acadêmicas: Bio gás. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 8

Bio gás

Biogás é um tipo de mistura gasosa de dióxido de carbono e metano produzida naturalmente em meio anaeróbico pela ação de bactérias em matérias orgânicas, que são fermentadas dentro de determinados limites de temperatura, teor de umidade e acidez.

Pode ser produzido artificialmente com o uso de um equipamento chamado biodigestor anaeróbico.

O metano, principal componente do biogás, não tem cheiro, cor ou sabor, mas os outros gases presentes conferem-lhe um ligeiro odor desagradável.

É classificado como biocombustível por ser uma fonte de energia renovável.

A matéria orgânica utilizada na alimentação dos biodigestores pode ser derivada de resíduos de produção vegetal (como restos de cultura), de produção animal (como esterco e urina) ou da atividade humana (como fezes, urina e resíduos doméstico).

Um metro cúbico (1 m³) de biogás equivale energeticamente a:

• 1,5 m³ de gás de cozinha;

• 0,52 a 0,6 litro de gasolina;

• 0,9 litro de álcool;

• 1,43 KWh de eletricidade;

• 2,7 kg de lenha (madeira queimada).

O efluente (o líquido que sai do biodigestor após o período de tempo necessário à digestão da matéria orgânica pelas bactérias) possui propriedades fertilizantes. Além de água, o líquido efluente, conhecido como biofertilizante, apresenta elementos químicos como nitrogênio, fósforo e potássio em quantidades e formas químicas tais que podem ser usados diretamente na adubação de espécies vegetais através de fertirrigação.

O mesmo biodigestor que trata os dejetos vindos do estábulo ou da pocilga ou do confinamento de bovinos pode ser ligado ao esgoto doméstico das residências. Embora sejam usados primordialmente como fonte de energia e de fertilizantes orgânicos para produtores rurais, o biodigestor também pode ser enfocado como um sistema de tratamento de esgotos humanos para pequenas comunidades urbanas.

No Brasil, os biodigestores rurais vêm sendo utilizados, principalmente, para saneamento rural, tendo como subprodutos o biogás e o biofertilizante.

A partir da decomposição da matéria orgânica de Aterros Sanitários, a BIOGÁS Energia Ambiental S/A transforma o nocivo metano em energia limpa.

Com isso, além de estarmos reduzindo a emissão de gases que comprometem a atmosfera terrestre como o efeito estufa e a diminuição da camada de ozônio, oferecemos uma fonte alternativa de energia.

Tudo indica que os investimentos em geração no País serão insuficientes para atender a demanda de energia a partir de 2011. Dependemos de uma quantidade de chuva acima do normal nos próximos anos para que o País não precise passar por outro racionamento. Dentro desta perspectiva, a eficiência energética é definitivamente o caminho mais adequado para a garantia do abastecimento, trazendo equilíbrio ao sistema e contribuindo para a segurança energética do futuro do País. Sob esta ótica, é decisivo destacar o papel do biogás na diversificação da matriz de energia do Brasil, e portanto é fundamental sua regulamentação definitiva pelo governo federal.

Temos hoje duas fontes de gás natural: os poços existentes em nossas fronteiras e o gasoduto Brasil-Bolívia. Com capacidade para 30 milhões de metros cúbicos por dia, o Gasbol opera em sua

capacidade máxima

há biogás sendo queimado no Brasil enquanto a indústria e os geradores de energia estão sem gás. São queimados hoje no Brasil cerca de 1.000.000 m3/dia de biogás e, com isso, se produziria cerca de 500.000 m3/dia de Gás Natural Renovável "(GN-R)" - metano filtrado do biogás, em pleno acordo às especificações exigidas pela ANP. Considerando este número, já seria possível substituir 1,6% de todo o gás comprado da Bolívia.

Está claro que o biogás não é, e nunca será, uma solução macro para a oferta de energia nacional. O biogás é uma fonte descentralizada de aproveitamento de um combustível disponível e acessível, que pode aumentar a segurança de abastecimento e atenuar pressões de preços na matriz energética. Acima de tudo, o aproveitamento energético do biogás é fator que contribui à redução do aquecimento global e, mais que isso, incentiva a produção de energia limpa do lixo, e por isso deve ser considerado na pauta das importantes discussões energéticas do País.

Energia das ondas

Ainda que variem as estimativas quanto ao montante com que as ondas poderiam contribuir para o consumo mundial de energia, há quem diga que poderia atingir os 10% [fonte: OEC (em inglês)].

O Projeto para implantação de um protótipo de geração de energia elétrica por ondas do mar com capacidade de 50 kW (dois módulos de 25 kW), é uma parceria entre o Governo do Estado do Ceará, através da SEINFRA, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ através da COPPE.

Na busca de promover a auto-suficiência energética usando recursos locais

Encontra-se em elaboração, na Eletrobrás, minuta de convênio entre os participantes. A Eletrobrás lançará o Edital para a implantação do protótipo com dois módulos de 25kW cada, a um custo estimado de R$ 4.100.000,00. O projeto definitivo prevê a implantação de mais 18 módulos, no mesmo local, totalizando 20 módulos, o que propiciará uma capacidade de geração de 500 kW.

O primeiro parque de ondas pré-comercial do mundo foi inaugurado em Portugal, no dia 23 de Setembro de 2008. Localizado ao largo da Aguçadora, perto da Póvoa do Varzim, a cerca de cinco quilómetros da costa portuguesa, tem três máquinas Pelamis (que foram desenvolvidas para o efeito, por uma empresa Britânica). Parecem enormes cobras que oscilam ao sabor do mar.

Esta nova tecnologia baseia-se na introdução da energia criada pelas ondas, nos tubos, fazendo com que estes subam e desçam no leito do mar. A energia assim armazenada é depois transferida para um sistema hidráulico, que produz a energia eléctrica que será depois conduzida à rede nacional.

Num futuro próximo, a energia das ondas poderá representar a maior fonte de energia renovável da Terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com