TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Breve descrição do método de manutenção do ventilador

Artigo: Breve descrição do método de manutenção do ventilador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Artigo  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

• Introdução.

O presente relatório visa demonstrar um breve descritivo do método de manutenção em ventiladores que apresentarem falhas em unidades que estiverem em geração, em vista que em três unidades geradoras Andritz obtiveram situações de queima ou falha em seus ventiladores. Vide as UG’s 24, 13, e 8, onde houve a queima do ventilador nº2 da UG#24, a falha do ventilador nº2 da UG#13 com a máquina em operação, e a queima do ventilador nº5 da UG#8.

Ao ocorrer à situação de queima do ventilador, é tendencioso que este ventilador que queimou passar a ter seu sentido de giro invertido, em virtude do fluxo emanado pelos os outros ventiladores em funcionamento, o que consequentemente acarretará em danos mecânicos e elétricos.

Não bastando apenas os danos mecânicos no ventilador, o fato do mesmo ter seu sentido de giro invertido pode acarretar no lançamento de componentes metálicos na região do gerador, o que ocasionaria danos fatais ao mesmo, fato esse decorrente na UG#24, que por sorte não houve danos maiores em seu gerador.

O descritivo de manutenção a ser aqui demonstrado é o proveniente do Manual e Operação e Manutenção do Gerador, S-MO-FV-CFU00-E11-0029-0, páginas 98-99-100.

1. INSPEÇÃO NOS MOTO VENTILADORES

a) Verificação com o moto ventilador em operação.

a.1) Verifique a existência de ruídos anormais e de vibrações excessivas, tanto nas fixações no nariz do bulbo como na fixação do motor elétrico.

b) Verificação com o moto ventilador desligado.

b.1) Confirme o torque de aperto em pelo menos 20% dos parafusos de fixação dos quatro moto ventiladores. Se necessário, reaperte os parafusos dessas fixações em todos os moto ventiladores.

b.2) Elimine a presença de qualquer elemento estranho em ambas as telas de proteção de cada moto ventilador.

b.3) Inspecione todas as pás dos moto ventiladores quanto à integridade das mesmas e quanto a não violação do lacre de ajuste de cada pá. Havendo qualquer anormalidade o ventilador deverá ser retirado, substituído pelo ventilador reserva e encaminhado ao fornecedor para os devidos reparos e ajustes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com