TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Desenho Mecanico

Por:   •  27/4/2013  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 3

a) Diferenças entre mancais de rolamento e mancais de deslizamento:

Os mancais de deslizamento funcionam da seguinte forma: uma bucha é fixada no suporte para assim vir a ser encaixada no eixo.

Para o melhor uso da bucha são necessários lubrificantes, que permite reduzir o atrito entre eixo e bucha e melhora a rotação do eixo. As buchas normalmente são utilizadas para os mancais de deslizamento são feitas de bronze de liga de metais leves.

Os mancais de rolamento são mais utilizados quando se precisa de mais velocidade e menos atrito no eixo. São classificados em função de seus elementos rolantes.

As diferenças entre os mancais são que o de deslizamento trabalha em baixa rotação e o de rolamento trabalha em alta rotação.

b) Classificação dos mancais de rolamento:

• Rolamento de rolo;

• Rolamento de esfera;

• Rolamento de agulha.

c) Indicação dos tipos de rolamento:

Rolamentos de Esferas: Um dos tipos mais comuns entre os rolamentos. Suporta cargas radiais e também axiais, com cargas relativamente pequenas. Funciona dessa forma: a carga é transmitida para o anel externo do rolamento, daí para a esfera e da esfera para o anel interno do rolamento.

Rolamentos de Rolos: Suporta grandes cargas radiais. Nestes rolamentos, o elemento deslizante é um cilindro, de forma que o contato entre o anel interno e o externo não é um ponto, mas uma linha. Isso distribui a carga sobre uma área maior, permitindo que o rolamento suporte muito mais carga do que um rolamento de esferas. Esse tipo de rolamento não suporta uma grande carga axial.

Uma variação deste tipo de rolamento, chamada de “Rolamento de Agulha, usa cilindros de diâmetro muito pequeno, isso permite que o rolamento se ajuste a lugares muito apertados.

Rolamentos de rolos cônicos: Os rolamentos de rolos cônicos podem suportar grandes cargas radiais e grandes cargas axiais.

Os rolamentos de rolos cônicos são usados em eixos de rodas de carros, onde eles são normalmente montados em direções com faces opostas de modo que possam agüentar cargas axiais em ambas as direções.

d) Dimensionamento dos Rolamentos:

É necessário ter uma série de informações, tais como: qual o tipo de rolamento; tamanho do rolamento; qual a carga no eixo; rotação máxima; o sentido dos esforços (radial ou axial); se o sistema é flutuante...

e) Vida útil dos rolamentos:

Essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com