TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biometria

Trabalho Escolar: Biometria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.989 Palavras (8 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 8

APS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADA 2° Semestre / 2013

INDICE

I. Objetivo do trabalho

II. Introdução

III. Tema escolhido

IV. Conceitos Gerais( Fundamentos das principais técnicas biométricas)

V. Plano de desenvolvimento da aplicação( fazer)

VI. Projeto( fazer

VII. Relatório e Linhas de códigoa fazer

VIII. Dissertação

IX. Bibliografia

X. Objetivo do trabalho

Este trabalho tem o objetivo de demostrar o avanço tecnológico no campo da Biometria .Levando em consideração que a biometria ainda é um campo em descoberta.

Biometria tem a definição de ser o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos. Associado também a características físicas a serem analisadas.

O trabalho a seguir demostradara de forma suscita e concreta os diversos tipos de biometria, o que é biometria, seu inicio, qual o impacto na sociedade, lei de proteção, confiabilidade e biometria invasiva entre outros pontos a serem analisados.

As pesquisas foram desenvolvidas baseando se em fatos comprovados e artigos criados com informações dúbias.

Ao longo da leitura poderão ser confrontadas varias ideias sobre Biometria, uma delas o fato de apesar da tecnologia ser algo que deveria trazer comodidade , praticidade e segurança , pode também ser de certa forma invasiva e incoerente.

A tecnologia utilizada, como sensores,scannes e dados divide opiniões, o fato de a identificação

estar utilizando características únicas das pessoas para avançar neste campo, deixa margens como a questão da relação homem maquina e a confiabilidade das informações transportadas.

Algumas pessoas cree que no futuro utilizaremos partes do corpo como dedo e retina como única porta de acesso a locais e utilização de equipamentos.

XI. Introdução

Alguns acreditam que biometria seja a forma mais segura de identificação outros duvidam desta condição

Prova desta afirmação de confiabilidade é o atual recadastramento Biométrico implementado pelo Tribunal Eleitora em vigor no Brasil, já utilizado para evitar fraude eleitorais na Nigéria anteriormente.

Atualmente ainda facultativo tem previsão para se tornar obrigatório em meados do ano que vem.

Basicamente biometria é definida como o uso automatizado de características fisiológicas e comportamentais de um objeto ou ser vivo a ser analisado a biometria tem atraído muitos adeptos,

Alguns dos tipos de reconhecimento são: Impressão Digital, Reconhecimento Facial, Iris.

O reconhecimento se baseia na Extração de dados, o equipamento biométrico extrai os dados contidos na imagem digital. A biometria esta atrelada a uma questão de grande discussão; "Segurança".

Equipamentos e sensores já estão circulando no mercado em empresa que vendem os aparelhos e softwares como Montreal ou Computerid.

Grandes empresas como Instituições financeiras como Bradesco ou academia como SmartFit tem usufruído desta tecnologia inovadora para se munir de agilidade, economia, e segurança, resumindo tudo a um simples clique deixando a digital.

No caso da segurança do Banco Bradesco o dispositivo utilizado é o da Palma da Mão, que funciona como um scanner que captura a imagem do padrão vascular autenticação.

Levando em consideração que o primeiro sistema padrão único da retina foi introduzido na metade dos anos oitenta.

E o trabalho do Dr. John Daughman da Universidade de Cambridge pavimentou o caminho para a tecnologia de íris, podemos ter uma previa a ser comparada com o que temos hoje .

Na área da segurança, os métodos normalmente mais utilizados para a autenticação pessoal, são os métodos baseados no que a pessoa sabe (no caso das senhas), ou que possui (no caso de cartões ou chaves). Estes métodos têm uma vasta aplicação em vários domínios sendo, no entanto, vulneráveis a fraudes (senhas podem ser esquecidas e cartões podem ser roubados ou perdidos).

Os sistemas biométricos de larga escala funcionam bem como por exemplo o banco de impressões de digitais do FBI.

A Tecnologia já está a venda no mercado , existem leitores biométricos por trezentos reais ou menos.

Prova de toda esta situação sobre biometria e ela ter sido utilizada na China no ano 800 d.C, quando comerciantes confirmavam a identidade de seus clientes por meio da impressão de suas digitais em tábuas de barro.

A seguir dissertaremos mais sobre este assunto fascinante e dubio.

XII. Tema escolhido

Biometria

A Biometria (do grego Bios = vida, metron = medida) consiste no uso de características biológicas em mecanismos de identificação/autenticação.

XIII. Conceitos Gerais( Fundamentos das principais técnicas biométricas)

A biometria

Biometria é o termo utilizado para medição das características fisicas e comportamentais de cada pessoa, ou seja utilizando parte do corpo da pessoa como passaporte para uma determinada base de dados.

Podem ser utilizadas parte como olhos, dedos ,voz,ou ate mesmo veias.

Alguns apotam que a biometria se início na China porem o primeiro estudo moderno sobre a biometria foi feito por Johannes Evangelista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com