TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma breve história da Coca-Cola Company

Pesquisas Acadêmicas: Uma breve história da Coca-Cola Company. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.412 Palavras (26 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 26

UNIP INTERATIVA

PROJETO-RELATÓRIO

THE COCA-COLA COMPANY

ITAPORANGA

2010

UNIP INTERATIVA

PROJETO-RELATÓRIO

THE COCA-COLA COMPANY

Trabalho apresentado como requisito parcial na aprovação da disciplina de Projeto Integrado Multidisciplinar V – PIM V do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

ITAPORANGA

2010

RESUMO

O presente projeto-relatório tem por finalidade apresentar um breve histórico sobre a Organização escolhida, ou seja, The Coca-Cola Company. Serão abordados também os conceitos e pontos básicos das seguintes disciplinas: Administração de Cargos e Salários, sendo esta, composta por grupos distintos de pessoas, os quais dão vida a Organização seguindo um nível hierárquico; Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial, seu conceito e surgimento da palavra Ética, bem como, sua interação com a Legislação através de um código de conduta e por fim, Estatística Aplicada, pela qual será possível realizar uma espécie de “censo interno” com funcionários da Prefeitura Municipal de Itaporanga.

PALAVRAS-CHAVE: Coca-Cola. Administração de Cargos e Salários. Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial. Estatística Aplicada.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................................... 04

2 THE COCA-COLA COMPANY.......................................................................... 05

2.1 CONCEITOS E PONTOS BÁSICOS .............................................................. 06

2.1.1 Administração de Cargos e Salários ....................................................... 06

2.1.2 Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial ........................................ 07

2.1.3 Estatística Aplicada ................................................................................... 08

2.2 APRESENTAÇÃO DO CASO ......................................................................... 09

2.2.1 Administração de Cargos e Salários dentro da The Coca-Cola

Company ............................................................................................................. 09

2.2.2 The Coca-Cola Company: Código de Ética e Legislação ...................... 10

2.2.3 Dados Estatísticos ..................................................................................... 10

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................. 12

REFERÊNCIAS .................................................................................................... 13

1 INTRODUÇÃO

Desde o seu surgimento em 1.886 com efeito medicinal, a Coca-Cola passou por muitas mudanças até alcançar a fórmula perfeita se tornando um dos principais refrigerantes consumidos mundialmente, distribuídos pela The Coca-Cola Company. Num mercado competitivo, houve quem alavancou a marca e consigo toda a Companhia, conquistando uma grande fatia no mercado de vendas de refrigerantes; conquistou também o mercado brasileiro a partir de 1.942 com a “Divisão Coca-Cola Brasil”, sendo responsável pela geração de milhares de empregos. Com sua Responsabilidade e Credibilidade, atraiu não somente ao seus consumidores, mas também a seus próprios funcionários através de sua Imagem.

Com isto surge a questão: Como tudo isso ocorreu e através de quais meios?

É neste sentido que este projeto-relatório tem por objetivo abordar alguns aspectos e pontos básicos de uma das maiores empresa do mundo.

2 THE COCA-COLA COMPANY E COCA-COLA BRASIL

Originalmente produzida para fins medicinais, a Coca-cola foi criada pelo farmacêutico John Pemberton em 1.886. Após algum período de tempo, a companhia alterou sua fórmula original a fim de conquistar gradativamente novos mercados, podendo atribuir o responsável pelo seu sucesso, o empresário Asa Griggs Candler, cujas táticas de marketing levou a empresa a conquistar grandes fatias no mercado de refrigerantes, a partir do século XX até os dias atuais.

Já no Brasil, desde 1.942, a Divisão “Coca-Cola Brasil” exerceu grande destaque no país, tornando-se uma das quatro maiores operações da The Coca-Cola Company. Seu sistema, além da Coca-Cola Brasil, é composto por mais 16 grupos empresarias independentes, dos quais chamam-se “Fabricantes Autorizados”, bem como, a Leão Junior e Del Valle que possuem cerca de 43 unidades industriais. Basicamente, essa estrutura absorve aproximadamente 38.000 colaboradores diretos, gerando o equivalente a 340.000 empregos indiretos.

Esses fabricantes, através de um contrato, se comprometem a distribuir os produtos Coca-Cola seguindo rigorosamente os padrões de qualidade mundial. Suas fábricas estão localizadas estrategicamente em todas as regiões do país para cumprir o objetivo de abastecer à aproximadamente um milhão de pontos de vendas.

2.1 CONCEITOS E PONTOS BÁSICOS

Conceituar, antes de qualquer coisa, é ferramenta fundamental para dar vida à teoria. Justamente por esse motivo, acredita-se que para existir uma contribuição benéfica a empresa, é preciso analisar e estudar cada setor antes de implantar medidas e ações.

2.1.1 Administração de Cargos e Salários

A Organização é composta por vários grupos distintos de pessoas, dos quais se unem como um todo dando-lhe vida e prosperidade, sendo os:

- Proprietários: através destes, o sonho foi idealizado e transformado em realidade;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com