TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Braço Mecanico

Exames: Braço Mecanico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 2

SUMÁRIO

1. OBJETIVO 3

2. DESCRIÇÃO 4

3. DESENHO DA PEÇA 6

4. CONCLUSÃO 7

5. EQUIPAMENTO E SOFTWARE 8

1. OBJETIVO

Capacitar o aluno para utilizar corretamente o braço de medição tridimensional, bem como o software Sigma. Efetuar medições da peça 1, utilizando o instrumento acima citado, comparando as medidas efetuadas com as do desenho, checando as possíveis discrepâncias ocorridas na fabricação das peças levando em conta a tolerância dimensional e geométricas previstas no desenho.

2. DESCRIÇÃO

A peça utilizada para as medições foi a de número um. Selecionaram-se quatro cotas a serem medidas conforme apresentadas no capítulo seguinte.

O primeiro processo foi calibrar o equipamento em relação aos seus eixos de trabalho. Após o reconhecimento e pareamento do software com o braço de medição foi feito o alinhamento da peça, através do comando plano - linha - ponto, e com isso definido o ponto zero (X, Y, Z).

A primeira medida a ser feita foi a do diâmetro do furo com cota nominal de 8mm, a segunda medida feita foi a do rasgo com medida nominal de 10,2mm, a terceira medida foi altura da peça com cota nominal de 18mm e por fim foi medido o paralelismo entre as faces da peça com tolerância de 0,02mm.

Os comandos aplicados para as medições foram os seguintes:

• Primeira medida, furo 8mm, utilizou-se o comando circulo, devendo posicionar a ponta seca em três pontos distintos do furo.

• Segunda medida, rasgo 10,2mm, utilizou-se o comando linha, posicionando-se a ponta seca em dois pontos de cada face resultando em duas linhas, sendo a distancias entre as linhas a cota do rasgo.

• Terceira medida, altura da peça 18mm, criou-se um plano no topo da peça e comparou-se com o plano base, onde a distancia entre planos é a cota de altura da peça.

• Quarta medida, paralelismo com tolerância de 0,02mm, criou-se uma nova linha e a comparou com a linha base, resultando na variação do paralelismo da peça.

Após repetir por duas vezes a tomada das medidas acima descritas, através do mais adequado posicionamento da ponta seca que toca a peça, foram elaborados os relatórios de medição, comparando-as com a medida nominal e as tolerâncias descritas na norma NBR 6158.

O relatório de medidas será apresentado no quadro 1, onde é descrito as medidas nominais, as tolerâncias e as medidas reais.

TABELA DE MEDIDAS

NBR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com