TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Burj Khalifa

Monografias: Burj Khalifa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  1.211 Visualizações

Página 1 de 5

Desenvolvimento

Descrito como “Cidade Vertical” e “Maravilha Viva”, Burj Khalifa no coração do centro da cidade de Dubai, é também o edifício mais alto do mundo.

Desenvolvido pela Emaar Properties PJSC, estabelecida em Dubai, Burj Khalifa eleva-se graciosamente do deserto e honra a cidade com sua extraordinária união de arte, engenharia e minúcia de trabalho.

Com 828 metros, o equivalente a um edifício de 200 andares, Burj Khalifa tem 160 pisos habitáveis, número superior a qualquer outro edifício no mundo. A construção durou de 2004 a 2010 e girou em torno de 1,5 bilhões de dólares. O edifício conta com apartamentos residenciais, andares de escritórios, um luxuoso hotel Armani, um deque de observação, além de ser cercado por um belo parque com lagos e fontes. O deque de observação “At The Top“, a 442 metros de altura (124º andar), é uma das principais atrações turísticas da cidade. Do topo, pode-se ver uma vista em 360 graus do oceano, do deserto e da cidade.

Mais de 330 mil metros cúbicos de concreto, foram usadas e 39 mil toneladas de vergalhões de aço (a quantidade de aço utilizada poderia envolver ¼ da circunferência da Terra). Além de suas vantagens estéticas, a forma do arranha-céu ajuda a suportar fortes ventos devido a sua forma. A superestrutura é suportada por um tapete de concreto armado, que por sua vez é apoiado por estacas de concreto armado furado. A alta densidade, o concreto de baixa permeabilidade foi utilizado nas fundações para minimizar os efeitos prejudiciais dos produtos químicos corrosivos presentes na água subterrânea local. No topo do Burj Khalifa encontra-se a sua torre telescópica composta de mais de 4.000 toneladas de aço estrutural. O revestimento exterior é composto de vidros reflexivos, projetados para suportar o calor extremo do verão de Dubai. O prédio também possui um potente sistema de refrigeração de 145 mil toneladas, garantindo um clima ameno até nos andares mais altos.

Com um total de área construída de 526 000 metros quadrados, Burj Khalifa apresenta 170 000 metros quadrados de área residencial, mais de 28000 metros quadrados de espaço de escritórios, e a área restante é ocupada por um luxuoso hotel.

Em 2003, em resultado de um concurso internacional para apresentação de projectos, Skidmore, Owings & Merrill LLP (SOM) foi selecionada de entre um grupo de cinco concorrentes internacionais para levar a cabo o projeto de arquitetura e engenharia de Burj Khalifa.

Com famosos trabalhos arquitetônicos no Terminal Haj do aeroporto de Jeddah e Banco Comercial Nacional, a SOM não era uma estranha no mundo do design do Médio Oriente. A (SOM) incorporou padrões e elementos da arquitetura islâmica tradicional, mas a sua musa mais inspiradora foi uma flor do deserto da região, a Hymenocallis, cuja estrutura harmoniosa é um dos princípios de organização do modelo arquitetônico da torre. Três “pétalas” estão dispostas de forma triangular e unificada no centro, e em vez dos padrões idênticos repetidos, o plano arquitetônico apresenta andares que se sucedem em forma circular e recuada.

O Sistema Estrutural

Núcleo

Para suportar a altura sem precedentes do edifício, os engenheiros dentre eles Bill Baker desenvolveram um novo sistema estrutural designado de núcleo reforçado que consiste num núcleo hexagonal reforçado por três contrafortes em forma de “Y”. Cada ala, com as suas próprias paredes de corredor de betão de alto desempenho e perímetro de colunas, reforça as outras alas através da ligação ao núcleo central de seis lados ou eixo hexagonal. O resultado é uma torre que é extremamente forte e sua luminosidade não será alterada. O engenheiro Baker diz: chegamos a uma solução que nos permite ir bem mais alto e o ambiente interno é claro e arejado, é como se estivéssemos em um prédio de 10 andares ao invés de 160 andares.

Cada nível do edifício recua em forma de degrau em espiral, este modelo acompanha o edifício em altura. Os recúos estão organizados com a grelha da torre, de forma que o seguimento do edifício é feito alinhando colunas acima com paredes abaixo para tornar a via de transmissão de carga suave. Isto permite à construção avançar sem as dificuldades normais associadas às transferências de colunas.

Construção do Edifício

Para projetar um arranha-céu dessa magnitude foi necessário utilizar um processo chamado forma deslizante, onde uma equipe constrói moldes na base, em seguida inserem barras de aço reforçado e despejam concreto, quando o concreto assenta a equipe eleva o molde para o próximo nível e o processo é reiniciado, com esse incrível o sistema edifício cresce na base de um andar por semana.

Elevadores

O edifício utiliza elevadores de alta velocidade, que apenas param em alguns andares mais altos onde os passageiros podem então mudar-se para elevadores locais que servem os andares intermédios. Burj Khalifa tem 57 elevadores e 8 escadas rolantes.

Deslocando-se a uma velocidade de 10 metros/segundo, fazem a viagem mais longa do mundo desde a paragem no piso mais inferior até à paragem no andar mais alto. O elevador de serviço/para bombeiros tem uma capacidade para 5.500 kg e é o elevador de serviço mais alto do mundo.

Ventos

Os recuos estão organizados de forma que a largura da torre varia a cada recuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com