TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biometria

Projeto de pesquisa: Biometria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.164 Palavras (9 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 9

Nesta aula, você vai estudar, mais detalhadamente, o que vem a ser sistemas biométricos, sua importância, como se faz autenticação usando esses sistemas, as suas vantagens em relação a outros métodos de autenticação, alguns exemplos de uso de sistemas biométricos atualmente, e também o futuro da biometria.

Ao final desta aula, você será capaz de:

• Saber como acontece a autenticação através de sistemas biométricos.

• Distinguir diversos tipos de características usadas em sistemas biométricos.

• Conhecer as vantagens da biometria.

Introdução

Na Aula 2, foi demonstrado que a autenticação é fundamental não só em Sistemas Computacionais, mas em qualquer área, e serve para identificar quem é o autor de um ato e impedir que o legítimo autor negue que fez algo por arrependimento ou por má fé. Você aprendeu sobre as formas de autenticação simples, como login e senha, e as mais sofisticadas, como sistemas biométricos.

Você viu também que Sistemas Biométricos são métodos de autenticação que analisam as características físicas ou comportamentais do usuário para determinar sua identificação. Assim, em sistemas biométricos, características como impressão digital, e até a voz, podem ser usadas para se identificar uma pessoa.

Será que o uso de sistemas biométricos é seguro? Quais características físicas do ser humano podem ser usadas em sistemas biométricos?

Sistemas biométricos

Como mencionamos anteriormente, sistemas biométricos são métodos de autenticação que analisam as características físicas ou comportamentais do usuário para determinar sua identificação. Esse método de autenticação é considerado seguro porque a identificação do usuário torna-se mais eficiente e, por isso, cada vez mais são usados para se obter maior segurança em aeroportos, hospitais, hotéis, laboratórios, dentre outros. Para refrescarmos nossa memória, Biometria (Bios = vida, metron = medida) é o uso de características biológicas em mecanismos de identificação.

Para que um sistema biométrico comece a ser usado, todos os usuários devem ser registrados. O registro é a coleta da característica biométrica de cada usuário. Tal registro é feito através de sensores especiais ou alguma outra tecnologia. Em geral, são usados algum sensor óptico ou térmico ou acústico etc.

Imagine você de posse de uma imagem da sua própria impressão digital. Você conseguiria distingui-la de várias outras impressões digitais? Pois é, os s istemas biométricos aparentam ser complicados, mas todos podem ser divididos em duas etapas comuns, que são:

1. etapa de registro ou cadastro da característica física;

2. etapa de verificação ou comparação da característica física inserida com a característica física armazenada.

Por exemplo, suponha que João, para ter acesso ao laboratório de informática, deverá usar um sistema de autenticação por impressão digital. Primeiramente, João terá de ser cadastrado (registrado) através de um dispositivo de entrada de dados, ou seja, um dispositivo físico de leitura para sistemas biométricos (em geral, um sensor) que permita a coleta de características físicas como impressão digital, a imagem de íris (caso você não saiba como é feita essa imagem, mais adiante, nesta aula, explicaremos para você) ou da face, a gravação de voz, entre outros, que serão usadas na verificação e autenticação do indivíduo.

Então, para se cadastrar, João irá fornecer ao sensor uma amostra de sua característica biométrica, no caso, a impressão digital, que será usada pelo sistema para gerar o seu modelo biométrico. Essa amostra é processada gerando um gráfico ou código e é armazenada em uma base de dados. Esse processo de registro é mostrado na Figura 1.

Figura 1 –Etapa de registro ou cadastramento em sistemas biométricos

Por fim, toda vez que João solicitar um acesso ao sistema, há uma captura, pelo sensor, da amostra da característica particular de João. Essa amostra capturada será comparada com o modelo biométrico armazenado anteriormente na base de dados. Nessa comparação, o sistema verifica se são iguais. Caso positivo, o acesso de João é liberado. Caso contrário, (se não for João), não autoriza a entrada no laboratório. A Figura 2 mostra esse exemplo do processo de comparação.

Figura 2 –Etapa de comparação ou verificação em sistemas biométricos

A partir desse exemplo, pode-se identificar três componentes envolvidos em sistemas biométricos.

Componente de Registro (ou captura): o componente de registro ou captura que envolve o uso de dispositivos físicos de leitura (sensores) para capturar ou registrar as características físicas do indiví duo. Entende-se por dispositivos físicos de leitura para sistemas biométricos, dispositivos que permitam a coleta de características físicas, como impressão digital, da imagem de íris ou da face, gravação de voz, entre outras. Esse componente é usado tanto na fase de registro inicial dos usuários, quanto posteriormente, quando o usuário tenta entrar no sistema.

Componente de Processamento ou Extração: nesse componente, os dados capturados na etapa de registro ou captura são processados produzindo um código ou gráfico que será a representação da característica física do usuário. Esse código ou gráfico é denominado de Template.

Componente de Comparação: nesta etapa, o sistema compara a característica capturada do indiví duo com a informação guardada na base de dados. De posse dessas informações, o sistema decide se aceita ou rejeita a pessoa que está se identificando.

A partir dessas considerações, podem-se identificar alguns

problemas encontrados com uso de sistemas biométricos, que são associados normalmente a condições de captura ou de registro inadequados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com