TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os principais problemas na construção do Burj Kha

Artigo: Os principais problemas na construção do Burj Kha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/12/2014  •  Artigo  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Campus do Sertão - Eixo Tecnológico

Cursos de Engenharia Civil e de Produção

Disciplina: Materiais de Construção

Professor: Alexandre Nascimento

RESUMO

Aluna: Aline Cruz Ferreira

Delmiro Gouveia - Alagoas

Novembro de 2014

Aline Cruz Ferreira

RESUMO

Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial a disciplina de Materiais de Construção, ministrada pelo Prof. Alexandre Nascimento

Delmiro Gouveia - Alagoas

Novembro de 2014

1. INTRODUÇÃO

Dubai é a cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos e ficou extremamente conhecida por ser moderna e futurista, além disso, a cidade possui o Burj Khalifa, detentor do invejável título de maior prédio do mundo.

Com 828 metros de altura e 168 andares, o Burj Khalifa pode ser visto com até 95 quilômetros de distância. Sua construção começou 2004, sendo inaugurado em janeiro de 2010.

2. CONSTRUÇÃO DO BURJ KHALIFA

O empreendimento é o prédio construído pelo homem, quase um quilômetro. Essa é a altura do arranha-céu mais alto do mundo, o Burj Khalifa, situado em Dubai, nos Emirados Árabes, uma dos mais importantes obras da construção civil. O Burj Khalifa é o empreendimento que possui 828 metros de altura, 160 andares. A torre desenhada pela norte-americana, Skidmore, Owings e Merrill (SOM), custou, aproximadamente, US$ 4,1 bilhões de dólares e levou quase seis anos para ser construída. Foram utilizados 330 mil m³ de concreto, 31.400 mil toneladas de aço e 28 mil painéis de vidros. O edifício tem 57 elevadores, que trafegam a uma velocidade média de 10 m/s.

No 124º andar está localizado o deck de observação mais alto do mundo. O edifício abriga 1.044 apartamentos.

2.1 Sustentabilidade

A sustentabilidade também foi uma das preocupações da equipe que projetou o edifício. Um estudo com base científica foi feito para reduzir essa diferença climática. Com relação ao uso sustentável da água, o Burj Khalifa possui um dos um dos maiores sistemas de recuperação de água condensada do mundo.

2.2 Principais Desafios

Um dos principais desafios na construção do Burj Khalifa era como neutralizar a ação do vento na área mais elevada da torre. Em Dubai, a quase 1 quilômetro de altura, ele pode chegar a 150 quilômetros por hora – o equivalente a um furacão de nível 1. O engenheiro explica o princípio que rege a construção do Burj Khalifa: Sua fundação tem o formato de um Y deitado. As pontas do Y funcionam como escoras para o centro da torre, mantendo o prédio firme. Por mais que o vento incida sobre uma das faces do prédio, as outras duas lhe dão sustentação. Segundo o arquiteto-chefe do projeto, embora a altura seja o atributo óbvio do Burj Khalifa, há muitas inovações que o projeto trouxe às áreas de engenharia, arquitetura, design de interiores e planejamento urbano.

2.3 Estrutura e Fundação do Edifício

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com