TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Mecânico

Exames: Desenho Mecânico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2013  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 3

Tratamento termoquímico Boretação.

Matéria Prima: No processo de Boretação a matéria prima principal é o BORO, abaixo existe mais informações sobre esse elemento.

Boro: História: São conhecidos desde os Babilônios, há cerca de 6000 anos que são conhecidos compostos de boro. No entanto, o boro elementar só passou a ser conhecido no princípio do século XIX (1807), preparado primeiramente pro Sir Humphrey Davy, Gay-Lussac e Tenhard pela redução do trióxido de boro com potássio e pela electrólise do ácido bórico umedecido. Através destes métodos, conseguiram-se produtos com uma pureza de 50 %. Cinquenta anos depois, obtiveram-se produtos de boro impuros, que se assemelhavam ao diamante e à grafite. Mais tarde, conseguiu-se boro com um grau de pureza muito maior (até cerca de 90 %), através da redução do trióxido bórico com magnésio. O produto é castanho claro e é considerado amorfo. Só se levantou interesse em redor do boro no séc XX quando se descobriu que formava uma grande variedade de compostos invulgares e complexos.

Estas medições só foram possíveis graças à produção de boro ultra-puro por eletrólise e métodos de deposição de vapor.

Boro: Ocorrência: Contudo, pode-se encontrar combinado em diversos minerais, de que são exemplo a sassolite (H3 BO3) existente na Itália; a colemanite (Ca2B6O11.5H2O); a ulexite (CaNaB5O9.8H2O); e a kernite (rasurite, Na2B4O7.4H2O) nos EUA. Também se podem encontrar ulexite na Bolívia, no Chile e no Perú. Da Alemanha provém a boracite (Mg7B10Cl2O30). A maior fonte de boro do mundo é a kernite extraída no deserto de Mojave, na Califórnia.

Boro: Aplicações

Sua forma bórax (Na2B4O7. 10H2O) é utilizado como: antiséptico detergente, como fluxo de soldadura e fluxo cerâmico, o bórax é usado como matéria-prima na produção de vidro de borosilicato, resistente ao calor, usos domésticos e laboratoriais.

Boretação.

Boretação é um processo termoquímico de tratamento de superfícies onde ocorre a difusão de átomos de boro para dentro da superfície formando um complexo de boretos (Fe2B ). È dividida em 3 tipos.

Boretação gasosa: , emprega um gás 100 vezes mais venenoso que o cianogênio.

Boretação líquida: A boretação líquida utiliza banhos de sais, não tóxicos apresenta dificuldades de introdução do boro no aço por formar camadas bifásicas contendo Fe2, B e Fe B, que dificultam a penetração do boro.

Boretação Sólida: boretação sólida podem contar como fontes de boro as seguintes substâncias: boro puro, ferroboro, e carboneto de boro. Como o boro puro é caro (~500 dólares/kg) e o ferroboro apresenta dificuldades técnicas em se manter a qualidade em grandes produções, utiliza-se o carboneto de boro (~80 dólares/kg).

A espessura da camada boretada varia de 10 a 300 mícrons. A temperatura de boretação varia de 800 a 1050ºC e os tempos, em geral, variam de 1 a 8 horas. A microdureza das camadas boretadas é extremamente alta. Os aços empregados na boretação são: carbono, baixa liga, ferramenta e inoxidável. Os aços ligados com alumínio e os com mais de 1% de silício não são indicados para este processo. a boretação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com